Volkswagen Gol G5 é carro usado barato, mas motor requer atenção
VW Gol foi líder de vendas por 27 anos seguidos e ainda é um dos carros usados mais vendidos do Brasil; veja valor, versões e defeitos
![VW Gol G5](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Gol-modelo-2008-da-Volkswagen-durante-teste-comparativo-da-revista-Quatro-Roda_1.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Procurando um hatch compacto barato e não sabe por onde começar sua busca? Que tal experimentar aquele que foi o carro preferido pelos brasileiros por 27 anos consecutivos? A quinta geração do VW Gol justifica a fama conquistada pelos antecessores: é, até hoje, um verdadeiro cheque ao portador no mercado de carros usados.
Baseado na plataforma PQ24 (Polo e Fox), o Gol G5 foi lançado em julho de 2008 e enfim adotou o motor na posição transversal, seja o 1.0 8V de 72/76 cv da versão de entrada ou o 1.6 8V de 101/104 cv.
Melhores versões do VW Gol G5
![Comparativo VW Gol G5](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Gol-modelo-2008-da-Volkswagen-durante-teste-comparativo-da-revista-Quatro-Roda.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mesmo com toda a inovação, manteve o acabamento espartano: trazia só a regulagem de altura para o banco do motorista e os cintos, para-choques pintados, faróis monoparábola e roda de aro 13 com calota. O acabamento, porém, era inédito: carroceria com vãos uniformes e interior com plásticos bem encaixados.
![Lateral do Gol Power 1.6, modelo 2008 da Volkswagen, testado pela revista Quatro VW Gol G5](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Lateral-do-Gol-Power-1.6-modelo-2008-da-Volkswagen-testado-pela-revista-Quatro.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A partir do Gol Trend, que na verdade é um pacote opcional para os 1.0 e 1.6 (logo, não é considerado para o preço de tabela), é que agregava faróis biparábola, roda aro 14 com calota, chave canivete, conta-giros, porta-objetos e estofamento superior.
![Gol Power 1.6, modelo 2008 da Volkswagen, testado pela revista Quatro Rodas. VW Gol G5](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Gol-Power-1.6-modelo-2008-da-Volkswagen-testado-pela-revista-Quatro-Rodas.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O Gol Power (só 1.6) adicionava direção hidráulica, roda aro 15 com calota, faróis de neblina, frisos laterais, detalhes cromados e kit visibilidade (limpador/desembaçador traseiro). Seus para-choques ainda tinham a base sem pintura, melhorando o aspecto visual do Gol.
![Teste VW Gol G5](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Gol-1.0-Trend-modelo-2008-da-Volkswagen-testado-pela-revista-Quatro-Rodas.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Nessa nova geração o Volkswagen Gol ainda oferecia opcionais como airbags dianteiros e freio ABS, mas a maior parte deles só foi equipada com ar, roda de liga, vidros e travas elétricas, computador de bordo I-System e rádio com Bluetooth.
![Interior do Gol 1.0 Trend, modelo 2008 da Volkswagen, testado pela revista Quatr VW Gol G5](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Interior-do-Gol-1.0-Trend-modelo-2008-da-Volkswagen-testado-pela-revista-Quatr.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Nesta geração, o Gol deu seus tropeços: cinco recalls nos três primeiros anos de fabricação, com problemas como para-brisa trincado, servofreio inoperante, rolamento de roda com defeito e uma campanha para trocar o óleo e estender a garantia do motor. Isso porque a fabricante admitiu, em 2009, que o motor 1.0 VHT era abastecido com outra especificação de óleo ao sair da fábrica para melhorar seu rendimento, mas que acabou levando a um déficit na lubrificação de componentes do motor.
