Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

VW Tiguan Allspace é usado espaçoso e bem equipado, mas exige cuidados

Fora de linha, ela ainda conquista quem procura eficiência e sete lugares, mas é preciso cuidado com o histórico de manutenção

Por Felipe Bitu Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 ago 2023, 11h53 - Publicado em 21 ago 2023, 08h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Tiguan
    Apesar da fábrica no Brasil, esta versão veio importada da Alemanha (Xico Buny/Quatro Rodas)

    Baseada na plataforma MQB, a segunda geração do Volkswagen Tiguan foi apresentada em 2018 e ganhou o sobrenome Allspace para reforçar suas dimensões: 4,70 m de comprimento e 2,79 m entre os eixos, suficientes para acomodar sete ocupantes em três filas de bancos.

    Foram oferecidas duas configurações mecânicas: a 350 TSI no Tiguan R-Line, com motor 2.0 turbo e tração integral e a 250 TSI no Tiguan Comfortline e na versão básica, com motor 1.4 turbo e tração dianteira.

    Tiguan df
    Duas saídas de escapamento passam recibo de esportividade (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Mesmo mais cara, a R-Line é a favorita do mercado. Os 220 cv e 35,7 kgfm do motor EA888 de terceira geração (a gasolina) são enviados às quatro rodas através da rápida transmissão sequencial DQ500, a DSG de dupla embreagem e sete marchas.

    Continua após a publicidade
    chr5894-dng
    Tiguan R-Line (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O conjunto impulsiona muito bem seus 1.785 kg: 0 a 100 km/h em 7 s e máxima de 233 km/h. Pisando leve é possível atingir médias superiores a 8 km/l na cidade e 11 na estrada. Traz de série rodas aro 19, faróis de led com assistente dinâmico, piloto automático adaptativo e sistema autônomo de frenagem.

    Mais civilizado, o Tiguan Comfortline é embalado pelos 150 cv e 25,5 kgfm do motor EA211 flex, acoplado ao câmbio DQ250, também com dupla embreagem mas de seis marchas. É o bastante para acelerar de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, com máxima de 198 km/h. E sem abrir mão do consumo de 10,8 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada.

    VW Tiguan
    O espaço para cabeça e ombros é similar ao dos rivais Equinox e CR-V (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Bem equipada, traz rodas aro 18, faróis e luzes diurnas de led, bancos revestidos de couro com aquecimento (o do motorista com ajustes elétricos e memória), painel de instrumentos com tela central colorida, mesinhas tipo avião atrás dos bancos dianteiros e câmera de ré. Ambas as versões se destacam pela capacidade do porta-malas: são 686 litros com cinco ocupantes e 216 litros com sete.

    VW Tiguan
    A cabine, assim como as medidas externas, cresceram (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Considere a versão básica do Tiguan Allspace apenas se a intenção for adquirir um crossover eficiente e espaçoso: ela perde os sete lugares e as rodas aro 18, mas mantém o ar-condicionado trizona, o multimídia Discover Media com tela de 8 polegadas, seis airbags e controles de tração e estabilidade. A supressão da terceira fileira de bancos resulta em um porta-malas com 710 litros.

    Compartilhe essa matéria via:
    VW Tiguan
    Nova geração do Tiguan tem espaço para sete ocupantes (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Um dos poucos defeitos é o elevado custo de manutenção na rede autorizada, motivo pelo qual a maioria dos proprietários migra para oficinas independentes logo após o término da garantia de três anos. A maioria das peças é encontrada no mercado paralelo, mas um bom histórico de manutenção é indispensável.

    Continua após a publicidade
    Tiguan
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Principais problemas do Volkswagen Tiguan

    VW Tiguan
    Seletor de tração do Tiguan fica próximo à alavanca de câmbio (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O que dizem os donos do Volkswagen Tiguan?

    O que eu adoro:

    “Além de muito espaçoso, ainda conta com a conveniência dos sete lugares. O conforto é reforçado pela ergonomia e leveza dos comandos e o motor tem reserva de torque e potência em qualquer situação.”

    Continua após a publicidade

    O que eu odeio:

    “A suspensão apresenta alguns ruídos indesejados em pisos irregulares. E mesmo após muito tempo de convivência não consegui me acostumar com o sistema de frenagem autônoma.”

    Nome: Maria Fernanda P. de Marchi Patricio
    Idade: 46 anos
    Profissão: advogada
    Cidade: São Paulo (SP)

    VW Tiguan
    Painel digital é exclusivo da versão 350 Si (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Preço médio dos Volkswagen Tiguan Allspace usados (KBB)

    MODELO 2018 2019 2020 2021
    250 TSI R$ 124.505 R$ 134.016 R$ 150.749
    250 TSI Comfortline R$ 134.422 R$ 141.583 R$ 158.583
    350 TSI R-Line R$ 179.301 R$ 186.411 R$ 207.411 R$ 219.546

    Preço das peças do Volkswagen Tiguan Allspace

    ORIGINAL PARALELO
    Farol R$ 4.550 R$ 2.500
    Jogo de amortecedores R$ 5.659 R$ 2.378
    Par de discos dianteiro R$ 2.500 R$ 1.320
    Jogo de pastilhas dianteiro R$ 1.119 R$ 399,99
    Para-choque dianteiro R$ 5.899 R$ 1.300

    Nós dissemos

    Quatro Rodas 708
    (Reprodução/Quatro Rodas)

    ABRIL DE 2018  “E nunca é demais lembrar: no caso de convidados, há dois bancos extras escamoteáveis no porta-malas, cuja capacidade varia entre 216, 686 e 1.761 litros. (…) O elevado nível de força a baixíssimas rotações (a apenas 1.600 rpm, o torque máximo já está disponível) mais o trabalho rápido e inteligente do câmbio DSG (com dupla embreagem banhada a óleo e com sete marchas) se traduzem em um esportivo tamanho família.”

    Pense também em um:

    Peugeot 5008
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    PEUGEOT 5008  O irmão alongado do 3008 embala sete ocupantes graças ao motor 1.6 THP, mantendo boas médias de consumo: 10,4 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada. Outra vantagem é o interior com bancos removíveis, fazendo com que o porta-malas varie de 237 a 1.940 litros. Apenas a Griffe Pack traz piloto automático adaptativo, sistema ativo de permanência em faixa, leitor de placas de velocidade, frenagem ativa de segurança e alerta de ponto cego.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.