Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Americanos elegem os clássicos brasileiros mais belos à venda no exterior

Tem até Kombi Last Edition à venda por 45.468 dólares e Puma GT arrematado num leilão nos EUA por 19.250 dólares

Por Diego Dias
Atualizado em 23 nov 2016, 20h52 - Publicado em 5 abr 2016, 19h28
bianco
Bianco S 1979 (reprodução/Internet)

O mercado mundial de automóveis clássicos parece ter despertado para as jóias e raridades feitas no Brasil. Apesar de não serem referência de potência e performance, eles atraem os gringos pelo exotismo e também pela beleza. O site americano Classic Driver fez uma pequena seleção dos mais belos nacionais encontrados à venda no exterior. Confira e veja se concorda com as escolhas.

LEIA MAIS:

>> Um passeio por duas das maiores coleções de clássicos do Brasil

>> O brasileiro que exporta Kombis para o mundo

>> Grandes Brasileiros: Fúria GT, um esportivo com DNA da Alfa Romeo

Continua após a publicidade

>> Top Ten: os filhos bastardos das montadoras no Brasil

Bianco S

Bianco S 1979

Obra do lendário Toni Bianco, ele fez sua estreia no Salão do Automóvel de São Paulo em 1976, com carroceria feita de fibra de vidro e plástico reforçado montado numa plataforma e mecânica de origem Volkswagen. O Bianco S traz linhas que até hoje chamam a atenção, com arcos das rodas pronunciados, para-brisa amplo, faróis duplos e o característico jogo de lanternas – com notável inspiração nos esportivos europeus da época. O modelo das fotos é um Bianco 1979 encontrado nos Estados Unidos, que foi ao leilão no último fim de semana e vendido por U$$ 24.750.

Continua após a publicidade
kombi le (3)
Kombi Last Edition 2013 ()

Kombi Last Edition 2013

A “velha senhora” foi produzida por 56 anos ininterruptos no Brasil sem grandes alterações no seu projeto original. Aposentada em 2013 por conta da impossibilidade de receber os obrigatórios freios ABS e airbags, a Kombi se despediu no mesmo ano com a série Last Edition, destinada aos colecionadores. Ela se diferencia pela pintura saia-e-blusa azul e branco, rodas brancas e pneus com faixas brancas, além de grade do radiador e para-choques no mesmo tom – tudo para dar um ar nostálgico à perua. Por dentro, a Kombi Last Edition tras inspiração “vintage” nos bancos de vinil nas cores branca e azul e cortinas com presilhas. A Kombi Last Edition anunciada está aparentemente com a suspensão rebaixada e possui 2.825 quilômetros rodados. Ela está à venda em Mônaco por, acredite, U$$ 45.468 – muito mais do que os R$ 85.000 pedidos no Brasil na época de seu lançamento.

puma gt (2)
Puma GT tem fãs espalhados por todo o mundo ()
Continua após a publicidade

Puma GT 1972

O Puma é um dos mais consagrados modelos esportivos já feitos no Brasil. Nascido em 1964 para as pistas e com uma legião de fãs espalhados pelo país (e também pelo mundo), o Puma começou sua história no Brasil com mecânica DKW de três cilindros. A carroceria do esportivo era feita de plástico reforçado com fibra de vidro, ganhando chassi, suspensão e mecânica Volkswagen em 1967. As linhas dos primeiros Puma remetem à escola italiana de design, sendo que a partir dos anos seguintes, o esportivo traz estilo que lembram os Lotus Europa e o Datsun 240Z. O Puma das fotos é um GT de 1972 equipado com um motor boxer 1.600 e câmbio manual de quatro marchas. Esse exemplar era de um colecionador brasileiro e foi levado aos Estados Unidos, sendo leiloado no último fim de semana e vendido por U$$ 19.250.

maserati 200si (3)
Maserati 200Si ()

Maserati 200Si 1956

O modelo mais desconhecido dessa lista não é brasileiro, mas tem uma história bastante vinculada ao país. O Maserati 200Si nasceu a partir de um 150S e foi encomendando em 1957 à pedido do piloto amador Severino Gomez Silva a ninguém menos do que o pentacampeão mundial de Fórmula 1 Juan Manuel Fangio. O endinheirado brasileiro pintou o clássico com as cores da bandeira do Brasil para correr nos 1.000 km de Buenos Aires. Depois das competições em que participou nos anos 50, o carro foi para um museu em São Paulo, onde ficou por muitos anos, sendo vendido apenas em 2004. Atualmente, o Maserati 200Si das fotos se encontra nas mãos do restaurador Steve Hart, que colocou à venda seu exemplar totalmente original. O preço não foi divulgado, mas levado em consideração a história e a raridade do modelo, as cifras devem ultrapassar facilmente os três dígitos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.