![Designer Ford – João Marcos João Marcos Ramos](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/12/Bastidores-da-cria%C3%A7%C3%A3o-do-NovoEcoSport-Ford-Ecosport.00_02_01_16.Still003.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Você provavelmente já andou em algum carro que o designer brasileiro João Marcos Ramos, 54 anos, teve participação. Isso porque João ajudou no desenvolvimento, ainda no início da carreira, da família Gol de segunda geração e isso inclui Parati e Saveiro.
Além disso, ele atuou nos últimos 20 anos como chefe de design da Ford e, portanto, é a assinatura dele de estilo dos últimos carros nacionais da marca americana.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90
Já que ele faz parte da nossa vida, sem a gente saber, é justo conhecer um pouco mais da trajetória deste profissional que, com pouco mais de 30 anos de carreira, já deixou seu legado no design automotivo.
![Designer Ford – João Marcos João entre os colegas da GM, no centro de design em 1989](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/12/WhatsApp-Image-2020-11-27-at-20.14.18.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Falando em legado, Ramos acredita que a predileção por carros é algo inato, isso devido ao seu encantamento pelo mundo automotivo ter começado bem cedo. “Quando tinha apenas
4 anos de idade, meu pai comprou um Ford Galaxie 500 azul-claro e minha fascinação pelo modelo era enorme, e eu já pressentia que era com carros que iria trabalhar”, conta João Marcos, entre risos.
O pressentimento dele estava certo, mas, no momento de decidir a profissão, considerou que a maneira mais natural de entrar para a indústria automotiva seria pela engenharia, e aos 18 anos começou a fazer o curso na FEI.
Porém, antes de acabar o primeiro ano da graduação, percebeu que a sua principal aptidão não era projetar, e sim criar. Foi então que resolveu cursar desenho industrial e, logo depois, conseguiu um estágio no estúdio de design da General Motors.
![Designer Ford – João Marcos Em 1999, na VW, acompanhava a produção do Fox. E teve o seu desenho do interior escolhido para o modelo](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/12/WhatsApp-Image-2020-11-27-at-20.14.19.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
“Foi na GM que realmente iniciei minha carreira como designer automotivo, pois o centro de design da marca era avançado e tive a oportunidade de conhecer todas as etapas de desenvolvimento”, afirma.
Em seguida, Ramos trabalhou na Honda criando novos modelos de motos para a marca, mas sua aventura pelo universo das duas rodas durou pouco, apenas oito meses, pois foi convidado a integrar o time de design da Volkswagen.
![Designer Ford – João Marcos João com o time de design da Ford, formado em 2001, logo após sua contratação](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/12/WhatsApp-Image-2020-11-27-at-20.14.20.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
“Nessa primeira fase da minha vida profissional, aprendi com grandes nomes da área de design, entre eles, Luiz Veiga e Gerson Barone, e graças a eles pude descobrir as minhas habilidades.”
Ao todo ficou nove anos e meio na VW e nesse período ganhou até o apelido de Jonny Highlight, pois tornou-se um especialista em superfícies e isso o ajudou inclusive no desenvolvimento da família Gol.
O seu ciclo na marca alemã se encerrou em 1999, após receber um convite da Ford para chefiar o futuro departamento de design e montar um estúdio da marca. “Com o fim da Autolatina, a VW saiu fortalecida e a Ford precisava se reconstruir, e foi nesse cenário que eu cheguei”, relata.
![Designer Ford – João Marcos O designer com um dos seus principais projetos: o EcoSport de segunda geração](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/12/WhatsApp-Image-2020-12-02-at-20.11.56.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Uma das principais metas do executivo era montar o centro de design da Ford no Brasil e sua intenção era construí-lo dentro da fábrica de São Bernardo (SP), porém, com a construção da unidade em Camaçari (BA), teve de realizar o seu projeto por lá.
“Depois que o estúdio estava pronto, tínhamos algumas dificuldades, como transportar o modelo em clay (que é argila) em um caminhão frigorífico de São Bernardo até Camaçari a 60 km/h. Não foi uma tarefa fácil.”
![56719c5b52657372a11864d5121109_econo_24.jpeg Ford EcoSport](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/56719c5b52657372a11864d5121109_econo_24.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O EcoSport de segunda geração (2012) foi um dos projetos que João, como gerente da área de design, comandou junto com o executivo Ehab Kaoud, da idealização ao lançamento.
“Lembro bem que não era para ter o vidro antes da coluna A por custo, e nós do design brigamos para mantê-lo, além de apostar na cara mais agressiva e na manutenção do estepe.”
![Ford EcoSport Freestyle 1.6 16V Ford EcoSport Freestyle 1.6 16V](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/633_eco_02.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Outro projeto do qual João fala com brilho nos olhos foi o Troller. “Logo após o lançamento do Eco, mergulhei de cabeça na reestilização do Troller apresentada em 2014.” O designer relata que, pelo fato de a marca Troller ter origem brasileira, trabalhou com muito prazer na execução do projeto – que ainda carrega o mesmo DNA do primeiro modelo lançado em 1999.
![57b5c78d0e2163719703249cqr-658-carro-troller-01-tif.jpeg Troller T4](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/57b5c78d0e2163719703249cqr-658-carro-troller-01-tif.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Em 2015, João foi transferido para atuar na matriz americana e em 2019 encerrou a sua jornada por lá. “Foram exatos 19 anos e meio trabalhando em uma empresa que sempre sonhei em atuar e tendo a certeza de que cada minuto valeu a pena”, encerra João Marcos.
Ele retornou ao Brasil e por aqui, direto de São José dos Campos (SP), atua como consultor de projetos automotivos encomendados por uma companhia inglesa.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.