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Especial

A confiança do consumidor

Um dos combustíveis que move a Toyota

por Abril Branded Content Atualizado em 12 jan 2024, 19h31 - Publicado em
19 dez 2023
16h05

Quando o assunto é o automóvel na garagem, há quem o veja como um bem material necessário, que o leva diariamente aos lugares em que se é preciso estar, com uma abordagem racional: algo no qual se investe um valor para ter um retorno prático em sua vida.

Mas tem aqueles que, só de olhar para o carro, o coração acelera e bate mais forte. É quem considera o automóvel como um membro da família e sempre inventa aquele apelido carinhoso – e, independente do trajeto, sempre acha que o momento de assumir o volante é um dos pontos altos do seu dia. É uma relação emocional, na qual o papel do carro vai muito além da locomoção diária.

São visões e abordagens bem diferentes, mas com uma coisa em comum. Nos dois casos, a confiança no automóvel na marca é fundamental. Afinal, independente se estamos falando de um motorista “razão” ou “emoção”, quem compra um carro espera durabilidade, segurança e conforto – além, é claro, de receber todo o suporte da marca quando necessário.

É por isso que a confiança é um dos valores que move a Toyota, com o zelo diário e ininterrupto com a qualidade de fabricação e a confiabilidade de seus automóveis.

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A tranquilidade de ter um Toyota

A construção do relacionamento entre a Toyota e seus consumidores passa por todo o ciclo de experiência com a marca:

  • Desde o primeiro contato
  • No processo de aquisição
  • No pós-venda

É por isso que, na visão da Toyota, toda essa jornada precisa, obrigatoriamente, ser sinônimo de tranquilidade. É a tranquilidade de ter um Toyota.

Por isso, a marca desenvolveu a Cadeia de Valor Toyota, com soluções que cobrem todo ciclo de experiência do cliente:

  • Vendedores especializados cuidam do atendimento nos canais de contato;
  • Explicam tudo sobre os carros da marca, apresentando suas tecnologias e diferenciais;
  • Ajudam o consumidor que está em dúvida a escolher o modelo e versão ideal para suas necessidades e preferências pessoais;
  • A Toyota preza pela segurança dos clientes e, por isso, oferece um atendimento diferenciado.

E quem não gosta de ser bem recebido quando se chega em um lugar novo, ou em um novo grupo de pessoas?

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Por isso, clientes que compram um Toyota zero são convidados a participar do “Boas-Vindas”– que é uma inspeção inicial, feita dois meses após a compra do carro zero km. São verificados nível de fluidos, carga da bateria, calibragem dos pneus, nível do óleo do motor, acendimento das luzes internas e externas, além do funcionamento do sistema de ar-condicionado.

Mais do que a checagem de todos esses sistemas, esta é uma forma da Toyota agradecer por ter sido escolhida pelo cliente e criar um relacionamento nessa jornada do pós-venda da Toyota. 

Basicamente uma prévia da dedicação e profissionalismo que ele receberá sempre que visitar uma concessionária Toyota mais à frente, conforme o uso do veículo. Prestar um serviço de excelência em tudo o que o cliente possa precisar em sua jornada com a marca é o principal valor da Toyota.

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(Toyota/Abril Branded Content)

O atendimento Toyota

Estar presente em mais de 170 países e territórios espalhados pelo globo, como é o caso da Toyota, é um grande desafio para qualquer empresa. E não estamos falando apenas das questões de logística, diferentes legislações, requisitos e a necessidade de adaptação dos produtos. 

Há também o desafio de lidar com consumidores de diferentes culturas, tradições e preferências. É por isso que a Toyota desenvolveu uma metodologia própria para lidar com seus consumidores. 

Nela, o mais importante é o esforço para ouvir a dor dos clientes e refletir a partir do que eles disseram. Então, tomar isso como aprendizado para promover melhorias contínuas nos processos de aquisição de veículos, em todas as suas etapas.

A transparência é outro fator fundamental nesse relacionamento com os clientes. Por exemplo, quem compra um Toyota já sabe desde o início quanto vai gastar nas revisões e tudo o que precisa ser substituído.

