Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Chevrolet Corvette Stingray: de volta aos bons tempos

A sétima geração comemora os 60 anos do Corvette com estilo futurista, mas sem desrespeitar a velha guarda

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 23 nov 2016, 17h51 - Publicado em 7 set 2014, 15h43
Chevrolet Corvette Stingray
Lanternas redondas foram aposentadas na sétima geração ()

Criada para comemorar os 60 anos de vida, a sétima geração do mito é vista pela Chevrolet como uma safra especial. Tanto que ganhou o direito de ostentar o sobrenome Stingray, assim como a geração 2 (de 1963, grafado separado, Sting Ray) e 3 (de 1968). Fomos até os Estados Unidos e comprovamos: a marca não está exagerando. O batismo especial é mais do que merecido.

Os fãs de Corvette – ou simplesmente Vette, como o carro é mais conhecido – podem até estranhar o design do C7 (nome-código da sétima geração), com profusão de vincos definidos e zonas recortadas no lugar dos músculos volumosos e superfícies amplas do C6. Também poderão torcer o nariz para as entradas e saídas de ar encravadas na carroceria, sempre na cor preta.

Chevrolet Corvette Stingray
Leds nos faróis: clássico, porém em sintonia com as novidades ()

Na dianteira, o friso cromado horizontal causa um efeito de sorriso, lembrando o simpático Relâmpago McQueen, do filme Carros, da Pixar. Mas até os puristas hão de reconhecer: o C7 Stingray, com seu visual de Stealth (o avião de combate invisível ao radar), está moderno. As fendas aerodinâmicas são todas funcionais e o sorriso de astro da Disney… bem, do sorriso eu confesso não ter gostado muito. Prefiro a grade do Z06, versão brutal do Corvette, com 650 cv.

Continua após a publicidade

O test-drive do novo Stingray incluiu uma viagem interestadual de cerca de 300 km, entre Nashville, no estado do Tenessee, e Bowling Green, no Kentucky, onde ficam a fábrica e o museu do Corvette – aquele que, no início de 2014, teve oito exemplares raros engolidos por uma enorme cratera.

Chevrolet Corvette Stingray
Pela primeira vez, a carroceria do Vette exibe vincos tão marcantes ()

Pudemos conhecer o Corvette manual (7 marchas) e automático (8 marchas). Se algum dia a Chevrolet trouxer o carro para o Brasil – algo descartado pela marca, ao menos por enquanto -, fique com o automático. Com ele, você terá nas mãos um carro capaz de ser angelical durante o passeio com a esposa e demoníaco na hora de se exibir para os amigos.

Chevrolet Corvette Stingray
Rodas aro 19 na frente e 20 atrás são um dos muitos opcionais ()

No console, o botão Mode Select permite ao pilo- to ajustar o modo de condução nas posições Weather, Eco, Touring, Sport e Track. Resposta de acelerador, ronco do escapamento, nível da assistência da direção, layout do painel de instrumentos e uma série de outros parâmetros são alterados conforme o modo selecionado. Na posição Eco, o Stingray pode ter desabilitado quatro de seus oito cilindros para poupar combustível. O Track, por sua vez, libera os instintos mais selvagens do mito americano.

Chevrolet Corvette Stingray
Mode Select: cinco personalidades, da mais mansa ? indomável ()

Design europeu

Antes de assumir o volante, dei outra analisada no design. Até parado o C7 é ousado. Se não fosse, não teria trocado as tão características lanternas redondas por peças em forma de losango. Tampouco teria adotado uma carroceria com linhas europeias – o perfil traseiro lembra o de algumas Ferrari. Já acomodado, me beneficiei dos múltiplos ajustes elétricos de banco e volante: apesar do capô eterno, encontrei facilmente uma boa posição de condução.

Chevrolet Corvette Stingray
LCD, coloridos no console e no quadro de instrumentos ()

A versão cedida para avaliação era a completa, o que faz muita diferença, afinal o Corvette Stingray tem opcionais capazes de fazer o preço variar entre US$ 53.995 e US$ 66.000 – o conversível sai por US$ 5.000 extras. Suspensão com molas e barras estabilizadoras especiais e amortecedores autoadaptativos, freios de alta performance, rodas aro 19 na frente e 20 atrás, sistema de cárter seco, diferencial com controle de escorregamento, kit aerodinâmico e escapamento esportivo (capaz de surtir um ganho de 5 cv, elevando a potência total para 460 cv) compõem o pacote de equipamentos Z51, disponível para todos os Stingray.

