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Menor Custo de Uso 2020: as picapes médias mais baratas de manter

Combustível, seguro, manutenção: gastos que ninguém consegue escapar determinam o ranking das picapes médias no Menor Custo de Uso 2020

Henrique RodriguezPor Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 mar 2020, 07h00 - Publicado em 26 mar 2020, 07h00
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  • 1º Ford Ranger XLS 2.2 4X4 AT – Picape média com motor pequeno, é comedida no consumo – e nos gastos

    Menor Custo Ford Ranger XLS (Copy)
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Picapes médias diesel são veículos naturalmente caros para se manter. O segredo da Ford Ranger está em ter a versão XLS 2.2 turbodiesel (160 cv) como a mais vendida. Além de ser mais eficiente, tem seguro com prêmio mais baixo (R$ 2.476).

    Foi isso que a distanciou da Fiat Toro, que custa praticamente o mesmo, gasta menos, mas tem seguro e revisão mais caros. Isso, mesmo sendo a única com carroceria do tipo monobloco e com o menor motor.

    A Chevrolet S10, por sua vez, tem a revisão mais barata com larga vantagem (R$ 404) e o melhor consumo rodoviário entre as rivais com motores grandes (12,7 km/l).

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    A Nissan Frontier Attack, pasmem, é a mais barata de todas as picapes consideradas aqui e tem custos com seguro e revisão confortáveis para o segmento. Mas o consumo elevado em ciclo urbano prejudicou seu custo mensal. No caso da Toyota Hilux, picape média mais cultuada Brasil afora, o que acabou levando-a ao quinto lugar foi o seguro.

    Na sexta posição, a Volkswagen Amarok sofre o ônus de ter o grande motor V6 3.0 de 225 cv com a revisão (R$ 1.106), seguro (R$ 4.996) e custo mensal (R$ 967) mais caros entre todos os modelos classificados. Pelo menos não é o modelo com maior gasto anual com diesel.

    Única picape média que não se classificou, só a L200 HPE-S é passa por revisões a cada seis meses. Faria duas revisões de R$ 1.142 cada uma, no período de um ano. Isso, combinado ao pior consumo (8,6 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada) e ao seguro caro (R$ 4.955), resultou no custo mensal de R$ 1.124.

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    SUVs médios 1o – Ford Ranger XLS 2.2 AT 4X4 2o – Fiat Toro Volcano 2.0 AT 3o – Chevrolet S10 LTZ 2.8 4X4 AT 4o – Nissan Frontier Attack 5o – Toyota Hilux SRV 2.8 4X4 6o – VW Amarok Highline V6 3.0 T
    Preço (em R$) 158.790 158.990 195.290 157.990 190.990 199.280
    Custo mensal (em R$) 668 710 781 795 861 967
    Revisão (em R$) 448 796 404 681 679 1.106
    Seguro (em R$) 2.476 3.029 3.264 2.945 4.030 4.996
    Consumo urbano (em km/l) 11 11,5 9,2 9 9,6 9,4
    Consumo rodoviário (em km/l) 13,1 14,1 12,5 11,7 11,8 11,6
    Gasto anual com combustível (em R$) 4.953 4.702 5.707 5.919 5.629 5.742

    Como escolhemos os carros com Menor Custo de Uso

    Entender previamente as preferências, os desejos e as necessidades da família é apenas uma das etapas que levam à decisão do novo carro que vai ocupar a garagem de casa. Já no campo estritamente racional é preciso fazer contas.

    É por isso que, de tempos em tempos, QUATRO RODAS publica o Menor Custo, um material especial com os modelos que pesam menos em seu bolso no primeiro ano de uso.

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    Pic By Fernando Pires / www.flpires.com.br
    Análise completa do mercado revela quais são os modelos mais baratos de manter no primeiro ano de uso, divididos em seis categorias (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O passo inicial do Menor Custo 2020 foi filtrar os dez carros mais vendidos em 2019, considerando inicialmente o modelo e, em seguida, a versão em seis categorias: Hatches Compactos, Sedãs Compactos, Sedãs Médios, SUVs Compactos, SUVs Médios e Picapes Diesel

    A fase seguinte elimina os quatro piores participantes no item Custo Mensal, obtido com base numa ampla análise de gastos no primeiro ano de uso que contempla os seguintes pontos:

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    Combustível Manutenção Seguro Custo mensal Preço de tabela
    Usamos as marcas de consumo obtidas em nossos testes, fazendo a média ponderada do uso (70% urbano, 30% rodoviário). O preço do combustível (R$ 4,375 o litro da gasolina comum e R$ 3,816 o litro do diesel S10) é o valor médio na cidade de São Paulo, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo), no início de fevereiro. Calculamos o custo para rodar 15.000 km, distância média percorrida em um ano. Despesas com as revisões recomendadas, previstas pelas  fábricas para o primeiro ano ou 15.000 km. O valor publicado refere-se à menor cotação dentre todas as obtidas pela TEx, fornecedora do Teleport, software de gestão e multicálculo para corretoras que contemplam as maiores seguradoras do Brasil. Perfil QUATRO RODAS: homem, casado, 35 anos, sem filhos. Obtido pela soma das despesas durante um ano dividido por 12. Os valores são os sugeridos pelas fábricas, coletados no início de fevereiro de 2020.

    Como valores de taxas de emplacamento, primeiro registro e IPVA diferem em cada estado do Brasil, o Menor Custo não contempla as despesas com documentação.

    Então, se você está de olho numa picape média, boa compra!

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