Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Ainda não pagou o IPVA 2024? Entenda o que é preciso fazer

Conheça também o app Zul+, que parcela o imposto em até 12x, ajudando a manter as contas equilibradas - e ainda faz sorteio de iPhones, moto BMW e Renegade

Por Abril Branded Content
9 fev 2024, 14h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O mês de janeiro é marcado pelo início do calendário de pagamento do IPVA na maior parte dos estados brasileiros, com o vencimento da cota única, geralmente com desconto, ou da primeira parcela. Mas não é só essa despesa que aparece no começo do ano, muitas vezes dificultando o pagamento. 

    Para quem esqueceu ou não pôde pagar o IPVA em janeiro, como fica a situação? A resposta para essa pergunta é: depende do estado em que é preciso pagar o tributo. 

    Entenda as possibilidades de pagamento em atraso por estado

    Em São Paulo, por exemplo, ainda dá para pagar o tributo livre de multa em fevereiro – os paulistas podem pagar a cota única sem o desconto concedido em janeiro. Ainda existe a possibilidade de parcelamento, mas com a cobrança de multa e juros em relação à primeira parcela. 

    Quem atrasou a primeira parcela no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, não consegue mais se livrar da multa e dos juros. Mas ainda consegue fazer o parcelamento, com a cobrança sendo feita somente em relação ao atraso da primeira parcela. 

    Já no Paraná, quem deixou de pagar o IPVA em janeiro perde a opção do parcelamento e terá que pagar o valor de uma só vez, além de arcar com a multa e juros de mora em razão do atraso.Nesse caso, a multa pelo atraso no pagamento é de 0,33% ao dia – após 60 dias ela é fixada em 20% do valor total do imposto devido. Já os juros de mora são baseados na taxa Selic. 

    Vale lembrar que cada unidade da federação tem autonomia para determinar a forma de pagamento. No Distrito Federal e na Bahia, por exemplo, os pagamentos começam em fevereiro; já no Espírito Santo, em abril, enquanto os mato-grossenses iniciam o pagamento só em maio. 

    Por isso, para maiores informaçõES sobre o calendário de pagamentos do IPVA, vale consultar a secretaria da Fazenda do estado de interesse. Contribuintes de SP, RJ, MG, ES, PR, RS, SC, BA, CE, PE, GO, MT e RR podem conferir os valores e prazos do IPVA 2024 no Zul+, a plataforma digital da Estapar.

    Continua após a publicidade

    O que acontece se eu não pagar o IPVA?

    Além da incidência de multa e juros, o IPVA em débito pode fazer com que o proprietário tenha o seu nome incluído na Dívida Ativa da União. É o popular e temido “nome sujo”, que pode inviabilizar a obtenção de empréstimos e financiamentos, por exemplo.

    Sem o pagamento, o veículo também não poderá ser licenciado – que, se não for executado dentro do prazo, conforme o calendário nacional, traz consequências legais: o veículo será considerado em situação irregular e sujeito às penalidades previstas no código de trânsito brasileiro: multa de R$ 293, 47 por infração gravíssima, 7 pontos na CNH e a possibilidade de apreensão do veículo. 

    Uma mão na roda – que pode render prêmios

    Quem, por um motivo ou por outro, não pagou o IPVA em janeiro e agora precisa pagar o valor integral, com ou sem multa e juros, pode contar com a ajuda do Zul+, a plataforma digital da Estapar. 

    Dentre muitos outros serviços (veja a relação abaixo), o aplicativo oferece a possibilidade de parcelar os débitos veiculares (além de IPVA, licenciamento e multas) em até 12 vezes no cartão de crédito. 

    “O IPVA é um imposto caro, pois acompanha o valor do veículo. O eventual  acréscimo da multa e juros torna essa obrigação ainda mais pesada”, diz André Brunetta, diretor de Inovação e Digital do grupo Estapar. “O parcelamento oferecido pelo Zul+ pode ser uma solução muito bem vinda, que pode ajudar a manter as contas equilibradas.”

    Continua após a publicidade

    Além dessa tremenda mão na roda, pagando o IPVA com o Zul+, o motorista ainda tem a chance de levar para casa um dos dez iPhones 15 que serão sorteados. Ou, ainda, estacionar em sua garagem uma moto BMW ou um Jeep Renegade para chamar de seu! E com 5 anos de IPVA pagos.

    Trata-se da promoção IPVA Premiado, que funciona assim: basta pagar o tributo pelo app Zul+ para receber um número da sorte. Quem tem mais de um veículo, ganha um número da sorte para cada IPVA pago pela plataforma. Os sorteios acontecerão entre fevereiro e junho, por meio da Loteria Federal. 

    É possível também receber números da sorte extras. É só  recomendar o Zul+ para os parentes e amigos que também precisam pagar o IPVA: a cada indicado que pagar o IPVA pelo aplicativo, um número da sorte extra será atribuído para o usuário.

    Confira o regulamento da promoção no site do IPVA Premiado Zul+

    O que mais o Zul+ oferece

    “O Zul+ nasceu para facilitar a vida de quem dirige, com soluções práticas e simples para todos os problemas que giram ao redor da posse de um carro ou de uma moto”, ressalta Brunetta. 

    Continua após a publicidade

    “IPVA, licenciamento e multas podem ser pagos por pix, cartões de crédito e de débito, além de Google Pay e Apple Pay. E dá para parcelar os valores em até 12 vezes”, explica o executivo.

    Veja, abaixo, todos os serviços que você encontra no aplicativo Zul+, a plataforma digital da Estapar:

    – Consulta e pagamento de débitos veículos – IPVA, licenciamento e multas;

    – Cartões digitais para estacionamento em Zona Azul (São Paulo e mais 22 cidades);

    – Tag free flow de pedágio sem mensalidade (válida também em estacionamentos);

    Continua após a publicidade

    – Localização de estacionamentos Estapar e pagamento de tíquete sem passar pelo caixa;

    – Localização de estações de recarga Zletric;

    – Estapar Reserva: vaga de estacionamento garantida nos principais aeroportos e arenas de shows e jogos de futebol do país;

    – Alerta de rodízio na cidade de São Paulo;

    – Seguro automotivo em parceria com as maiores seguradoras do país, com contratação 100% feita pelo app;

    Continua após a publicidade

    – CRLV digital (solicitação de emissão pelo app ou upload de arquivo já emitido, permitindo o uso mesmo sem conexão de dados);

    – Valor de mercado de veículos de acordo com a tabela FIPE;

    – Conteúdo da Quatro Rodas;

    – Registro de manutenções do veículo. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.