Esses carros foram fabricados com materiais bem alternativos
Em nome do design, dos custos e do planeta, eles dispensaram os materiais convencionais
![Lotus Eco Elise Lotus Eco Elise](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/08/li917150eco_elise016.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O maior barato
O Lotus Eco Elise é todo ecologicamente correto. Seus tapetes são de sisal e os assentos, forrados com lã virgem. Mas o que chama mais atenção é o painel de resina de poliéster reciclada e fibras da planta Cannabis, cultivada para fins industriais. O esportivo tem painéis solares no teto. E mesmo assim ficou 32 kg mais leve que o Elise S convencional, para reduzir sua pegada de CO2.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 12,90
![Volvo XC60 T8 Volvo XC60 T8](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/08/DSCF0690-e1602271797747.jpeg.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Luxo com lixo
Uma das opções de acabamento do Volvo XC60 T8 Inscription usa tecido de lã (30%) e poliéster reciclado (70%), de garrafas PET, lixo removido de oceanos e roupas de material sintético descartadas.
![Ford Flex Ford Flex](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/08/ford-flex.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O joio e o trigo
O Ford Flex era feio mas limpo, além de espaçoso e versátil. Os plásticos da cabine tinham palha de trigo na composição, o que reduzia as emissões de CO2 na produção em até 15 toneladas por ano, segundo a fábrica.
![BMW i3 BMW i3](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/08/bmw_i3_12.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Fonte de fibras
O BMW i3 troca plásticos por Kenaf, mais leve e feito de fibras de malva, planta que captura CO2 da atmosfera. O carro ainda tem bancos revestidos de lã ou couro tingido com extrato de oliveira, que não é tóxico.
![Fiat Tipo Fiat Tipo](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/08/fiat_tipo_3-door_3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Material misto
Com design assinado pelo estúdio IDEA, o Fiat Tipo tinha tampa traseira que também compunha o design da lateral. Isso só foi possível porque a peça é de fibra de vidro reforçada com plástico de alta resistência.
![Ford Soybean Car Ford Soybean Car](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/08/ford-6-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Receita Secreta
Protótipo de 1941, o Ford Soybean Car trocava o aço (escasso naquela época) por plásticos que levavam soja em sua composição. A receita exata é um mistério até hoje. O carro foi destruído nos anos 1950.
![Renault Clio Renault Clio](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/08/renault_clio_sedan_o_boticario_16.jpeg.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Para-lamas do sucesso
O Renault Clio inovou por ter para-lamas de Noryl GTX, um polímero termoplástico resistente e mais leve que o aço. A receita deu tão certo que uma versão com resina reciclada é usada hoje no Renault ZOE.
![Trabant Trabant](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/08/trabant_601_5.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Natural, mas polui
Símbolo da Alemanha Oriental, o Trabant (1957-1991) tinha carroceria de Duroplast, material feito de resíduos de madeira e algodão prensados com resina. Esse composto revelou-se tóxico, no entanto.
![Jaguar E-Pace Jaguar E-Pace](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/08/2021-jaguar-e-pace-exterior-front.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Oferenda do mar
Os revestimentos dos Jaguar e Land Rover atuais são feitos de Econyl, uma espécie de náilon feito com resíduos plásticos retirados dos oceanos e aterros. Cem toneladas de Econyl evitam a emissão de 651 t de C02.
![Bentley EXP 100 GT Bentley EXP 100 GT](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/08/bentley-exp-100-gt-at-monterey.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Quase vegano
O conceito Bentley EXP 100 GT tem interior feito com laminados de cascas de uva, rejeitos da indústria do vinho. O couro ainda é natural, mas a fabricante estuda o uso de couro feito de cogumelos.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital