Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

VW Golf Variant é perua usada com virtudes de dar inveja a qualquer SUV

Ela não teve o merecido reconhecimento do mercado, mas possui qualidades de sobra: é espaçosa, robusta, potente, estável e econômica

Por Felipe Bitu
Atualizado em 16 set 2024, 20h51 - Publicado em 16 set 2024, 20h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • QR_670_CARRO GOLF VARIANT.indd
    Proprietários costumam trocar os pneus run flat por convencionais (Acervo/Quatro Rodas)

    A mexicana Golf Variant foi uma das estrelas no estande da Volkswagen durante o Salão do Automóvel de 2014, suprindo a lacuna deixada pela igualmente notória Jetta Variant. As primeiras unidades desembarcaram em 2015 nas versões de acabamento Comfortline e Highline.

    Mais acessível, a Golf Variant Comfortline já agrada pelo nível de equipamentos: são sete airbags, ESP, assistente de partida em rampa, central multimídia com tela touch screen, saída do ar-condicionado no banco traseiro e sensores de estacionamento.

    VW Golf Variant
    Um Golf com traseira alongada (Acervo/Quatro Rodas)

    Os opcionais mais desejados são rodas de 17”, computador de bordo, volante multifuncional com borboletas para troca de marchas, cruise control, acionamento automático dos faróis e limpadores de para-brisa e teto solar.

    Se você faz questão de bancos de couro, vá direto para a Golf Variant Highline, a favorita do mercado. Vinha também com ar-condicionado digital bizona, cruise control, retrovisor fotocrômico, acionamento automático dos faróis e limpadores de para-brisa, computador de bordo, volante multifuncional e bagageiro na cor prata.

    VW Golf Variant
    Dirigibilidade idêntica à do hatch continua a ser referência (Acervo/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Opcionais: rodas aro 17 (exclusivas), sistema de acesso e partida sem chave, faróis bixenônio, luzes diurnas de led, piloto automático adaptativo, central com tela de 8”, câmera de ré, bancos elétricos e teto solar.

    As duas versões são impulsionadas pelo motor 1.4 TSI a gasolina, que rende 140 cv e 25,5 kgfm, mais que suficientes para embalar seus 1.357 kg. O câmbio automatizado DSG de dupla embreagem (7 marchas) ajuda a acelerar de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e colabora para o consumo de 11,7 km/l (cidade) e 14,8 km/l (estrada).

    QR 670 CARRO GOLF VARIANT 07
    (Acervo/Quatro Rodas)

    No modelo 2017, a potência foi a 150 cv em função do novo motor 1.4 TSI flex, mas nem tudo evoluiu: o câmbio DSG foi substituído por um automático convencional de seis marchas, enquanto a excelente suspensão traseira multilink deu lugar a um eixo de torção. O modelo 2018 marcou a despedida da Variant.

    VW Golf Variant
    Bancos de couro são de série na Highline (Acervo/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    A versão mais rara pode ser um ótimo ou um péssimo negócio dependendo do perfil do comprador: é a Comfortline com câmbio manual de seis marchas, oferecida apenas no modelo 2016. O conforto reduzido é compensado por engates firmes e precisos, que garantem muito prazer para quem gosta de dirigir.

    VW Golf Variant
    Há cintos de três pontos para todos e saídas de ar-condicionado na traseira (Acervo/Quatro Rodas)

    Em todas as versões, a VW Golf Variant se destaca pela qualidade do acabamento. Seus 2,63 metros entre os eixos garantem ótimo espaço para cinco ocupantes e o porta-malas comporta 605 litros. Trata-se de um veículo familiar prático, robusto e de manutenção relativamente simples até para reparadores independentes.

