Clássico alemão: BMW M3 x Mercedes-AMG C 63 S
BMW e Mercedes são concorrentes, mas cada um usa armas distintas para conquistar o consumidor e derrotar o rival
Eis duas lendas: de um lado, BMW M3, versão do sedã da Série 3 feita pela divisão de competição da fábrica, a Motorsport. Lançado em 1985, ele está na quinta geração.
De outro, o Mercedes-AMG C 63 S, derivado da Classe C, feito desde 1993, quando a AMG era apenas uma preparadora independente. A AMG foi comprada em 1990 e hoje tem status de marca dentro do guarda-chuva da Daimler. O C 63 está na quarta geração.
Eu teria fácil qualquer um dos dois em minha garagem. Mas, aqui, meu desafio é apontar o melhor. Então, lá fomos nós para a pista levando uma grande lupa no bolso.
Examinando as fichas técnicas, o Mercedes enche os olhos com seu V8 4.0 biturbo de 517 cv, enquanto o BMW apresenta um seis-em-linha 3.0 biturbo com 437 cv. No torque, o Mercedes também impressiona: 71,4 mkgf (de 1.750 a 4.500 rpm) contra os 56,1 mkgf do BMW (entre 1.850 e 5.500 rpm). O motor do M3 está longe de ser fraco, mas o do Classe C gera um volume de força consideravelmente maior.
O Mercedes-AMG tem duas versões: a C 63 (com 483 cv) e a C 63 S, esta mostrada aqui. Na pista, porém, essa superioridade do Mercedes não lhe garantiu números melhores nos testes: nas arrancadas de 0 a 100 km/h, ele levou 4,6 s e o rival cravou 4,5 s.
Continuando a acelerar, o Mercedes levou 23,8 s para vencer o primeiro quilômetro, atingindo a velocidade de 225,8 km/h. O BMW foi mais rápido de novo: gastou 22,6 s, chegando a 241,8 km/h.
A velocidade máxima de ambos é limitada eletronicamente em 250 km/h. Mas a BMW libera mudanças no mapeamento do motor que permitem chegar aos 280 km/h.
Até no consumo, o BMW se saiu melhor. O M3 terminou com as médias de 7,7 km/l na cidade e 12 km/l na estrada. O C 63 S ficou com 6,3 km/l e 9,1 km/l, respectivamente.
Uma explicação para esses resultados de testes pode ser dada pela transmissão. Os dois carros têm câmbio automatizado de sete marchas. Mas o do BMW está mais bem escalonado e também se mostrou mais rápido nas trocas.
Mas essa não é a única razão. O Mercedes foi traído pela balança. Ele pesa 1.743 kg, contra os 1.520 kg do concorrente. Essa gordura literalmente pesou para o motor aproximando as relações peso/potência e peso/torque dos carros.
Ponto para a Motorsport, que submeteu o M3 a um processo que, segundo ela, retirou 80 kg do modelo, na comparação com seu antecessor. A dieta foi baseada em materiais leves: alumínio (suspensão e capô), magnésio (cárter), e fibra de carbono (cardã e teto).
A AMG também tentou emagrecer. Mas foi menos rigorosa e comprometida. Ela fez somente uso de alumínio, em partes da suspensão e no capô, e perdeu a linha na quantidade de equipamentos.
O grande número de recursos não foi de todo ruim, no entanto, porque o C 63 S perdeu fôlego, mas ganhou, por exemplo, melhor dirigibilidade. Até aqui, o M3 estava em vantagem no comparativo, porém o C 63 reagiu ao se comportar de forma mais equilibrada, tanto na pista quanto no dia a dia.
O Mercedes-AMG é um carro mais previsível, que contorna melhor e consegue sair mais rápido das curvas. O BMW, ao contrário, é arisco e exige um pouco do motorista. Ao volante do M3, senti como se ele fosse um carro de corrida ajustado para outra pessoa. E independentemente dessa percepção, a posição de dirigir do M3 não é tão boa, em razão de o volante estar desalinhado (para a direita) em relação a banco e pedais.
Concepções diferentes
Os dois têm suspensão ativa e independente, tração traseira com bloqueio eletrônico do diferencial e direção elétrica com assistência variável. Mas o Mercedes se destaca com maior número de ajustes nos programas de condução (que regulam as respostas de direção, suspensão, câmbio e motor – incluindo o ronco do escapamento).