![Zero KM Gol Power modelo 2011 da Volkswagen, durante teste comparativo da revista Quatro Rodas.](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Interior-do-Gol-1.6-Power-l-Motion-modelo-2009-da-Volkswagen-testado-pela-re.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Problemas que acabaram sanados, mas que danificaram aquela aura de indestrutível do Gol. Algumas centenas de unidades do Gol G5 tiveram seus motores substituídos pela fábrica.
O motor 1.6 8V de até 104 cv é confiável e robusto, mas requer atenção quanto a dois pontos. Um é que seu cabeçote costuma acumular borra do óleo do motor. Outro é quando o sistema de ignição: velas, bobina e cabos de vela precisam ser trocados com alguma constância e problema neles pode fazer a luz “EPC” acender no quadro de instrumentos do Gol.
![COMPARATIVO – FIAT UNO VIVACE 1.0 EVO X VW GOL 1.0 TOTAL FLEX VW Gol G5](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Motor-do-Gol-1.0-Total-Flex-modelo-2010-da-Vokswagem-durante-teste-comparativo.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Até a reestilização, em 2012, o Volkswagen Gol G5 mudou pouco. Veio o câmbio automatizado I-Motion em 2009, a série Seleção em 2010 (1.0, direção hidráulica, farol de neblina e roda exclusiva), a versão Rallye em 2011 (suspensão alta e visual aventureiro) e a opção por luz de emergência em frenagens bruscas e volante multifuncional em 2012.
![Gol Rallye modelo 2010 da Volkswagen, testado pela revista Quatro Rodas. VW Gol G5 RALLYE](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Gol-Rallye-modelo-2010-da-Volkswagen-testado-pela-revista-Quatro-Rodas.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O Volkswagen Gol teve mais três atualizações visuais até sair de linha em dezembro de 2022. Mas ele continua firme entre os usados, graças à dirigibilidade agradável, manutenção barata e liquidez inquestionável. Basta anunciar que vende.
Fique de olho
Muito cuidado com os primeiros Gol G5 com o motor 1.0 VHT, que apresentou problemas de lubrificação. Em casos extremos, o bloco foi substituído por outro com numeração diferente ainda em garantia, mas sem a retificação obrigatória no documento do carro junto ao aos órgãos competentes. Portanto, cheque sempre a numeração.
Problemas e defeitos do Volkswagen Gol G5
![Zero KM Gol Power modelo 2011 da Volkswagen, durante teste comparativo da revista Quatro Rodas.](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Cambio-do-Gol-1.6-Power-l-Motion-modelo-2009-da-Volkswagen-testado-pela-revi.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Câmbio I-Motion – Atenção especial ao estado de peças como disco de embreagem e atuadores hidráulicos do câmbio. Apesar dos trancos serem normais, o sistema deve funcionar bem, com trocas no tempo correto e sem falhas, pois o reparo pode ser caro.
Infiltração – Falhas no alinhamento e solda do monobloco provocaram infiltração de pó e água nas primeiras unidades produzidas. Fique atento ao cheiro de mofo, indício claro de umidade causada pela água que pode entrar até mesmo por trincas no para-brisa.
Ar-condicionado – Se não estiver gelando, verifique a mangueira do gás refrigerante perto do painel dianteiro, facilmente danificada em pequenas colisões. A troca da mangueira e a recarga do gás custam em torno de 300 reais.
Rolamentos – Ruídos estranhos e contínuos nas rodas traseiras em alta velocidade merecem atenção redobrada: o risco de travamento e queda de roda motivou um recall para substituição desses componentes.
I-System – Acione todos os dispositivos do computador de bordo em busca de falhas na visualização dos caracteres: a tela de cristal líquido é bem sensível ao calor, o que pode tornar sua leitura quase impossível.