    Problemas e defeitos da VW Golf Variant

    VW Golf Variant
    Teto solar cobre as duas fileiras; a metade da frente pode ser aberta completamente (Acervo/Quatro Rodas)

    Reprogramação na ECU: Para aumentar a potência, algumas oficinas especializadas remapeiam a central eletrônica do motor  1.4 TFSI para aumentar a pressão de trabalho do turbo. Não vale a pena, especialmente quando o motor trabalha em conjunto com o câmbio DSG.

    Continua após a publicidade

    Câmbio DSG: É conhecido pelo funcionamento ruidoso e também irregular em pisos acidentados. Perda de potência, retenção de marchas e trepidação são ocasionadas por desgaste nas embreagens ou defeito na unidade mecatrônica. O reparo varia de R$ 8.000 a R$ 25.000 (troca do câmbio).

    Rodas e pneus: As rodas de 17 polegadas são mais vulneráveis a danos e não é raro encontrar bolhas nas laterais dos pneus. Desgaste irregular é indício de alinhamento fora do padrão, especialmente nas Variant com suspensão traseira multilink.

    Teto solar: Oxidação e mofo no forro do teto são indicadores de falhas na vedação. A persiana e o teto devem abrir e fechar de maneira suave e silenciosa. Estalos e trancos são indícios de sujeira ou lubrificação incorreta dos trilhos.

    Recall: Modelos 2016 e 2017 com chassi GM514248 a HM511463 foram convocados para atualizar o software da central que controla a iluminação.

    VW Golf Variant
    Abertura ampla facilita carga e descarga (Acervo/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade
    VW Golf Variant
    Capacidade chega a 1.620 litros, com os bancos traseiros rebatidos (Acervo/Quatro Rodas)

    A voz do dono

    Nome: Gilberto Carvalho
    Idade: 39 anos
    Profissão: engenheiro
    Cidade: Curitiba (PR)

    O que eu adoro: “Veículo espaçoso e seguro, com sete airbags. Muito econômico na cidade ou na estrada quando conduzido com calma, mas é difícil: a estabilidade sempre incentiva uma tocada esportiva.”

    O que eu odeio: “O torque empurra bem na cidade, mas falta potência na estrada: 20 cv a mais não fariam mal. Os freios perdem eficiência em uso intenso e não há possibilidade de puxar um reboque (a versão alemã pode).”

    VW Golf Variant
    Econômica na cidade e rápida em estradas, ela foi feita para viajar (Acervo/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Preço médio das Golf Variant usadas (tabela KBB Brasil)

    Modelo 2015 2016 2017 2018
    Comfortline 1.4 TSI manual
    R$ 85.709
    Comfortline 1.4 TSI DSG
    R$ 79.658
    R$ 85.439
    R$ 86.866
    R$ 110.662
    Highline 1.4 TSI DSG
    R$ 83.620
    R$ 91.024
    R$ 93.616
    R$ 112.673

    Preço das peças

    Peças Original Paralelo
    Para-choque dianteiro R$ 3.540 R$ 2.230
    Farol (cada lado) R$ 7.592 R$ 3.100
    Pastilhas de freio (jogo dianteiro) R$ 685 R$ 260
    Disco de freio (par) R$ 978 R$ 330
    Amortecedores (o jogo) R$ 4.146 R$ 3.418

    Nós dissemos

    QR_670_CARRO GOLF VARIANT
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Junho de 2015 

    “Enquanto o Golf tem capacidade para 313 litros de bagagem, ela leva 605 litros […] . A perua é um pouco mais pesada. […] A direção é direta e a suspensão, firme, embora confortável. A perua acelerou de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos (sempre com gasolina), enquanto o Golf fez o mesmo em 8,6 segundos.”

    Pense também em um… HONDA HR-V USADO

    QR 670 LONGA DURAÇÃO HRV 01
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Os 2,61 m entre os eixos garantem muito espaço interno. Seu motor 1.8 flex gera 140/139 cv e dá conta dos 1.270 kg com câmbio CVT ou manual de seis marchas. Faz 10,4 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada, tem a confiabilidade da marca e também é fácil de manter em oficinas independentes.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.