Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Exclusivo: tudo sobre os novos motores 1.0 de três cilindros e 1.6 16V da Renault

Propulsores com 82 e 120 cavalos estreiam na linha 2017 de Sandero, Logan, Duster e Oroch

Por Henrique Rodriguez
Atualizado em 23 nov 2016, 16h16 - Publicado em 28 out 2016, 12h58
motores renault SCe
 (/)
Continua após publicidade

motores renault SCe

A reestilização que Logan e Sandero acabam de ganhar na Europa ainda não virá para o Brasil, mas os novos motores 1.0 três cilindros e 1.6 da família SCe estão prontinhos para estrear nas lojas em novembro. E não apenas neles: Duster e Duster Oroch também receberão o novo motor 1.6 de 16V, cuja potência chega aos 120 cv. 

Conseguimos com concessionários as principais informações sobre os novos motores, como números de potência, torque, consumo e até mesmo o preço de algumas versões com eles.

LEIA MAIS:

>> Renault anuncia Kwid e Captur nacionais

>> Após 17 anos, Renault Clio teve sua produção encerrada

>> Franceses estão interessados em nosso Sandero R.S.

Apesar dos dois motores receberem o nome SCe, eles são completamente diferentes. O motor 1.0 12V três cilindros é chamado de BR10 e, apesar da aliança Renault-Nissan, é bem diferente do 1.0 três cilindros do Nissan March. Tanto que o motor Renault tem duplo comando de válvulas variável, enquanto o Nissan tem variador de fase e comando único. O acionamento dos comandos também é por corrente (e não correia dentada) e bloco e cabeçote são de alumínio.

motor 1.0 sce renault
Motor 1.0 12V SCe Renault ()
Continua após a publicidade

Quanto aos números, este 1.0 12V gera 82 cv a 6.300 rpm e 10,5 kgfm de torque com etanol a bons 3.500 rpm. Para efeito de comparação, o anterior 1.0 D4D de quatro cilindros e 16V que ele aposenta tem 80 cv a 5.750 rpm e 10,5 kgfm de torque a 4.250 rpm. Com potência máxima aparecendo mais tarde e o torque mais cedo, a tendência é que este novo motor se mostre mais elástico no uso, mesmo com um cilindro a menos.

O novo motor conseguiu fazer o Sandero ficar até 19% mais econômico: fez 14,2 km/l de consumo urbano com gasolina de acordo com o Inmetro. E os 13s que cravou no 0 a 100 km/h nas medições da Renault são 8% melhores. No caso do Logan, a média urbana de 13,8 km/l com gasolina representa melhora de 16% no consumo. Já o 0 a 100 km/h de 13s também é 8% melhor do que quando usava o motor antigo.

Este motor também será usado pelo Renault Kwid nacional. Como o novo compacto terá aproximadamente 800 kg, a relação peso-potência será bastante interessante.

Já o 1.6 16V SCe não causa grandes surpresas. O coletor de admissão entrega que este é o mesmo motor HR16 que a Nissan usa em Kicks, March e Versa. Porém, a Renault conseguiu maior rendimento: para Logan e Sandero serão 118 cv a 5.500 rpm e 16 kgfm de torque a 4.000 rpm e ainda haverá sistema start-stop (que desliga o motor momentaneamente em paradas para economizar combustível) de série. Para Duster e Duster Oroch serão 120 cv e 16,2 kgfm de torque nos mesmos regimes de rotação, mas sem start-stop.

Continua após a publicidade
Motor 1.6 16V SCe tem mais torque e potência
Motor 1.6 16V SCe Renault (divulgação/Quatro Rodas)

Este motor tira de cena o 1.6 8V K7M de 106 cv (@5.250 rpm) e 15,5 kgfm (@2.850 rpm), e o 1.6 16V K4M de 115 cv (@5.750 rpm) e 15,9 kgfm (@3.750 rpm). Mas nem tudo é perfeito: em vez de adotar um câmbio automático ou mesmo aproveitar o câmbio CVT da Nissan, a Renault continuará oferecendo como opcional o câmbio automatizado Easy´R. A opção de câmbio manual é de cinco marchas e não de seis, como em compactos mais recentes como os Chevrolet Onix e Prisma.

Queimando gasolina em ciclo urbano, o Sandero 1.6 ficou 19% mais econômico, com média de 12,8 km/l.  O zero a 100 km/h se dá em bons 9,8 s. É o mesmo tempo do Logan, que crava consumo 13 km/l (melhora de 21%). O Duster equipado com o novo motor, por sua vez, faz 11,2 km/l (melhora de 18%) e chega aos 100 km/h em 11,8 s. A picape Oroch conseguiu fazer 11,1 km/l (melhora de 16%) mas é um pouco mais lenta, com tempo de 12,5 s.

Outros responsáveis pela melhora na eficiência são a direção elétrica que substitui a hidráulica (na verdade o Duster já havia feito esta troca em junho, com o lançamento da linha 2017 fase 1) e o alternador inteligente, que recarrega a bateria em desacelerações e frenagens. Chato é que, no final das contas, os Duster e Oroch 2017 produzidos de julho até agora têm estas mudanças mas com o motor 1.6 16V anterior.

Continua após a publicidade

Os novos motores devem gerar um aumento de entre R$ 1 mil e R$ 2 mil em relação à tabela atual. Confira abaixo:

Preços de algumas versões com novos motores
Renault Sandero Authentique 1.0 12V R$ 42.400
Renault Sandero Expression 1.6 16V R$ 51.050
Renault Logan Expression 1.6 16V R$ 54.050
Renault Duster Dinamique 1.6 16V manual R$ 74.260
Renault Duster Oroch Dinamique 1.6 16V manual R$ 72.900

Outra novidade é o retorno do Sandero Vibe. Lançada em 2009, novamente será vendida como serie limitada fazendo as vezes de versão mais cara com motor 1.0. Tem rodas de liga-leve aro 15″ grafite, faróis de neblina, detalhes cromados na carroceria, detalhes verde-fluorescente no interior e as mesmas lanternas acinzentadas do Sandero Stepway.

renault sandero vibe 2017
Renault Sandero Vibe ()
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.