![Quadro de instrumentos do Gol 1.0 modelo 2012 da Volkswagen, testado pela revist VW Gol G5](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Quadro-de-instrumentos-do-Gol-1.0-modelo-2012-da-Volkswagen-testado-pela-revist.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Preços dos Volkswagen Gol G5 usados (KBB)
Versão do Gol G5 | 2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 |
Gol 1.0 |
R$ 24.591
|
R$ 25.965 | R$ 26.565 | R$ 27.735 | R$ 31.920 |
Gol 1.6 | – | R$ 26.953 | R$ 29.914 | R$ 31.577 | R$ 32.481 |
Gol 1.6 I-motion | – | – | R$ 29.725 | R$ 32.367 | R$ 33.223 |
Gol 1.6 Rallye | – | – | – | R$ 34.335 | R$ 36.027 |
Gol 1.6 Power |
R$ 26.751
|
R$ 28.870 | R$ 29.647 | R$ 30.687 | R$ 34.167 |
Gol 1.6 Power I-motion |
–
|
– |
R$ 30.583
|
R$ 32.811 | R$ 34.287 |
![Gol Power 1.6, modelo 2008 da Volkswagen, testado pela revista Quatro Rodas._1 VW Gol G5](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Gol-Power-1.6-modelo-2008-da-Volkswagen-testado-pela-revista-Quatro-Rodas._1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O que dizem os donos de VW Gol G5
“O melhor do Gol é o motor: anda bem, é econômico e sua manutenção não pesa no bolso. Já o acabamento é muito simples, poderia ser bem melhor. Apesar do bom espaço interno, sua ergonomia é mais adequada a motoristas de estatura elevada: o banco é muito baixo e o volante, muito alto.” Aimée Mellero Masci, 22 anos, estudante, Santo André (SP)
O QUE EU ADORO
“É econômico, confiável e fácil de manter: mecânica simples com peças baratas e sempre disponíveis. Destaque para a visibilidade e a dirigibilidade: estou muito satisfeita.” Marluce Loes, 61 anos, aposentada, Uberaba (MG)
![Teste VW Gol G5](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Porta-malas-do-Gol-Power-1.6-modelo-2008-da-Volkswagen-testado-pela-revista-Qu.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O QUE EU ODEIO
“O consumo é alto e a frente raspa em valeta ou saída de garagem. Mas o problema maior são as panes elétricas intermitentes: a rede autorizada é incapaz de saná-las.” André Saraiva, 39 anos, administrador de empresas, Caxias do Sul (RS)
Nós dissemos em Julho de 2008
![Reportagem 2008 – terceira geração Reportagem 2008 - terceira geração](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/12/580.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
“O motor EA-111 1.0 é o mesmo do Geração 4 (agora na posição transversal), mas a versão 1.6 trocou o motor AP600 pelo EA-111 (mais evoluído) de Golf, Polo e Fox. (…) Os engenheiros da Volkswagen puseram coxins de motor feitos de alumínio. As vibrações do antigo Gol, que faziam lembrar um carro a diesel, ficam no passado. (…) O novo modelo resgata todos os valores que faziam o Gol dos anos 80 ser um carro gostoso de dirigir. (…) A suspensão é justinha sem ser dura, tão boa quanto a do Polo e talvez melhor que a do Fiesta. O novo câmbio é uma delícia, de engates certeiros e facílimos, uma homenagem ao Gol pioneiro.”
Pense também em um… Hyundai HB20 usado
![hyundai_hb20_3 hb20](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/09/hyundai_hb20_3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O maior rival do Gol é o Fiat Palio, mas seu brilho foi ofuscado pela chegada do HB20 no fim de 2012: bonito e moderno, ele chacoalhou o mercado, disposto a aguardar até três meses de espera pelo coreano. Robusto e bem-construído, ele resistiu ao teste de Longa Duração, apresentando baixo custo de manutenção e bom atendimento da rede. Tem garantia de cinco anos e seu acabamento é de boa qualidade e a dirigibilidade da versão 1.6 16V guarda um trunfo sobre o Gol: uma autêntica transmissão automática convencional, que tem apenas quatro marchas, mas trabalha sem os trancos do I-Motion.