Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

As diferenças entre automático e automatizado de dupla embreagem

Câmbios automáticos convencionais são mais maduros e confiáveis, mas os automatizados de dupla embreagem permitem melhor desempenho e consumo

Por Redação
Atualizado em 24 jun 2018, 01h00 - Publicado em 23 fev 2016, 16h15
Volkswagen Virtus
Câmbio automático de seis marchas (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Quais as diferenças entre câmbio automático e automatizado de dupla embreagem? Quais as vantagens e desvantagens de cada um? – Rosival Messias Neto, por email.

O câmbio é um dos elementos da transmissão.

Ele fica entre o motor e as rodas, conectando-se ao primeiro via embreagem (manual e automatizado) ou conversor de torque (automático) e às rodas por meio de eixos e do diferencial.

Sua função é permitir que o carro trafegue em diversas condições, como em subidas ou diferentes velocidades.

Continua após a publicidade

Automático

Faz as trocas de forma autônoma usando como parâmetros a carga, posição do acelerador e velocidade do veículo. Ele difere do câmbio manual nas engrenagens (planetárias) e também no modo de acoplamento com o motor.

No lugar da embreagem, o automático usa um conversor de torque, um dispositivo hidráulico que transmite a força do motor para o câmbio de acordo com a pressão em seu interior.

Câmbio Tiptronic automático
Câmbio Tiptronic automático (Divulgação/Audi)
Continua após a publicidade

É um sistema mais maduro que o automatizado de dupla embreagem, e costuma apresentar menos problemas.

Quando há uma quebra, porém, o conserto pode ser complexo e caro – algumas marcas terceirizam a assistência de suas caixas automáticas, e simplesmente substituem o componente quando ele apresenta alguma avaria, ao invés de repará-lo.

Automatizado com embreagem dupla

É uma caixa manual, que se diferencia pela adição de um sistema elétrico ou eletro-hidráulico no comando. O acionamento da embreagem e a seleção das marchas são realizados por atuadores, sem a intervenção do motorista.

Continua após a publicidade

Como o nome diz, este tipo de câmbio possui duas embreagens: uma responde pelas marchas ímpares, outra pelas pares.

Dessa forma, ele consegue trocar as relações sem nunca interromper a transmissão da força gerada pelo motor, como acontece no câmbio manual e no automatizado convencional.

Câmbio S tronic automatizado de dupla embreagem

Continua após a publicidade

As transmissões de dupla embreagem oferecem trocas mais rápidas e menor consumo de combustível que os automáticos convencionais, sem aquele característico lag (atraso) causado pelo conversor de torque ao pressionarmos o acelerador.

Porém, é um sistema mais caro, e ainda sofre com algums problemas de confiabilidade – no Brasil, tanto o Powershift da Ford quanto o DSG da VW foram alvos de reclamações de consumidores.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.