O C 63 S tem cinco opões: Controlled Efficiency (privilegia conforto) Gliding Function (economia), Sport e Sport+ (desempenho) e Race (permite diferentes configurações segundo a preferência do motorista). O M3 só tem três: Comfort, Sport e Sport+.
O conteúdo dos sedãs reforça a disparidade de conceitos entre as marcas – que as versões preparadas tornam ainda mais evidente. Pelos modos de condução, fica claro que o BMW privilegia a esportividade, enquanto a Mercedes considera também os outros aspectos.
No modo conforto, o Classe C apresenta de fato comportamento confortável. Ao contrário do Série 3, que mesmo no Comfort mostra a suspensão firme e a direção direta.
Outro sinal nesse sentido é dado pelo ESP. No BMW, há duas possibilidades de uso: On e Off. Sendo que, ligado, o sistema do M3 tem limites bem mais tolerantes que em um Série 3 convencional. O Mercedes, por sua vez, conta com três padrões: On (tão cauteloso quanto o de um C 200), Sport e Off.
Com a mesma determinação, a Mercedes também usou todo seu estoque de equipamentos de segurança no C 63 S. Além de seis airbags (frontais, laterais e de cabeça), sensor de chuva, sensor de estacionamento, faróis de led, câmera 360 graus e head-up display (também presentes no BMW), só o Mercedes conta com airbag de joelho para o motorista, sensor de pressão dos pneus, Attention Assist (alerta de fadiga) e Neck Pro (apoios de cabeça ativos).
O M3 tem o Active Protection, um sistema que antecipa as situações de perigo similar ao Pré-Safe do C 63, porém mais completo, graças à integração com o sistema ConnectedDrive, que interliga os diferentes dispositivos do carro (ESP, piloto automático, câmeras e cintos de segurança).
Em matéria de conectividade, a BMW está à frente da Mercedes no Brasil. O pacote eletrônico do Série 3 inclui acionamento de diversas funções do veículo via smartphone, serviços de assistência remota, chamadas de emergência, informações do trânsito em tempo real e serviço de concierge.
Almoço grátis
Em relação ao conforto, há diferenças pontuais. O Classe C tem teto solar panorâmico e requintes como coxins de motor ativos (que obedecem ao sistema de ajuste dos modos de direção, dosando o nível de ruído e vibração passado à carroceria).
No acabamento, a BMW tem visual mais despojado, com painel revestido com detalhes em fibra de carbono. E a Mercedes opta por um estilo mais luxuoso, usando alumínio, couro e fibra de carbono, e um relógio no console com design da grife suíça IWC.
Como não existe almoço grátis, depois do processo de engorda, o AMG não ficou apenas mais pesado, mas também mais caro. Enquanto o M3 sai por R$ 437.950, o C 63 S custa R$ 551.900. A diferença de preço é grande, mais precisamente R$ 113.950.
Em compensação, o Mercedes-AMG entrega mais em equipamentos de série, nível de sofisticação e, neste confronto, também se saiu melhor em dirigibilidade, segurança e vida a bordo.
Avaliação do editor
Motor e Câmbio – O Classe C tem o motor maior e mais potente, mas, na pista, o Série 3 se saiu melhor em acelerações e retomadas e ainda gastou menos, nas medições de consumo urbano e rodoviário.
Dirigibilidade – O diâmetro de giro do AMG é de 11,3 m, e o do M3 é de 12,2 m. O AMG é mais dócil, equilibrado e previsível, enquanto o M3 é mais arisco e exige mais do motorista.
Segurança – O Mercedes vem com airbag de joelhos, sensor de pressão dos pneus, Attention Assist (alerta de fadiga) e Neck Pro (apoios de cabeça ativos) e o Pre-Safe. O M3 tem o sistema Active Protection (ligado ao ConnectedDrive.
Seu bolso – Ambos contam com dois anos de garantia de fábrica. Mas o preço R$ 117.050 menor garante ao BMW uma relação custo-benefício mais atraente que a do rival.
Conteúdo – Mais bem equipado que o BMW, o Mercedes tem teto solar panorâmico, relógio IWC no console e acabamento luxuoso, com couro, alumínio e fibra de carbono, no painel.
Vida a bordo – Dono da melhor posição de dirigir, o C 63 S tem um modo Comfort que é verdadeiramente confortável. O BMW M3 tem ajustes sempre mais firmes.
