Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Falhas na pintura do Hyundai HB20

Donos do modelo reclamam de falhas na pintura e da resposta padrão das autorizadas, que culpam "agentes externos"

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 22 abr 2021, 23h10 - Publicado em 7 abr 2015, 19h11

auto-defesa auto-defesa

Um dos maiores prazeres de comprar carro novo é a certeza de que você levará uma carroceria impecável, sem leves amassados ou riscos, tão comuns num modelo usado. Então dá para imaginar a decepção do dono ao receber um veículo com pequenas manchas na pintura, como relatam proprietários de Hyundai HB20, hatch e sedã.

Um deles é o advogado Rogério Silva, de Santo André (SP). Ele diz que, dois meses após a compra, notou leves marcas esbranquiçadas na traseira do veículo, tanto na lataria como nas peças de plástico, a exemplo do para-choque. “Levei a dois especialistas, que atestaram por escrito que meu carro havia sido batido e repintado”, diz o dono de um HB20S 2014. “Tanto a concessionária como o atendimento ao cliente da fábrica disseram que nada podia ser feito.”

O analista de sistemas Rafael Dalben da Silva, de Viradouro (SP), teve um pouco mais de sorte com seu HB20 2014, que tinha manchas em teto, porta e capô. “Após muita reclamação, a Hyundai me ofereceu a pintura do capô numa oficina terceirizada. Agora terei de repintar meu carro com menos de seis meses de uso.” Porém, segundo os proprietários consultados, esse tipo de procedimento é raro. O comum é a reclamação não ser atendida pela rede, que dá sempre a mesma resposta: são causadas por agentes externos. Ou seja, é falta de cuidado do próprio dono, mesmo quando o veículo fica em garagem coberta, como nos seis casos apurados aqui.

“Na primeira lavagem, vi as manchas no porta-malas do meu HB20S”, diz o projetista Gilson Frata, de São Joaquim da Barra (SP). “A autorizada fez um polimento, mas não resolveu. Argumentaram que não poderiam fazer nada, pois foram causadas por fatores externos.”

Continua após a publicidade

Numa pesquisa no site Reclame Aqui, encontramos dez reclamações de falhas de pintura e mais de 20 casos no HB20 Clube. Até o fechamento desta edição, a Hyundai Motor Brasil não se pronunciou oficialmente sobre o problema.

O POVO RECLAMA

“Identifiquei falhas na pintura e sinais de recuperação de uma batida logo depois de comprar o veículo. Na concessionária, disseram que não havia ocorrido nada com o carro e que os problemas foram causados por agentes externos.” Rogério Esteves, analista em telecomunicações, Mauá (SP), dono de um HB20 2014

“Como eu não aceitei ficar com a pintura manchada, acabei revendendo o carro zero para a autorizada e precisei comprar outro HB20, pois nem a fábrica nem a concessionária fizeram nada para resolver isso.” Rose Mendonça, analista de SAC, Catalão (GO), dona de um HB20 2014

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.