Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Primeiro VW Tiguan era SUV do Golf, mas tem manutenção cara para um usado

Bem quisto no mercado, o VW Tiguan é legítimo SUV médio alemão e agrada pela tocada esportiva; custa a partir de R$ 50.000, mas requer atenção na compra

Por Felipe Bitu
12 Maio 2023, 11h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • VW TIGUAN 2.0
    Tiguan tem acabamento de qualidade, no padrão alemão (Acervo/Quatro Rodas)

    O Volkswagen Tiguan representa com exatidão a crença popular de que a primeira impressão é a que fica: o SUV da VW tornou-se sonho de consumo desde a sua apresentação, em 2009, com virtudes de sobra para encarar concorrentes como Land Rover Freelander e Volvo XC60.

    Baseado no VW Golf de quinta geração, o Tiguan tem no motor EA888 (2.0 turbo com injeção direta) uma boa justificativa para seu sucesso: turbo e injeção direta rendem 28,5 kgfm de torque a apenas 1.700 rpm.

    Os 200 cv são distribuídos para as quatro rodas através do câmbio automático Tiptronic de seis marchas e do sistema de tração 4Motion. A resposta ao pedal do acelerador é imediata: ele vai de 0 a 100 km/h em 8,5 s e alcança a máxima de 207 km/h.

    Sua dirigibilidade é favorecida pela suspensão independente nas quatro rodas e pela presença de controle eletrônico de estabilidade.

    INFO 282 – Tecnologia Pessoal – Carro
    Compacto, Tiguan vai bem nos trechos urbanos, mas oferece pouco espaço interno (Acervo/Quatro Rodas)

    O SUV da Volkswagen oferece bom espaço para quatro adultos em razão dos 2,6 metros entre os eixos. Seus 4,42 metros de comprimento facilitam a condução urbana, mas acabam por limitar sua vocação familiar, pois o porta-malas comporta só 360 litros.

    Continua após a publicidade

    O Tiguan também agrada pelo nível de equipamentos e segurança: seis airbags, computador de bordo, piloto automático, volante multifuncional, limpador de para-brisa automático, sensor de estacionamento, ar-condicionado bizona, sensores de monitoramento da pressão dos pneus e rodas de 17 polegadas com pneus 235/55.

    tiguan
    (Divulgação/Volkswagen)

    O acabamento interno é de boa qualidade. O teto solar panorâmico é um dos opcionais mais valorizados, bem como ajustes elétricos para o banco do motorista, faróis autodirecionais com lâmpadas de xenônio e rodas de 18 polegadas.

    O sistema automático de estacionamento Park Assist chegou em 2010. Reestilizado, o modelo 2012 acrescentou: detector de fadiga e o sistema Kessy de acesso e partida do motor sem chave.

    O pacote estético R-Line foi oferecido no modelo 2013 e agregava para-choques exclusivos, aerofólio, bancos e emblemas personalizados.

    Continua após a publicidade

    INFO 282 – Tecnologia Pessoal – Carro

    Fique atento apenas ao Tiguan 1.4 TSI, importado somente no modelo 2017: ela perdeu a tração integral, o assistente de estacionamento e faróis de xenônio. O motor é o 1.4 turbo de injeção direta com 150 cv e 25,5 kgfm acoplado a um câmbio DSG, que requer cuidados na hora da compra.

    No geral, um dos poucos defeitos do Tiguan é o elevado custo de manutenção praticado na rede autorizada, situação que levou muitos proprietários a procurar oficinas independentes. Sempre considere a procedência e o histórico de manutenções antes de fechar negócio.

    tiguan
    Quadro de instrumentos é típico de um Volkswagen, simples e de fácil leitura (Divulgação/Volkswagen)

    Principais problemas do Volkswagen Tiguan

    Continua após a publicidade
    dsg
    Transmissão DSG equipa vários modelos VW (Divulgação/Volkswagen)

    A voz do dono

    Nome: Leandro G. dos Santos
    Idade: 34 anos
    Profissão: empresário
    Cidade: Guarulhos (SP)

    O que eu adoro

    “A maior virtude é a dirigibilidade: nem parece utilitário em função da aderência gerada pela tração integral. O motor EA888 tem grande reserva de torque e potência. Destaque para o acabamento e o teto solar panorâmico.”

    O que eu odeio

    “Falta espaço no banco traseiro e no porta-malas. Componentes como bobinas e bombas de água e combustível pedem manutenção frequente. Os valores de peças e mão de obra são elevados.”

    Preço médio dos usados (tabela KBB Brasil)

    TIGUAN 2.0 TSI 4MOTION

    Continua após a publicidade

    TIGUAN 1.4 TSI

    Preço das peças

    Peças Original Paralelo
    Para-choque dianteiro 4.068 2.945
    Farol (cada lado) 3.204 1.991
    Pastilhas de freio (jogo dianteiro) 565 390
    Disco de freio (o par) 1.550 980
    Amortecedores (o jogo) 5.332 2.900

    Nós dissemos

    Tiguan 2009
    (Acervo/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Maio de 2009

    “Equipado com ESP e a avançada tração integral 4Motion, a estabilidade é seu ponto forte. Ao volante, a impressão é de estar dirigindo um veículo de menor porte. (…) O câmbio Tiptronic de seis marchas também ajuda. (…) crava os 100 km por hora em 8,5 segundos e alcança 207 km por hora segundo a fábrica.”

    Pense também em um…

    QR 652 FORESTER 01.tif
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Subaru Forester 2.0 XT Turbo 

    Bem mais divertido, vai de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos graças ao motor boxer de 2 litros com turbo e injeção direta. Seus 240 cv são entregues de forma ainda mais suave e linear, mérito da transmissão. Um de seus poucos defeitos é o valor ainda mais alto de peças e serviços.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.