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VW Golf Variant é perua usada com virtudes de dar inveja a qualquer SUV

Ela não teve o merecido reconhecimento do mercado, mas possui qualidades de sobra: é espaçosa, robusta, potente, estável e econômica

Por Felipe Bitu
Atualizado em 16 set 2024, 20h51 - Publicado em 16 set 2024, 20h45
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Proprietários costumam trocar os pneus run flat por convencionais (Acervo/Quatro Rodas)

A mexicana Golf Variant foi uma das estrelas no estande da Volkswagen durante o Salão do Automóvel de 2014, suprindo a lacuna deixada pela igualmente notória Jetta Variant. As primeiras unidades desembarcaram em 2015 nas versões de acabamento Comfortline e Highline.

Mais acessível, a Golf Variant Comfortline já agrada pelo nível de equipamentos: são sete airbags, ESP, assistente de partida em rampa, central multimídia com tela touch screen, saída do ar-condicionado no banco traseiro e sensores de estacionamento.

VW Golf Variant
Um Golf com traseira alongada (Acervo/Quatro Rodas)

Os opcionais mais desejados são rodas de 17”, computador de bordo, volante multifuncional com borboletas para troca de marchas, cruise control, acionamento automático dos faróis e limpadores de para-brisa e teto solar.

Se você faz questão de bancos de couro, vá direto para a Golf Variant Highline, a favorita do mercado. Vinha também com ar-condicionado digital bizona, cruise control, retrovisor fotocrômico, acionamento automático dos faróis e limpadores de para-brisa, computador de bordo, volante multifuncional e bagageiro na cor prata.

VW Golf Variant
Dirigibilidade idêntica à do hatch continua a ser referência (Acervo/Quatro Rodas)

Opcionais: rodas aro 17 (exclusivas), sistema de acesso e partida sem chave, faróis bixenônio, luzes diurnas de led, piloto automático adaptativo, central com tela de 8”, câmera de ré, bancos elétricos e teto solar.

As duas versões são impulsionadas pelo motor 1.4 TSI a gasolina, que rende 140 cv e 25,5 kgfm, mais que suficientes para embalar seus 1.357 kg. O câmbio automatizado DSG de dupla embreagem (7 marchas) ajuda a acelerar de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e colabora para o consumo de 11,7 km/l (cidade) e 14,8 km/l (estrada).

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(Acervo/Quatro Rodas)

No modelo 2017, a potência foi a 150 cv em função do novo motor 1.4 TSI flex, mas nem tudo evoluiu: o câmbio DSG foi substituído por um automático convencional de seis marchas, enquanto a excelente suspensão traseira multilink deu lugar a um eixo de torção. O modelo 2018 marcou a despedida da Variant.

VW Golf Variant
Bancos de couro são de série na Highline (Acervo/Quatro Rodas)

A versão mais rara pode ser um ótimo ou um péssimo negócio dependendo do perfil do comprador: é a Comfortline com câmbio manual de seis marchas, oferecida apenas no modelo 2016. O conforto reduzido é compensado por engates firmes e precisos, que garantem muito prazer para quem gosta de dirigir.

VW Golf Variant
Há cintos de três pontos para todos e saídas de ar-condicionado na traseira (Acervo/Quatro Rodas)

Em todas as versões, a VW Golf Variant se destaca pela qualidade do acabamento. Seus 2,63 metros entre os eixos garantem ótimo espaço para cinco ocupantes e o porta-malas comporta 605 litros. Trata-se de um veículo familiar prático, robusto e de manutenção relativamente simples até para reparadores independentes.

Problemas e defeitos da VW Golf Variant

VW Golf Variant
Teto solar cobre as duas fileiras; a metade da frente pode ser aberta completamente (Acervo/Quatro Rodas)

Reprogramação na ECU: Para aumentar a potência, algumas oficinas especializadas remapeiam a central eletrônica do motor  1.4 TFSI para aumentar a pressão de trabalho do turbo. Não vale a pena, especialmente quando o motor trabalha em conjunto com o câmbio DSG.

Câmbio DSG: É conhecido pelo funcionamento ruidoso e também irregular em pisos acidentados. Perda de potência, retenção de marchas e trepidação são ocasionadas por desgaste nas embreagens ou defeito na unidade mecatrônica. O reparo varia de R$ 8.000 a R$ 25.000 (troca do câmbio).

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Rodas e pneus: As rodas de 17 polegadas são mais vulneráveis a danos e não é raro encontrar bolhas nas laterais dos pneus. Desgaste irregular é indício de alinhamento fora do padrão, especialmente nas Variant com suspensão traseira multilink.

Teto solar: Oxidação e mofo no forro do teto são indicadores de falhas na vedação. A persiana e o teto devem abrir e fechar de maneira suave e silenciosa. Estalos e trancos são indícios de sujeira ou lubrificação incorreta dos trilhos.

Recall: Modelos 2016 e 2017 com chassi GM514248 a HM511463 foram convocados para atualizar o software da central que controla a iluminação.

VW Golf Variant
Abertura ampla facilita carga e descarga (Acervo/Quatro Rodas)
VW Golf Variant
Capacidade chega a 1.620 litros, com os bancos traseiros rebatidos (Acervo/Quatro Rodas)

A voz do dono

Nome: Gilberto Carvalho
Idade: 39 anos
Profissão: engenheiro
Cidade: Curitiba (PR)

O que eu adoro: “Veículo espaçoso e seguro, com sete airbags. Muito econômico na cidade ou na estrada quando conduzido com calma, mas é difícil: a estabilidade sempre incentiva uma tocada esportiva.”

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O que eu odeio: “O torque empurra bem na cidade, mas falta potência na estrada: 20 cv a mais não fariam mal. Os freios perdem eficiência em uso intenso e não há possibilidade de puxar um reboque (a versão alemã pode).”

VW Golf Variant
Econômica na cidade e rápida em estradas, ela foi feita para viajar (Acervo/Quatro Rodas)

Preço médio das Golf Variant usadas (tabela KBB Brasil)

Modelo 2015 2016 2017 2018
Comfortline 1.4 TSI manual
R$ 85.709
Comfortline 1.4 TSI DSG
R$ 79.658
R$ 85.439
R$ 86.866
R$ 110.662
Highline 1.4 TSI DSG
R$ 83.620
R$ 91.024
R$ 93.616
R$ 112.673

Preço das peças

Peças Original Paralelo
Para-choque dianteiro R$ 3.540 R$ 2.230
Farol (cada lado) R$ 7.592 R$ 3.100
Pastilhas de freio (jogo dianteiro) R$ 685 R$ 260
Disco de freio (par) R$ 978 R$ 330
Amortecedores (o jogo) R$ 4.146 R$ 3.418

Nós dissemos

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(Acervo/Quatro Rodas)

Junho de 2015 

“Enquanto o Golf tem capacidade para 313 litros de bagagem, ela leva 605 litros […] . A perua é um pouco mais pesada. […] A direção é direta e a suspensão, firme, embora confortável. A perua acelerou de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos (sempre com gasolina), enquanto o Golf fez o mesmo em 8,6 segundos.”

Pense também em um… HONDA HR-V USADO

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(Acervo/Quatro Rodas)

Os 2,61 m entre os eixos garantem muito espaço interno. Seu motor 1.8 flex gera 140/139 cv e dá conta dos 1.270 kg com câmbio CVT ou manual de seis marchas. Faz 10,4 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada, tem a confiabilidade da marca e também é fácil de manter em oficinas independentes.

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