Hyundai Azera usado é sedã de luxo com V6 de 250 cv por menos de R$ 70.000
Se você compra carro por metro, o sedã coreano é imbatível: grande, espaçoso, confortável e muito bem equipado
Parece brincadeira, mas um sedã médio bem equipado já supera R$ 160.000, valor que há pouco tempo era restrito a marcas como Audi, BMW e Mercedes. Mas por R$ 90.000 a menos já é possível adquirir um sedã executivo usado com fartura de motor, conforto e equipamentos: o Hyundai Azera de quinta geração.
Apresentado em janeiro de 2012, rompeu com o antigo estilo careta ao adotar o estilo escultura fluida da Hyundai. Muito robusto e espaçoso, tornou-se um dos favoritos das blindadoras, graças à disposição do motor Lambda II em alumínio, um V6 3.0 com duplo comando variável, 250 cv e 28,8 mkgf, ligado sempre a um câmbio automático de seis marchas.
Quatro Rodas está nos Canais do WhatsApp; clique e participe!
Ele foi oferecido em duas versões, Completa (T696) e Completíssima (T695). A primeira traz retrovisor fotocrômico, ar digital bizona (com saídas atrás), volante multifuncional, bancos de couro (aquecimento e ajuste elétrico), sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, ABS, airbags frontais, laterais, de cortina e joelho (para o motorista) e roda aro 18.
A segunda opção adiciona chave presencial (que liga o motor), teto solar panorâmico, faróis de xenônio, controles de estabilidade e tração, painel de instrumentos com efeito 3D, freio de estacionamento elétrico com auxílio de saída em aclive, cortina traseira elétrica e iluminação no painel e nas portas abaixo das réguas.
O modelo permaneceu sem alterações até a linha 2015, que passou a ter só a versão top. O sedã sofreu uma leve reestilização, com para-choque e grade redesenhados, e o interior ganhou novo painel, com central multimídia com tela de 8 polegadas.
Como todo sedã executivo, o Azera sofreu forte desvalorização, fazendo com que seja encontrado por valores bem abaixo da tabela. Bem estabelecido no mercado, é conhecido por não apresentar problemas crônicos, mas é preciso checar até que ponto seu plano de revisões foi seguido.
Muito cuidado com os blindados: cheque funcionamento de vidros, borrachas, frisos e a suspensão, que sofre com o acréscimo de peso.
Principais defeitos do Hyundai Azera
Câmbio – Não costuma apresentar defeitos, mas vale verificar se ele funciona sem trancos ou retenções desnecessárias no modo sequencial. O fabricante não especifica a troca do fluido, mas é recomendável que ela tenha sido feita em unidades com mais de 100.000 km.
Teto solar – Mau cheiro ou manchas de mofo são sinais de infiltração de água, decorrente do entupimento dos drenos. Verifique se não há trincas no vidro ou ruídos anormais no mecanismo e nas cortinas basculantes.
Freios – Pode ocorrer falha no recurso Auto Hold por problema nos componentes do sistema ABS. O reparo exige mão de obra especializada e costuma ser realizado sem ônus dentro do período de garantia.
Lavadores de farol – Os esguichos são facilmente danificados em colisões dianteiras e nem sempre reparados: são indispensáveis para o correto funcionamento da luz de xenônio. O conserto pode chegar aos R$ 500.
Suspensão – Por ser um automóvel grande e pesado, vale a pena verificar a suspensão, com sistema McPherson na dianteira e multilink na traseira. Inspecione o estado de buchas, batentes, bieletas e amortecedores.
A voz do dono
- Nome: Alexandre Parente Soares
- Idade: 33 anos
- Profissão: empresário
- Cidade: Santo André (SP)
O que eu adoro
“Desenho ainda é atual, parece não ter cansado. O V6 empurra muito bem, tem consumo coerente e nunca apresentou problemas. É espaçoso e confortável sem abrir mão da segurança.”
O que eu odeio
“A grande distância entre os eixos faz com que o assoalho raspe facilmente em saídas de garagem subterrâneas. O perfil do teto compromete o espaço para a cabeça dos ocupantes atrás.”
Preço médio dos Hyundai Azera usados (KBB)
Modelo | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 |
---|---|---|---|---|---|---|
Azera 3.0 V6 | R$ 69.220 | R$ 77.220 | R$ 81.420 | R$ 89.862 |
R$ 109.783
|
R$ 124.000
|
Preço das peças
Original | Paralelo | |
---|---|---|
Para-choque (dianteiro) | R$ 2.900 | R$ 2.500 |
Farol (cada um) | R$ 4.900 | R$ 2.300 |
Discos de freio (par) | R$ 416 | R$ 125 |
Pastilhas de freio (jogo) | R$ 900 | R$ 280 |
Amortecedores (quatro) | R$ 4.000 | R$ 800 |