Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

O manual para dirigir e manter um carro blindado

Alteração de dirigibilidade pelo peso extra e vidros mais sensíveis são situações com as quais o dono de blindado deve lidar

Por Alexandre Ule Ramos
Atualizado em 22 abr 2021, 23h13 - Publicado em 23 jun 2015, 22h26

Blindados: como dirigir

Uma blindagem adiciona hoje entre 150 kg (sedã médio) e 250 kg (SUV grande). É algo como dois ou três adultos, o que cria a sensação de dirigir um veículo que está sempre carregado. Por isso, um blindado demanda muito mais atenção na direção do dia a dia. Suas reações são mais lentas e devem ser mais estudadas.

Por exemplo, exigem maior espaço para frear, o que obriga o motorista a dirigir mais distante do carro à frente. Na curva, um veículo alto, como o SUV, tende a apresentar inclinação excessiva, por causa do aumento de peso no alto (nos vidros).

O uso do blindado requer ainda a mudança de hábitos que parecem banais. É comum o dono se esquecer de travar as portas ou andar com janela ou teto solar aberto, o que anula todo o sistema defensivo proporcionado pela blindagem.

Continua após a publicidade

Há ainda cuidados que prolongam sua vida útil, como não bater a porta com a janela aberta: o vidro pode rachar se não estiver todo apoiado no batente. Também não se deve deixar a porta aberta mais que o tempo de entrar e sair, pois o peso extra pode empená-la. E os vidros só podem ser acionados com o motor ligado, para não sobrecarregar o sistema.

Também para preservá-los, evite deixar o veículo ao sol por longos períodos e, caso ocorra, não jogue água, pois o choque térmico pode trincá-los. Ao entrar na cabine, não direcione o ar-condicionado diretamente para os vidros, pois há o risco de delaminação – quando a camada plástica interna se descola do vidro.

No trânsito, opte pelas pistas laterais, onde a chance de evasão é maior. Nos semáforos, tente deixar 5 metros do veículo da frente – num ataque, haverá espaço para manobrar e estudar como abrir caminho. É também por causa da facilidade de superar obstáculos que muitos acabam preferindo um carro alto como o SUV.

Tais fatos mostram a importância de fazer um curso de direção defensiva ou específico para blindados. Ele ensinará a escapar sob o ataque de tiros (são usadas armas de paintball), para simular a condição de estresse do assalto, além de técnicas de controle do veículo em fugas e até condicionar o dono a não abrir a porta sob a pressão de uma arma, o que ocorre na prática com muitos motoristas dentro de um blindado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.