![Um dos sedãs mais queridos da história da Volkswagen, o Passat chega aos 40 anos em plena forma; relembre a seguir sua trajetória de sucesso ao longo destas quatro décadas de vida Um dos sedãs mais queridos da história da Volkswagen, o Passat chega aos 40 anos em plena forma; relembre a seguir sua trajetória de sucesso ao longo destas quatro décadas de vida](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/260713_passat_00a.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![A primeira geração do Passat estreou na Europa em maio de 1973; com linhas assinadas por Giorgetto Giugiaro, vendeu 2,5 milhões de unidades em sete anos somente na Alemanha A primeira geração do Passat estreou na Europa em maio de 1973; com linhas assinadas por Giorgetto Giugiaro, vendeu 2,5 milhões de unidades em sete anos somente na Alemanha](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/260713_passat_01a.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![No Brasil, o Passat chegou em setembro de 1974 com dois tipos de acabamento (L e LS); entrou para a história por ser o primeiro VW brasileiro com motor refrigerado a água No Brasil, o Passat chegou em setembro de 1974 com dois tipos de acabamento (L e LS); entrou para a história por ser o primeiro VW brasileiro com motor refrigerado a água](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/260713_passat_02a.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![O esportivo TS estreou em 1976 com quatro faróis redondos, conquistando uma legião de fãs graças ao desempenho saudável do motor 1.6 O esportivo TS estreou em 1976 com quatro faróis redondos, conquistando uma legião de fãs graças ao desempenho saudável do motor 1.6](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/260713_passat_03a.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![A primeira reestilização nacional veio em 1979, com dois faróis retangulares no lugar do antigo conjunto arredondado A primeira reestilização nacional veio em 1979, com dois faróis retangulares no lugar do antigo conjunto arredondado](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/260713_passat_04a.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Em 1981, o Passat ganhou traços mais retos e ficou maior; suas versões sedã e perua são velhas conhecidas dos brasileiros: aqui, foram vendidas como Santana e Quantum Em 1981, o Passat ganhou traços mais retos e ficou maior; suas versões sedã e perua são velhas conhecidas dos brasileiros: aqui, foram vendidas como Santana e Quantum](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/260713_passat_05a.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![A frente com quatro faróis retangulares surgiu no Brasil em 1983; a última reestilização foi em 1985: além dos para-choques plásticos, o carro trouxe o câmbio de cinco marchas; envelhecido, saiu de linha em dezembro de 1988 A frente com quatro faróis retangulares surgiu no Brasil em 1983; a última reestilização foi em 1985: além dos para-choques plásticos, o carro trouxe o câmbio de cinco marchas; envelhecido, saiu de linha em dezembro de 1988](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/260713_passat_06a.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Enquanto isso, na Europa, no mesmo ano estreava a terceira geração do Passat; o carro aproveitava uma versão esticada da plataforma do Golf europeu Enquanto isso, na Europa, no mesmo ano estreava a terceira geração do Passat; o carro aproveitava uma versão esticada da plataforma do Golf europeu](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/260713_passat_07.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Em 1993, a VW lançou um facelift da terceira geração, suficiente para a marca chamá-lo de B4 (ou quarta geração); esta versão, inclusive, marcou o retorno do nome Passat ao Brasil Em 1993, a VW lançou um facelift da terceira geração, suficiente para a marca chamá-lo de B4 (ou quarta geração); esta versão, inclusive, marcou o retorno do nome Passat ao Brasil](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/260713_passat_08.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Um Passat completamente novo estreou em 1996; com a plataforma do primeiro Audi A4, ele inaugurou uma nova identidade visual de design na VW Um Passat completamente novo estreou em 1996; com a plataforma do primeiro Audi A4, ele inaugurou uma nova identidade visual de design na VW](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/260713_passat_09.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Uma leve reestilização foi feita em 2001, deixando o Passat com traços mais arredondados, principalmente na dianteira Uma leve reestilização foi feita em 2001, deixando o Passat com traços mais arredondados, principalmente na dianteira](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/260713_passat_10.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![A sexta geração do Passat surgiu no Salão de Genebra de 2005; em vez de usar plataforma Audi, o carro aproveitava uma derivada do Golf V A sexta geração do Passat surgiu no Salão de Genebra de 2005; em vez de usar plataforma Audi, o carro aproveitava uma derivada do Golf V](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/260713_passat_11a.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Em 2008 foi a vez do Passat CC debutar no Salão de Detroit; concebido para encarar o Mercedes-Benz CLS, trazia um possante motor 3.5 V6 de 300 cv Em 2008 foi a vez do Passat CC debutar no Salão de Detroit; concebido para encarar o Mercedes-Benz CLS, trazia um possante motor 3.5 V6 de 300 cv](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/260713_passat_12a.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![A última reestilização do Passat foi feita em 2010, com a nova identidade visual da empresa, caracterizada por faróis mais retangulares e a grade filetada A última reestilização do Passat foi feita em 2010, com a nova identidade visual da empresa, caracterizada por faróis mais retangulares e a grade filetada](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/260713_passat_13.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Ao contrário das antigas gerações, a VW lançou um Passat exclusivamente para os EUA; revelado em 2011, ele é 11 centímetros mais longo que o parente europeu (4,87 metros contra 4,76 metros) Ao contrário das antigas gerações, a VW lançou um Passat exclusivamente para os EUA; revelado em 2011, ele é 11 centímetros mais longo que o parente europeu (4,87 metros contra 4,76 metros)](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/260713_passat_14.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Na onda aventureira, a VW lançou a Passat Alltrack em 2011; baseada na Variant atual, tem os adereços plásticos pintados de preto e prata que caracterizam este tipo de carro Na onda aventureira, a VW lançou a Passat Alltrack em 2011; baseada na Variant atual, tem os adereços plásticos pintados de preto e prata que caracterizam este tipo de carro](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/260713_passat_15.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Acompanhando o Passat, a marca de Wolfsburg deu um tapa no visual do Passat CC; junto com a mudança visual veio um novo nome: agora ele se chama apenas CC Acompanhando o Passat, a marca de Wolfsburg deu um tapa no visual do Passat CC; junto com a mudança visual veio um novo nome: agora ele se chama apenas CC](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/260713_passat_16.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login
Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.