Guia de usados: você ignoraria o câmbio Poweshift para ter um Ford Focus?
Com comportamento dinâmico apurado, sedã e hatch são excelentes opções para quem deseja um carro médio rápido e bem equipado
Sim, o Ford Focus de terceira geração (lançada em 2013) é carro para quem gosta de carro.
Pode não ter o melhor desempenho nem o menor consumo, mas conquistou uma legião de fãs pelo rodar confortável e pelas ótimas reações para quem gosta de dirigir.
O mais aceito é o hatch na versão de topo, Titanium, com motor Duratec DirectFlex 2.0 de 178 cv. Com injeção direta, traz bons 22,1 mkgf e usa câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift e controle de estabilidade (ESP).
Agrada pelo bom nível de equipamentos: airbags de cortina, partida sem chave, retrovisor interno fotocrômico, apoio de braço no banco traseiro, luzes de cortesia com leds e multimídia Sync com tela de 8 polegadas, comandos de voz e câmera traseira.
Mais completo é o Titanium com o pacote Plus: acrescenta faróis de xenônio, luzes diurnas de led, faróis auxiliares em curva, teto solar, banco do motorista elétrico, sistema auxiliar de estacionamento e espelhos com aquecimento e rebatimento elétrico.
Menos equipada, a versão SE também é queridinha do público: airbags frontais e laterais, faróis de neblina, sensores de ré, bancos de couro, piloto automático e sensor de pressão dos pneus. Dispõe ainda do pacote Plus (o ar digital bizona é de série).
A versão SE também tem excelente liquidez com o motor Sigma TiVCT de 1,6 litro, também bicombustível. Dotado de comandos variáveis, rende 135 cv e 16,7 mkgf, ligado ao câmbio manual de cinco marchas ou Powershift de seis.
A versão menos atraente é a S, que perde os airbags laterais. É equipada com freios ABS, cintos de três pontos para todos, Isofix, retrovisores com piscas, computador de bordo e sistema de som Sync com MP3, Bluetooth e comandos por voz.
Reestilizada, a linha 2016 é substancialmente mais cara tanto pelo visual igual ao do zero-km (que muito em breve sairá de linha) quanto por novos itens, como a frenagem autônoma (na versão Titanium Plus).
O sedã recebeu o nome Fastback, a versão S deixou de ser oferecida e o câmbio Powershift tornou-se exclusivo dos motores Duratec 2.0.
Comum a todos os Focus é o acerto primoroso da suspensão, aliado à direção suave e precisa. Esse grau de refinamento dinâmico basta para explicar a legião de entusiastas que o modelo conquistou e manteve ao longo de três gerações em quase 20 anos.
A grande oferta do Focus no mercado de usados pode ser explicada em parte pelo pós-venda, notório pela demora ou incapacidade de solucionar problemas como o do câmbio Powershift.
Por isso é muito fácil encontrar o modelo por valores muito abaixo da tabela.
Onde o bicho pega
Acabamento interno – É um dos pontos mais fracos do modelo: repleto de plásticos duros, com textura grosseira e peças mal encaixadas. O alto nível de ruído interno pode ser indício de carro muito rodado que teve a hodômetro adulterado.
Câmbio Powershift – Apresentou várias falhas: superaquecimento, trepidação, ruídos anormais e desgaste precoce da embreagem dupla. A Ford admitiu todas elas, fez reparos gratuitos e estendeu a garantia do câmbio por dez anos ou 240.000 km.
Direção – Ruídos anormais são provocados quase sempre por folgas na coluna e caixa de direção, o que resulta na substituição desses componentes. O problema é maior em veículos que rodam em pisos irregulares.
Injeção direta – Combustível adulterado compromete seu funcionamento. Verifique se o funcionamento do motor é linear em todas as rotações e se o painel não acusa falhas em retomadas: é o primeiro indício de problema na bomba de alta pressão.
Teto solar – Veja se há marcas de oxidação ou cheiro de mofo no forro, sinais claros de infiltração de água. Funcionamento regular
e silencioso é sinônimo de teto bem cuidado.
Recalls – Foram só dois: problemas nos parafusos de fixação dos bancos dianteiros e traseiro e na mangueira de combustível.
A voz do dono
- Nome: Thiago Pereira
- Idade: 38 anos
- Profissão: engenheiro mecânico
- Cidade: Araras (SP)
O que eu adoro
“O acerto de suspensão beira a perfeição: há um compromisso perfeito entre conforto, segurança e prazer em dirigir. Porta-malas, de 316 litros, é o maior da categoria e o desenho arrojado ainda atrai.”
O que eu odeio
“O motor 1.6 16V é econômico, mas tem desempenho apenas aceitável. E apesar de funcionar bem, o câmbio Powershift limita a aceitação do Focus no mercado: quase ninguém aceita na troca por outro modelo.”
Nós dissemos
Outubro de 2013 – “Sistemas como o da suspensão, embora conservem as estruturas originais, ganharam novos materiais, mais leves e rígidos. A maior novidade, no entanto, está sob o capô: o motor 2.0 Duratec DirectFlex é o primeiro motor flex do mundo com injeção direta de combustível, e já vem sem sistema auxiliar de partida a frio.”
Pense também em um…
Chevrolet Cruze 2ª geração – Na versão hatch ou sedã, ele agrada quem procura um rodar mais confortável e um ambiente interno mais requintado. Outra virtude é o alto rendimento do motor 1.4. Com turbo e injeção direta, ele apresenta melhor desempenho e menor consumo quando comparado aos motores do Focus.
Preços médios dos usados
Modelo |
2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 |
Hatch S/SE/SE Plus 1.6 | 47.488 | 50.161 | 60.481 | 65.042 | 67.454 |
Hatch S/SE/SE Plus 1.6 Powershift | 48.242 | 50.236 | 63.393 | – | – |
Hatch SE/SE Plus 2.0 | 48.920 | 50.898 | 63.205 | 69.777 | 74.920 |
Hatch Titanium/Titanium Plus 2.0 | 58.270 | 61.443 | 69.623 | 76.356 | 87.455 |
Sedan S 1.6 | 77.321 | 84.049 | 94.304 | 104.192 | – |
Sedan S 1.6 Powershift | 48.242 | – | – | – | – |
Sedan S 2.0 Powershift | 52.310 | 57.681 | – | – | – |
Sedan SE 1.6 | 25.095 | 55.763 | – | – | – |
Sedan e Fastback SE/SE Plus 2.0 | 50.534 | 56.026 | 63.202 | 65.182 | 70.675 |
Sedan e Fastback Titanium/ Plus 2.0 | 59.079 | 61.652 | 65.097 | 74.269 | 80.866 |
Preços das peças
Peças | Original | Paralelo |
Para-choque dianteiro | 2.422 | 599 |
Farol completo (cada um) | 2.228 | 890 |
Disco de freio (par dianteiro) | 250 | 300 |
Pastilhas de freio (par dianteiro) | 150 | 120 |
Amortecedores (os quatro) | 2.280 | 1.730 |
kit de embreagem | 1.348 | 600 |