Continua após a publicidade
Chevrolet Corvette Stingray
Painel: configurável de acordo com o gosto e necessidade e o gosto do piloto ()

Em Bowling Green, um dos funcionários da fábrica comentou sobre uma peculiaridade do conversível: “Diferente do cupê, ele não tem as tomadas de ar na região acima das rodas traseiras, adotadas para arrefecer o diferencial, pois este espaço abriga a capota, quando recolhida. Para compensar, o assoalho é exclusivo, com defletores aerodinâmicos que direcionam o ar para o sistema de controle de temperatura”, disse.

Chevrolet Corvette Stingray
Só a versão cupê tem tomada de ar para o diferencial traseiro ()

O motor, claro, é um dos destaques do Stingray. De alumínio, o V8 6.2 se vale de injeção direta de combustível e variador de fase das válvulas para carregar o título de motor de alta potência mais eficiente já aplicado num Corvette, segundo a fábrica. A afirmação ganha valor quando se leva em consideração que ele é um dos modelos de produção mais longevos da história do automóvel – o recordista absoluto é outro Chevrolet, o Suburban, cujo estreia ocorreu em 1933 e até hoje é produzido, sem interrupção.

Chevrolet Corvette Stingray
V8 tem sistema que o transforma num econômico quatro-cilindros ()

Avalanche de torque

Apesar do refinamento estético que aproximou o visual do C7 dos rivais europeus, o carro mantém sua personalidade americana. A tração traseira lhe permite um 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. Mas, no Corvette, a virilidade pode ser medida mais no “como ele anda” do que no “quanto ele anda”.

Chevrolet Corvette Stingray
A tradução de Stingray é arraia, peixe cuja imagem adorna a lateral ()

Luz verde. Qualquer pisadinha mais forte e lá se vão até 64,3 mkgf de torque para as rodas, com um ralo de piscina sem tampa. Sem ter como digerir tamanha força de uma só vez, elas patinam, mastigando e marcando o asfalto. E isso nem depende do ajuste Track, o mais brutal do Mode Select, indicado para uso em autódromos. No Sport, o controle eletrônico de tração permite às rodas girarem em falso por um curto tempo. É coisa pouca, mas suficiente para o Corvette escolher o lado para o qual vai derrapar e arrancar cheio de estilo.

Chevrolet Corvette Stingray
Cupê por definição: capô longo, traseira curta ()

Finalizado o test-drive, pude apreciar melhor algumas modernidades na cabine, como o HUD (head up display) multicolorido, sistema que projeta no para-brisa, à frente do motorista, as principais informações necessárias à pilotagem, outro recurso aplicado inicialmente em aviões de guerra. Gostei também do sistema de áudio, uma espécie de super MyLink que mais parecia ter sido providenciado por uma instaladora acostumada a participar de campeonatos de som. Assim como o motor, ele impressiona pela potência descomunal.

Continua após a publicidade
Chevrolet Corvette Stingray
O C7 tem GPS, mas quem se importaria de se perder a bordo dele? ()

Fim de festa. Hora do adeus. Eu me retiro de perto do Stingray que dirigi meio que caminhando para trás e só então me dou conta do seu magnetismo hipnótico. Eu me rendo: os vincos podem até ser algo novo para o Corvette. Mas ele está lindo.

VEREDICTO

O visual do ícone americano está mais chamativo, mas não deixou de lado aquilo que lhe consagrou como mito: a potência bruta.

Ficha Técnica – Corvette Stingray Coupé V8 6.2
Motor diant., longit., V8, 16V, injeção direta
Cilindrada 6 162 cm³
Potência 460 cv a 6 000 rpm
Torque 64,3 mkgf a 4 600 rpm
Câmbio automático, 8 marchas, tração traseira
Dimensões comprimento, 449,3 cm; largura, 187,7 cm; altura, 123,4 cm; entre-eixos, 271,1 cm
Peso 1 562,2 kg
Suspensão dianteira multilink
Suspensão traseira multilink
Freios discos ventilados na frente e atrás
Pneus 245/35 R19 (diant.), 285/30 R20 (tras.)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.