Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Depois de críticas pesadas, EcoSport muda na Europa e recebe (alguns) elogios

Modelo perdeu o estepe na porta traseira e recebeu melhorias no acabamento e na qualidade de condução

Por Guilherme Fontana
Atualizado em 25 mar 2024, 10h35 - Publicado em 18 nov 2015, 17h08
fabricantes
 (/)
Continua após publicidade
fabricantes

Projeto totalmente brasileiro, a segunda geração do Ford EcoSport foi lançada em 2013 e passou a fazer parte do plano One Ford, tornando-se um modelo global. Com isso, em 2014, o EcoSport chegou ao mercado europeu como um estranho no ninho: a Ford nunca havia lançado nenhum utilitário compacto por lá.

Logo em sua chegada a Europa, o EcoSport foi recebido com duras críticas da imprensa especializada. A montagem e os materiais “mais econômicos” do SUV, que chega por lá através da fabricação na Índia, não agradaram aos europeus.

fordecosport_2015_update_3-4_front.jpeg

Durante as avaliações das publicações locais, as principais deficiências apontadas estavam no comportamento dinâmico do modelo, muito “molenga” para os britânicos. Outro ponto que não os agradou foi o estepe pendurado na tampa do porta-malas. Principal característica do Eco no Brasil, o pneu causou estranheza no Velho Continente. As críticas eram ainda mais afiadas quando o modelo era comparado com seus concorrentes Renault Captur e Mazda CX-3, ambos inexistentes no mercado brasileiro.

Continua após a publicidade

LEIA MAIS:

– Teste: Ford EcoSport 1.6 Powershift

– Longa Duração: o desmonte do EcoSport

A Ford, porém, foi rápida e providenciou as alterações já para a linha 2015 do SUV – que melhorou, mas ainda não convenceu totalmente: a AutoExpress deu três de cinco estrelas possíveis para o modelo, uma leve melhora em relação às duas estrelas dadas anteriormente. As mudanças, sem previsão de chegarem ao Brasil, atingiram a suspensão, a altura do carro (que ficou 1 cm mais baixo), a direção elétrica e o controle de estabilidade. Por fora, a traseira perdeu o estepe sobressalente, gerando a primeira modificação estética do EcoSport fora do Brasil.

Continua após a publicidade

O interior também tem novidades que não contemplam o Brasil. O acabamento do painel passou a ser de melhor qualidade, com materiais emborrachados e detalhes cromados e em preto brilhante. O nível de ruídos caiu graças aos reforços nas portas e no painel. Como opcional, a marca oferece ao público europeu o pacote “Inverno”, que adiciona janelas, retrovisores e bancos dianteiros aquecidos. Já o sistema de conectividade permaneceu sem alterações, sendo classificado como “antigo” e “ultrapassado” por dispor de recursos visuais limitados.

fordecosport_2015_update_interieur.jpeg

O EcoSport é vendido no Reino Unido nas versões Zetec e Titanium. A primeira parte de 14 245 libras (equivalente a R$ 80 mil em conversão direta), enquanto a segunda começa em 16 445 libras (ou R$ 95 mil). Por lá, são oferecidos os motores 1.5 Duratec de 112 cv, 1.0 turbo de 125 cv e 1.5 Duratorq diesel de 95 cv. Por aqui, o modelo parte de R$ 65 900 com motor 1.6 de 131 cv e de R$ 82 500 com o 2.0 de 147 cv.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.