Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Hyundai HB20 2016

Sucesso de vendas e elogiado por seu design atrevido, o modelo da marca sul-coreana ganha seu primeiro facelift

Por Isadora Carvalho | Fotos: Pedro Bicudo
Atualizado em 25 mar 2024, 10h08 - Publicado em 15 out 2015, 17h57
impressoes
 (/)
Continua após publicidade
impressoes

A Hyundai sempre assumiu abertamente a missão do HB20: ser o anti-Gol, modelo da Volkswagen que vivia no topo do ranking de vendas. A estratégia deu certo. Passados exatos três anos de sua estreia, o HB20 é o terceiro automóvel de passeio mais vendido do Brasil – e o Gol, quem diria, caiu para o quinto lugar. O design insinuante, com vincos evidentes, sempre foi uma das principais armas do coreano. Tanto que até hoje, segundo a própria Hyundai, as pesquisas com potenciais compradores indicam o estilo jovial do carro como o grande elemento de atração. Nem por isso, a marca relaxou: um HB com facelift e powertrain atualizado estreia no mercado em outubro, como linha 2016.

O pacote de mudanças inclui uma dianteira redesenhada, com a inclusão da grade hexagonal adotada como novo padrão visual da marca, além de um para-choque com a porção inferior revisada, com as molduras dos faróis de neblina interligadas por uma abertura horizontal – uma solução de estilo similar à do Gol.

Não se iluda com os belos faróis que você vê na foto acima. Exclusivos da versão Premium 1.6, eles incorporaram um novo bloco interno, com LEDs de iluminação diurna e luz principal em projetor. As demais versões seguem com parábola simples. Na traseira, nada além de um retoque sutil, com refletores maiores a ponto de invadir a zona em baixo relevo que acomoda a placa do carro. Lanternas com novo layout interno (Clear Type) são um pouco mais democráticas que os faróis: itens de série a partir da versão intermediária, Comfort Style.

pbx_4198.jpeg?1444940916

Seis marchas

Com parte das novidades de estilo restrita às versões mais caras, é na mecânica que a linha 2016 mais mudou em linhas gerais. Independentemente do nível de acabamento, todos os HB com motor 1.6 passam a contar com câmbio de seis marchas – até então, os carros com câmbio manual tinham cinco marchas e o automático, quatro. Outra novidade dos Gamma 1.6 é a eliminação do tanquinho de partida a frio – os Kappa 1.0 continuam reféns do tanque auxiliar. Sobre as novidades mecânicas, o gerente de produto, Rodolfo Stopa, ressalta: “Com a sexta marcha, reduzimos de uma só vez os níveis de consumo de combustível na estrada e de ruído na cabine”, afirma Stopa.

Continua após a publicidade
pbx_4349.jpeg?1444941041

A Hyundai não cedeu o carro para o teste de QUATRO RODAS. Segundo a marca, as melhorias nos motores Kappa 1.0 e no Gamma 1.6 focaram na economia de combustível. “A melhora foi de até 6,5% no 1.6 e 6% no 1.0”, diz Stopa. No 1.6, a redução do apetite gerou uma melhora do HB no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), promovido pelo Inmetro: a nota saltou de B para A.

Na suspensão dianteira, os amortecedores agora são dotados de batente hidráulico. De fato, ao trafegar por ruas esburacadas com o HB anterior, algumas pancadas secas, típicas de extensão máxima de amortecedor, eram ouvidas na cabine com uma frequência acima do ideal.

Conectividade

A nova central multimídia blueMedia, com GPS e tela sensível ao toque de 7 polegadas, permite ainda o espelhamento de smartphones. Quem utiliza telefones Samsung ou LG com o aplicativo Car Link pode ver na tela do blueMedia os softwares que rodam no celular.

Continua após a publicidade

“Assim, ao usar aplicativos de navegação como o Waze e o Google Maps, por exemplo, o motorista pode fazer a operação na tela do carro, o que significa maior conforto, agilidade e, consequentemente, maior segurança”, explica Stopa.

pbx_4341.jpeg?1444941018

Usuários de celulares Android de outras marcas só poderão usufruir das mesmas facilidades quando o blueMedia incorporar o sistema Android Auto, o que pode ocorrer em 2016, porém a montadora não confirma. Para os donos de iPhone, o espelhamento só estará disponível em 2016. O sistema Apple CarPlay já vem instalado no blueMedia, mas só permite realizar chamadas, acessar a biblioteca musical e enviar e receber mensagens. Não há acesso a nenhum aplicativo de navegação. O blueMedia só está disponível, como opcional, na versão Premium 1.6, por cerca de cerca de R$ 3.000.

Além do novo sistema multimídia, o interior sofreu poucos retoques, como a nova padronagem de tecidos dos bancos. Há também a opção de bancos de couro na cor marrom. A intenção, segundo a Hyundai, foi oferecer um refinamento próprio de segmentos superiores. Mas para ter essa sensação é necessário investir na compra da versão topo de linha e ainda pagar cerca de R$ 2.000 adicionais pelo pacote. Fora isso, a cabine continua igual à da linha 2015.

Continua após a publicidade
pbx_4319.jpeg?1444940997

Houve também a introdução de ar-condicionado digital, airbag lateral e retrovisores com rebatimento automático.Todas as versões ganharam novos equipamentos de série. A de entrada Confort 1.0 adotou travas e vidros elétricos. A intermediária Confort Style 1.0 ganhou rodas 15 polegadas e a topo de linha Premium 1.6, ar digital e retrovisores com rebatimento elétrico.

Em sua versão mais básica Comfort 1.0, o hatch agora parte de R$ 38.995. O intermediário Comfort Plus sai a R$ 42.600, e o Comfort Style por R$ 46.400. O sedã e o aventureiro também passarão por facelift no início de 2016.

VEREDICTO

O primeiro facelift do HB20 agrada pelas mudanças estéticas, mas é tímido em novidades. A maioria delas, como a central multimídia com espelhamento de smartphones, só equipa a versão topo de linha Premium 1.6.

Continua após a publicidade

VEJA MAIS– Novo Hyundai HB20 é apresentado oficialmente– Renovado, Hyundai HB20 parte de R$ 38.995– Longa Duração: Hyundai HB20

FICHA TÉCNICA
Motor flex, diant., 4 cilindros
Cilindrada 1.591 cm³
Potência 128/122 cv a 6.000 rpm (etanol/gasolina)
Torque 16,5/16 mkgf a 5.000/4.500 rpm (etanol/gasolina)
Câmbio automático, seis marchas, tração dianteira
Dimensões 392 cm (comprimento); 147 cm (altura); 168 cm (largura); 250 cm (entre-eixos)
Peso 1.071 kg
Porta-malas/caçamba 300 litros
Tanque 50 litros
Suspensão dianteira independente McPherson
Suspensão traseira eixo de torção
Freios disco ventilado (diant.); tambor (tras.)
Direção elétrica
Pneus 185/60 R15
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.