E o melhor de tudo é que todas as revisões periódicas podem ser realizadas pelo sistema expresso: um trabalho sincronizado, com controle rígido dos processos e da qualidade, que não permite que nada seja esquecido.

E também tem a Revisão na medida, que permite diluir os valores da 1a à 6a revisão programada nas parcelas do financiamento.

A metodologia expressa também é aplicada em certos serviços de manutenção, como:

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(ABC/Abril Branded Content)

Diante das rígidas políticas de controle de qualidade da Toyota, todo e qualquer serviço realizado utiliza somente peças genuínas. Elas são fabricadas especialmente para o seu Toyota, seguindo as mesmas especificações da peça que foi instalada quando o carro foi fabricado, seguindo o padrão de qualidade da marca.

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Como funciona o departamento de relacionamento com o cliente da Toyota

Um time de profissionais de atendimento é treinado para oferecer uma experiência adequada para cada caso, sem generalizações com respostas prontas, provendo informações e orientações detalhadas sobre produtos e serviços.

No Brasil, a Toyota é a única montadora que adota essa tratativa personalizada às reclamações de consumidores, com técnicos altamente capacitados, capazes de solucionar as questões técnicas e mecânicas.

O agendamento dos serviços é realizado por meio dos canais de comunicação da sua concessionária de preferência. E a Toyota te dá uma mãozinha: se a data da próxima revisão estiver se aproximando e você ainda não fez contato, a Toyota entra em contato para te lembrar.

Todo esse compromisso da Toyota do Brasil com a jornada completa dos clientes, combinando cortesia, qualidade, agilidade e eficiência, já foi amplamente reconhecida com diversos prêmios recebidos da matriz da Toyota no Japão, da GFK Custom Research e da imprensa especializada – destaque especial para a pesquisa Os Eleitos, da revista QUATRO RODAS, que elegeu a Toyota como o melhor Pós-Vendas do Brasil.

Cadeia completa

A jornada do cliente na aquisição e posse de um carro tem outros pontos de contato – e para todas elas a Toyota tem soluções para oferecer a melhor experiência. A começar pela garantia  do veículo, essencial para a segurança e manutenção

Quem gosta de dar um toque pessoal no veículo que está comprando, pode usar e abusar dos acessórios originais. Tudo está disponível nas concessionárias – e pode ser visualizado precisamente, com filtro pelos modelos, no site da Toyota. São várias opções para personalização visual, acessórios funcionais e de segurança.

Quem precisa de um carro blindado, pode contar com a Blindagem Certificada. Com ele, os serviços são realizados em empresas que passaram por uma rígida avaliação, na qual precisam comprovar a capacidade de atender aos altos padrões de qualidade da Toyota – seja em suas instalações, no material utilizado ou na capacitação de seus funcionários. 

Tudo, é claro, permeado por um atendimento exclusivo com especialistas sempre à disposição para tirar quaisquer dúvidas e, claro, um pós-venda padrão Toyota com cobertura no país inteiro, com processos ágeis e eficientes.

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Caso a opção do cliente seja por um modelo zero quilômetro, o cliente pode contar, ainda, com os serviços do Banco Toyota. Além de modalidades de financiamento (Ciclo Toyota e Ciclo Toyota One) o cliente conta com:

  • Consórcio Toyota, o Canal de Vendas Diretas (dedicado a empresas, Pessoas com Deficiência (PcD), taxistas, autoescolas, frotistas, locadoras e motoristas de transporte escolar);
  • Toyota Barter, canal dedicado ao agronegócio.

E se decidir comprar um carro seminovo, por exemplo, o cliente pode contar com os Seminovos Certificados da Toyota: modelos revisados por especialistas  contam com um ano de garantia da Toyota, garantia original de fábrica e 12 meses de assistência Toyota 24 Horas.

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(ABC/Abril Branded Content)

Além disso, híbridos têm cobertura estendida contra defeitos de fabricação e montagem para componentes do sistema híbrido (bateria, módulo de controle da bateria, módulo de gerenciamento de energia, inversor e conversor) – somando 8 anos ou 200 mil km no total, o que ocorrer primeiro. 

Imagine performance e qualidade. A Toyota faz isso todos os dias, para sempre merecer a sua confiança.

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