Fiat Panda tem frenagem de emergência e motor híbrido para seguir à venda
Após ameaça de sair de linha, velho Fiat Panda está com produção garantida até pelo menos 2027
O Fiat Panda caminha para ter sua nova geração revelada em julho. É o carro que antecipa o sucessor do Fiat Argo. Mas o assunto agora é a velha geração do Panda, que é irmão de projeto do nosso Fiat Uno, está em sua atual geração desde 2012 e que acaba de ganhar sobrevida.
O velho Fiat Panda estava caminhando para o fim da sua produção, por conta das novas regras de emissões gases poluentes Euro 7 na Europa, que entram em vigor em 7 de julho. A sorte dele é que aprovaram normas de emissões mais moderadas, o que permitirá a continuidade da sua produção.
De acordo com o diretor executivo da Fiat, Oliver François, a produção do Panda na fábrica de Pomigliano d’Arco deverá continuar pelo menos até 2027. E nada impede que continue depois disso, pois agora o compacto 1.0 está mais equipado do que nunca.
O atual modelo do Fiat Panda é o carro mais vendido da Itália e líder do seu segmento em toda a Europa. E com sua sobrevida esperam até um aumento na produção na ordem de 20%, passando das atuais 144.000 unidades por ano para 175.000.
Fiat Pandina é o mais seguro da história
A Fiat não detalhou qualquer alteração mecânica, o que significa que o Panda continua equipado com uma versão do motor 1.0 Firefly com sistema híbrido leve de 12V, que rende 70 cv com gasolina e é sempre combinado com câmbio manual de seis marchas. Essa mecânica havia sido uma das últimas novidades do compacto.
A grande novidade agora é o Fiat Pandina, uma série especial que celebra os 45 anos de história e mais de 8 milhões de unidades produzidas do Panda, e ainda o equipa com sistemas ADAS impensáveis para o Uno brasileiro, como frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa, detector de cansaço, reconhecimento de placas e farol alto automático.
O Fiat Pandina ainda tem seis airbags, piloto automático e sensores de ré, além de ter ganhado o mesmo quadro de instrumentos digital de 7” do Fiat 500, que se une à central multimídia também de 7”. O carro já está equipado de série com Apple CarPlay e Android Auto.
Diferente de outros modelos da gama, o Pandina também se distingue pela capa amarela nos retrovisores. Além disso, há diversos locais do carro com a escrita “Pandina”. O visual aventureiro vem do Panda City Cross, primo do nosso Uno Way.