Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Últimos Ford EcoSport têm motores mais modernos e partem dos R$ 65.000

Mesmo fora de linha há três anos, a última fase do Ford EcoSport tinha melhorias e evoluções que fazem dele um bom SUV automático usado

Por Felipe Bitu Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 jan 2024, 12h39 - Publicado em 25 jan 2024, 23h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Precursor dos utilitários esportivos compactos, o Ford EcoSport pode ser considerado um dos modelos mais importantes da Ford no Brasil. Derivado do Fiesta, ele mantém o comportamento dinâmico apurado e outras virtudes do hatch.

    O modelo 2018 destacou-se pela evolução no acabamento interno, com materiais macios no painel e portas, e de encaixe e qualidade superiores. Também inaugurou o motor Dragon de três cilindros, 1.5 12V. Ele tem 137 cv e 16,2 kgfm e fez um par perfeito com o câmbio automático de seis marchas: 0 a 100 km/h em 12,6 segundos. O consumo é de 10,6 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada.

    Ford EcoSport Storm

    Pesando cerca de 1.360 kg, o EcoSport sempre foi um utilitário esportivo agradável de dirigir. O entre-eixos de apenas 2,52 metros limita o espaço interno para quatro adultos e seus 4,10 metros resultam em um porta-malas de 356 litros.

    Compartilhe essa matéria via:
    Ford EcoSport Storm Interior
    Principal diferença da cabine está nos apliques em bronze espalhados no painel e portas (Reprodução/Ford)

    Melhores versões do Ford EcoSport usado

    A versão mais popular é a básica SE, que traz sete airbags, central multimídia com tela de 6,5”, sensor de ré e rodas aro 15. Ainda mais em conta é a versão com câmbio manual de cinco marchas. Logo acima está a FreeStyle, que recebe central multimídia de 8”, ar digital, indicador de pressão de pneus, luzes diurnas de led, rodas aro 16, câmera de ré e bancos revestidos de couro e tecido.

    Continua após a publicidade
    EcoSport
    EcoSport SE, versão de entrada após a reestilização da linha 2018 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Se o desempenho for prioridade, melhor investir na versão Titanium, que por muito tempo foi impulsionada pelo motor 2.0 Direct Flex. Com injeção direta, ele rende 170/176 cv e 20,6 / 22,5 kgfm, sempre aliado ao câmbio automático de seis velocidades.

    Ford EcoSport automático usado preço versão equipamentos (12)
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A principal novidade do modelo 2019 foi a versão Storm, com sistema de tração integral e suspensão traseira independente. Esta é mais indicada para quem realmente trafega em estradas de baixa aderência: os 110 kg a mais do sistema de tração cobram seu preço na aceleração, no consumo de combustível e na manutenção.

    Continua após a publicidade
    Ford EcoSport automático usado preço versão equipamentos (12)
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    No modelo 2020, a versão EcoSport Titanium também passou a oferecer o motor três cilindros 1.5 Dragon: é facilmente identificada pela ausência do estepe, substituído por pneus run flat e um kit de reparo que inclui um compressor elétrico e um fluido para selar os furos no pneu.

    Ford EcoSport automático usado preço versão equipamentos (12)
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Ford EcoSport automático usado preço versão equipamentos (12)
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O fato de estar fora de linha chegou a depreciar o valor do EcoSport, mas compromete em nada a sua manutenção: a rede autorizada ainda mantém muitas peças a pronta entrega e a elevada demanda fomentou o desenvolvimento de componentes no mercado paralelo.

    Continua após a publicidade
    Porta-malas tem capacidade de 362 litros
    Porta-malas tem capacidade de 362 litros (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Basta procurar um exemplar com bom histórico, pois ele é bem conhecido entre os reparadores independentes. É o carro ideal para quem não se preocupa com valor de revenda: ótima oportunidade para fazer um bom negócio na categoria.

    Problemas e defeitos do Ecosport:

    Motor 1.5 entrega 137 cv de potência
    Motor 1.5 entrega 137 cv de potência (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Correia dentada  No motor Dragon 1.5 ela é projetada para durar 160.000 km, mas sua vida útil depende muito da regularidade com que as trocas de óleo foram realizadas: uso de lubrificante fora da especificação e diferente do Motorcraft também pode resultar em problemas.

    Injeção direta  O 2.0 tem baixa tolerância a combustível adulterado, que quase sempre resulta em queda na pressão da linha de combustível. Falhas em retomadas indicam problemas na bomba de alta pressão, mas também pode ser na de baixa.

    Continua após a publicidade
    Ford EcoSport automático usado preço versão equipamentos
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Transmissão automática  O câmbio 6F35 exige a substituição do fluido a cada 240.000 km, mas ainda assim pode ocorrer queda de pressão hidráulica devido à saturação do filtro. Mas está muito longe de ser problemático como o câmbio Powershift, de dupla embreagem, usado até essa reestilização.

    Suspensão  Ruídos e batidas secas são indícios de fim de vida útil para amortecedores, batentes, buchas e bieletas. A situação fica ainda mais crítica na versão Storm, com sua suspensão traseira independente.

    Tração 4×4  Na Storm vale a pena verificar o estado do rolamento central do eixo cardã e se o óleo do diferencial traseiro foi substituído. A falta de um protetor de cárter facilita a identificação de danos causados em percursos fora de estrada.

    ecosport
    Versão Titanium abandonou o estepe nos últimos anos do EcoSport (Divulgação/Ford)
    Continua após a publicidade

    Preço médio dos Ford Ecosport usados (KBB)

    PReco Ecosport
    (Reprodução/Quatro Rodas)

    Preço das peças

    pecas
    (Reprodução/Quatro Rodas)
    Ford EcoSport automático usado preço versão equipamentos (12)
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Ford EcoSport automático usado preço versão equipamentos (12)
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A voz dos donos de EcoSport

    Nome: Roberta Gomes da Cruz
    Idade: 49 anos
    Profissão: funcionária pública
    Cidade: Piracicaba (SP)

    O que eu adoro:

    “É um projeto bem resolvido no espaço e conforto para os quatro ocupantes. Mecânica confiável de baixa manutenção: o motor tem boa reserva de torque e potência e a estabilidade é muito boa.”

    O que eu odeio: 

    “O consumo de combustível poderia ser mais baixo, mas é adequado a um automóvel alto e com pneus largos. O porta–malas também poderia ser mais espaçoso.”

    Nós dissemos

    sdfsd

    Agosto de 2017  “A versão FreeStyle (…) tem sete airbags, central multimídia, ar-
    -condicionado digital, indicador de pressão de pneus e DRL (led de uso diurno). (…) Pequena, a carroceria do Eco tem 410 cm de comprimento, ou seja, é 23 cm menor que a do Renault Captur (…). Ainda que se defenda em espaço na cabine, o Eco continuará tendo no porta-malas o epicentro de suas críticas.”

    Pense também em um: 

    Nissan Kicks
    (Silvio Gióia/Quatro Rodas)

    Nissan Kicks usado:  Oferece motor 1.6 e câmbio automático XTronic CVT e se destaca pela confiabilidade e pelo rendimento: bom desempenho e baixo consumo. Fez tanto sucesso que acabou nacionalizado em 2017: evite a versão de entrada S, pois nela os controles de tração e estabilidade são opcionais. Melhor partir para a intermediária SV, que em muitos casos traz o Pack Plus com airbags laterais e de cortina.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.