Qualidade – Os dois sedãs usam de materiais de boa qualidade, em peças bem confeccionadas e soluções técnicas avançadas.
Veredicto QUATRO RODAS
O Mercedes-AMG é mais caro, mas se apresentou como dono do melhor conjunto, podendo ser usado em todas as situações. Mais barato, o BMW é mais rápido e consegue entregar agressividade e dinâmica viscerais. Ou seja: dois sedãs esportivos alemães para públicos bem distintos.
Teste de pista (com gasolina)
Mercedes-AMG C 63 S | BMW M3 | |
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ACELERAÇÃO | ||
de 0 a 100 km/h: | 4,6 s | 4,5 s |
de 0 a 1.000 m: | 23,8 s – 225 km/h | 22,6 s – 241,8 km/h |
VELOCIDADE MÁXIMA: | 250 km/h (dado de fábrica) | 250 km/h (dado de fábrica) |
RETOMADAS | ||
de 40 a 80 km/h (em D): | 2,5 s | 2 s |
de 60 a 100 km/h (em D): | 2,5 s | 2 s |
de 80 a 120 km/h (em D): | 3,1 s | 2,8 s |
FRENAGENS | ||
60 / 80 / 120 km/h a 0: | 16,7 / 25,7 / 58,5 m | 15,6 / 25,8 / 56,9 m |
CONSUMO | ||
Urbano: | 6,3 km/l | 7,7 km/l |
Rodoviário: | 9,1 km/l | 12 km/l |
RUÍDO INTERNO | ||
Neutro / RPM máximo: | 45,3 / 72,3 dBA | 45,3 / 83,5 dBA |
80 / 120 km/h: | 62,1 / 67,8 dBA | 66,7 / 71,3 dBA |
AFERIÇÃO | ||
Velocímetro real a 100 km/h: | 98 km/h | 97 km/h |
Rotação do diferencial a 100 km/h em 5ª marcha: | 1.600 rpm | 1.750 rpm |
SEU BOLSO | ||
Preço: | R$ 555.000 | R$ 437.950 |
Garantia: | 2 anos | 2 anos |
Concessionárias: | 47 | 51 |
Mercedes-AMG C 63 S | BMW M3 | |
---|---|---|
Motor: | gasolina, diant., long., V8., 32V, injeção direta, biturbo, 3.982 cm³, 93,0 x 92 mm, 10,5:1, 517 cv a 5.500 rpm, 71,4 mkgf entre 1.750 rpm e 4.500 rpm | gasolina, diant., long., 6 cil. em linha, 24V, injeção direta, comando de válvulas variável, coletor de admissão variável, biturbo, 2.979 cm³, 89,6 x 84 mm, 10,2:1, 437 cv a 5.500 rpm, 56,1 mkgf entre 1.850 e 5.500 rpm |
Câmbio: | automatizado, sete marchas, tração traseira, diferencial autoblocante | automatizado, sete marchas, tração traseira, diferencial autoblocante |
Direção: | elétrica, 11,3 m (diâmetro de giro) | elétrica, 12,2 m (diâmetro de giro) |
Suspensão: | multilink nos dois eixos | McPherson (diant.), multilink (tras.) |
Freios: | discos ventilados nas quatro rodas | discos ventilados e perfurados nas quatro rodas |
Pneus: | 255/35 R19 (diant.), 265/35 R19 (tras.) | 255/350 R19 (diant.), 275/35 R19 (tras.) |
Peso: | 1.734 kg | 1.520 kg |
Peso/potência: | 3,4 kg/cv | 3,5 kg/cv |
Peso/torque: | 24,3 kg/mkgf | 27,1 kg/mkgf |
Dimensões: | comprimento, 475,5 cm; largura, 184 cm; altura, 142,5 cm; entre-eixos, 284 cm; tanque de combustível, 66 l | comprimento, 467,1 cm; largura, 187,7 cm; altura, 142,4 cm; entre-eixos, 281,2 cm; tanque de combustível, 60 l |
Equipamentos de série: | sensores de estacionamento, chuva e pressão dos pneus, bancos elétricos para motorista e passageiro, ar-condicionado, central multimídia, faróis de led direcionais, câmera 360, piloto automático, head- up display, airbag de joelhos, teto solar, | sensores de estacionamento e chuva, banco elétrico para o motorista, ar-condicionado, central multimídia, faróis de led, câmera 360, piloto automático, head-up display, Active Protection. |