Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Volkswagen Nivus usado é SUV completo que parte de R$ 89.000

O pioneiro dos SUVs cupês compactos reúne as virtudes de Polo, Virtus e T-Cross. A versão mais procurada é a Highline que oferece ACC e VW Play

Por Felipe Bitu Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 abr 2025, 17h03 - Publicado em 10 abr 2025, 13h51
Volkswagen Nivus Highline
Nivus Highline não só tem faróis de leds, como também faróis de neblina e luzes de conversão de leds (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Diz o dito popular que “quem tem um não tem nenhum”. Talvez essa tenha sido a motivação da VW ao criar o Nivus, o SUV que pegou carona no sucesso do irmão mais velho T-Cross e que hoje figura entre os cinco mais vendidos do segmento.

A principal diferença do Nivus é a ênfase no estilo: o balanço traseiro mais pronunciado, aliado ao caimento suave do teto, fez dele uma ousada versão SUV cupê. Apesar de ser maior que o T-Cross (4,26 m contra 4,19 m) sua distância entre os eixos é menor (2,56 m contra 2,65 m). Em razão disso, ele oferece menos espaço para os ocupantes e mais porta-malas que o T-Cross (415 l contra 373 l).

O Nivus é impulsionado pelo motor EA211 de três cilindros em linha e 1 litro, com injeção direta e turbo. Gera 128/116 cv a 5.500 rpm e 20,4 kgfm a 2.000 rpm e está sempre associado a um câmbio automático de seis marchas. Não chega a ser um foguete, mas dá conta dos seus 1.199 kg: vai de 0 a 100 km/h em 10,9 s e alcança a máxima de 189 km/h. As retomadas são rápidas: 60 a 100 km/h em 6 s e 80 a 120 km/h em 7,3 s. O consumo é de 12,6 km/l na cidade e 16,2 km/l na estrada.

NIvus
Com foco no estilo, o VW caiu no gosto do mercado com o perfil de SUV cupê (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Todo Nivus conta com faróis full- led, lanternas traseiras de led, sensores de estacionamento, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, volante multifuncional, piloto automático e seis airbags: dois frontais. Também traz freios a disco nas quatro rodas e ESP, assistente de partida em rampas e o bloqueio eletrônico do diferencial.

A versão mais procurada é a topo de linha Highline, que se destaca por oferecer piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, quadro de instrumentos digital, ar-condicionado digital e multimídia VW Play como itens de série.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Também oferece chave presencial, sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento dianteiros, rodas aro 17, indicador de controle de pressão dos pneus e volante de couro com borboletas para trocas de marchas.

NIvus
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Vale a pena considerar a versão Comfortline apenas se ela vier com o pacote de opcionais VW Play & Tech, que além da multimídia VW Play com tela de 10” traz o piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão e o volante multifuncional de couro com borboletas para trocas de marcha.

Desconto ainda maior pode ser negociado na versão Sense, voltada ao público PcD: além do visual pré-reestilização, ela perde câmera de ré, carregador de celular por indução, monitoramento de pressão dos pneus.

O Nivus conquistou seu espaço no mercado e tem boa reputação entre os mecânicos por não apresentar problemas crônicos.

Continua após a publicidade

Problemas no Volkswagen Nivus

Piloto automático  O módulo do controle adaptativo do piloto automático (ACC), instalado em posição vulnerável, atrás do emblema da grade dianteira. Certifique-se de que o sistema está 100% operacional.

Remapeamento  Muitos recorrem a alterações no gerenciamento eletrônico para ganhos expressivos de torque e potência: essa modificação pode abreviar a vida útil tanto do motor quanto do câmbio.

Arrefecimento  Fique atento à estanqueidade da bomba d´água, que pode apresentar falhas de vedação na junta ou folga no eixo. A correia Poli-V, responsável por seu acionamento, também deve ser verificada.

Cabeçote  A vida útil estimada da correia dentada e seu respectivo tensor é de 120.000 km ou quatro anos e meio (o que ocorrer primeiro). As peças não são caras, mas a mão de obra sim: a substituição não sai por menos de R$ 2.500.

Suspensão dianteira  É robusta, mas vale a pena verificar o estado dos amortecedores, batentes e buchas. Atenção especial às bieletas que ligam a barra estabilizadora às bandejas: componentes do mercado paralelo costumam durar menos que as originais.

Continua após a publicidade

A voz do dono

Nome: Miriam Marques Silveira
Idade: 60 anos
Profissão: Adm. de Comércio Exterior
Cidade: São Bernardo do Campo (SP)

O que eu adoro:

“A beleza e a praticidade. Mesmo com o peso da blindagem ele é ágil no trânsito e faz 12 km/l de gasolina na cidade. O espaço interno é bom e o porta-malas bem maior que o do Polo.”

O que eu odeio: 

“A multimídia VW Play deixa a desejar na conexão sem fio com o iPhone, e o carregador sem fio tem funcionamento irregular. Sinto falta de mais potência na estrada, quando preciso fazer uma ultrapassagem.”

Preço médio dos Volkswagen Nivus usados* (tabela KBB Brasil)

Usado do mês – VW NIVUS
(Reprodução/Quatro Rodas)

Preço das peças do Volkswagen Nivus:

Peças Nivus
(Reprodução/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Nós dissemos:

Nivus
(Reprodução/Quatro Rodas)

Pense também em um:

Pulse
(Divulgação/Quatro Rodas)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.