Assine: Utilize o cupom de 65% de desconto

Aos 5 anos, DS 3 continua divertido

Modelo mais acessível da DS foi lançado em 2010, mas ainda faz a alegria dos gearheads

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 8 nov 2016, 16h09 - Publicado em 26 dez 2015, 18h53
 (/)
Continua após publicidade
DS 3

O mundo está ficando chato. O mantra repetido à exaustão nas redes sociais também se aplica a alguns carros. Mas no mar automotivo em que todos se parecem iguais, o Citroën DS 3 se destaca. Lançado em 2010, o compacto nunca escondeu sua vocação para a diversão. Assim como o MINI Cooper, nasceu para ser leve, ágil e, principalmente, prazeroso de guiar. Foi ele o responsável por inaugurar a linha DS, formada por modelos mais refinados e de personalidade marcante em relação ao restante da gama Citroën – a ponto de ter dado origem a uma marca própria, a DS, lançada em 2014. 

Embora o duplo chèvron ainda seja visto na grade frontal, a ausência do logotipo da Citroën na traseira é uma das novidades da linha 2015. O DS 3 passou por uma leve reestilização, na qual os faróis foram trocados por peças bi-xenon full led. As lanternas também ganharam leds e as rodas de liga leve de 17 polegadas são novas. Várias peças podem ser personalizadas, desde adesivos e calotas centrais até os adesivos da carroceria.

Outra novidade é a inclusão de uma central multimídia que pode exibir as imagens da c��mera de ré se o veículo possuir o item. Embora tenha uma interface objetiva, é difícil compreender por que os designers da Citroën colocaram o botão do menu principal quase à frente da alavanca de câmbio – longe demais da tela sensível ao toque, que não oferece esta função. Ao lado dele também estão os controles do volume do som.

Continua após a publicidade

O DS 3 é vendido em uma única versão de acabamento, a Sport Chic, oferecida a R$ 82.490. Se equipado com o Pack Conforto, composto por sensor de estacionamento traseiro, espelhos retrovisores rebatíveis com acabamento cromado, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisor interno fotocrômico e central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas e GPS, o valor sobe para R$ 88.480. O modelo mais completo chega a R$ 92.870 acrescentando o Pack Tecnologia, formado por bancos revestidos em couro, rodas de liga leve aro 17 com acabamento diamantado, câmera de ré, faróis bi-xenon full-led e som de alta qualidade com subwoofer.

Nenhuma alteração foi realizada no motor 1.6 THP, que entrega 165 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 24,5 mkgf a 1.500 rpm. Ainda bem, já que o propulsor continua empolgando pelas acelerações. A partir das 3.000 rpm é que a turbina mostra seu poder, fazendo o pequeno DS 3 embalar rapidamente. Se a embreagem pesada, a suspensão excessivamente dura e o câmbio manual de seis marchas com engates curtos (embora nem sempre precisos) fazem a alegria dos fãs de esportividade, quem o utiliza na maior parte do tempo na cidade pode se incomodar com estas características. Mas, convenhamos, não foi para encarar trânsito que o DS 3 foi feito, e sim para divertir quem está atrás do volante. E neste quesito ele é campeão.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.