OS ELEITOS 2016: SEDÃS COMPACTOS
O Etios Sedan é o queridinho de seus donos pelo seu conforto, segurança e desempenho
A beleza está nos olhos de quem vê –isso já foi até provado pela revista científica Current Biology em um estudo de 2015, com 35.000 voluntários. Na pesquisa Os Eleitos, entrevistamos cerca de 2.500 pessoas por ano, amostra suficiente para constatarmos: o visual do Etios não desagrada tanto quem leva um para casa. Ano passado, a nota em design foi 101. Agora caiu, mas continua alta: 98,5. Motor também não é problema: 103,7 em velocidade de arranque.
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Consumo urbano (97,9) e rodoviário (100,7), idem. No porta-malas, o sedã tem a avaliação mais alta registrada em toda a pesquisa (106,2). Dos 23 atributos, nenhum estava abaixo de 90. Aliás, a pior nota foi para o preço de compra (94,8). Não é uma cotação ruim, até pela proximidade com o mais bem avaliado nesse item, o Versa (96,2).Procuramos queixas generalizadas com lupa, mas não encontramos nada além de reclamações pontuais de um dono ou outro.
Porta-malas |
Espaço interno |
Desempenho |
Consumo |
“O design não é uma obra-prima, mas o carro preza pelo conforto, segurança e ótimo desempenho, aliado a pouca manutenção” Rodrigo Miranda Namba, 27, Goiânia (GO)
2º Nissan Versa – 97,7
O sedã japonês faz sua estreia em grande estilo, fruto de um trabalho competente da marca. O Versa ganhou requinte e novas versões – incluindo a opção de câmbio automático. Não por menos, foi o mais bem avaliado em preço de compra (96,2), equipamentos (98,1) e espaço interno (101,9). Só Versa e Etios não tiraram nenhuma “nota vermelha”. Sua pior avaliação foi no quesito nível de ruído (88,2).
3º Fiat Siena – 97,2
Após ficar em último no ano passado, o Siena dá a volta por cima e aparece no pódio – apesar de não ter destaques. Sua nota mais alta (100,7 em porta-malas) foi a pior entre os rivais. A melhor posição foi um segundo lugar em tamanho da rede (99,6). O segredo foi não ser o pior em quase nada e ter médias razoáveis, como um 96,1 em acesso aos comandos e 96,6 em equipamentos.
4º Hyundai HB20S – 96,2
O coreano começa a se recuperar de um quinto lugar no ano passado. A nota aumentou e ele subiu um degrau. Dois fatores ajudaram: um leve facelift e o excelente trabalho de pós-venda. Sua nota mais alta foi para o design (103), também o melhor índice entre os rivais. A marca foi considerada a mais confiável do grupo (98,1), com o bônus de uma ótima avaliação em quantidade de concessionárias (98,4).
5º Chevrolet Cobalt – 95,9
Ano passado, o Cobalt foi o pior em 11 dos 23 critérios pesquisados. Agora foram só cinco. Como sua nota final subiu de 94,4 para 95,9 e o Prisma perdeu pontos, a quinta posição é um alento. Continua agradando em porta-malas (103,7) – a nota de 2015 foi 103,6 – e em velocidade de arranque (100,9). Consumo urbano (80,6) e rodoviário (89,6) é a dor de cabeça relatada pelos proprietários.
6º Chevrolet Prisma – 95,3
O menor sedã da GM já esteve melhor na foto: foi terceiro em 2015. Ele tem um bom porta-malas (101,2), mas os comentários abertos sinalizam que o carro não empolga o dono. Não há reclamações efusivas, mas nenhum elogio contundente. De acordo com os proprietários, poderia transmitir mais segurança (90,7), ter mais itens de segurança (91,4) e oferecer mais estabilidade nas curvas (91,6).
7º Renault Logan – 95,0
De quarto para sétimo lugar, ele foi ultrapassado por Siena, HB20S e Cobalt. Foi o melhor em visibilidade (98,1) e ainda agrada aos donos em espaço interno (100,8) e porta-malas (102,2). Mas obteve o pior resultado em nove atributos. Entre eles, confiabilidade do fabricante (94,1), valor de revenda (88,7) e preço das peças (87,4). Sua nota mais baixa foi em nível de ruído (84,1).