Sabe aquele carro que você tem a impressão de já ter ultrapassado três vezes, mas que sempre aparece na sua frente na estrada? Não é impressão. Ele deve ter um sistema de pagamento eletrônico de pedágio instalado no carro… e você não.
Essa pode ser uma boa hora para você aderir a essa tecnologia, que significa um ganho de tempo enorme na estrada, principalmente nos feriadões.
O Brasil tem hoje quatro opções desse serviço, que estreou em 2000. Durante uma década o Sem Parar atuou sozinho, mas agora a concorrência é acirrada. A última empresa a entrar no mercado foi a Veloe, que se juntou a ConectCar e Move Mais.
Com o mercado acirrado, o sistema evoluiu. No lugar das feiosas tags no para-brisa, hoje a maioria usa só um selo adesivo, bastante discreto.
O custo também caiu: das quatro marcas, três não cobram mais taxa de adesão. As mensalidades vão de zero a R$ 24,90.
Além do pedágio, o serviço já funciona em estacionamentos de shoppings e aeroportos e tem parcerias com postos de abastecimento.
Algumas oferecem planos avulsos (para quem viaja pouco) e os pagamentos podem ser feitos no próprio cartão de crédito ou no boleto.
SERVIÇO |
ADESÃO | MENSALIDADE | ABRANGÊNCIA | OUTROS PLANOS |
PROPRIETÁRIOS |
Veloe |
Grátis |
R$ 18,90
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Todas as estradas pedagiadas do Brasil |
Mensalidade de |
Alelo (Banco do |
Sem Parar |
Grátis |
R$ 24,90
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Todas as estradas pedagiadas do país, 650 postos Shell e Petrobras, 800 estacionamentos |
Mensalidade de |
STP/FleetCor |
ConectCar |
Grátis |
R$ 19,90
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Todas as estradas pedagiadas do Brasil e 250 estacionamentos |
Plano Básico com taxa de recarga de R$ 10,90 a R$ 39,90. Em breve, Plano Urbano em SP por R$ 9,50 |
Ultrapar e Itaú |
Move Mais |
R$ 39,90 |
Não há
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RS, SC, PR, SP, MG, ES, RJ, MS, MT, GO, BA e PE |
Recargas entre R$ 50 |
Dux/SPMAR |