Jeep Compass estreia novo motor flex, mas carece de agilidade
Inédito no país, propulsor Tigershark supera o e.TorQ do Renegade em tecnologia e fica devendo em consumo
O Compass representa a segunda grande ofensiva da Jeep no Brasil. Feito para ser vendido em mais de 100 países, o SUV estreia nas revendas brasileiras em 5 de novembro com a dura missão de tomar vendas de modelos como Hyundai ix35, Mitsubishi ASX e Kia Sportage.
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O modelo é o primeiro do grupo FCA a receber o motor 2.0 Tigershark – fontes ligadas à empresa afirmam que a Toro também ganhará o novo coração ainda neste ano. São 166 cv e 20,5 mkgf de torque máximo se abastecido com etanol, sendo que os números caem para 159 cv e 19,9 mkgf se o combustível for gasolina. Utilizado no Dodge Dart e Jeep Patriot, o propulsor recebeu 20 importantes mudanças, entre adoção de novos componentes e materiais e aumento na taxa de compressão de 10,2:1 para 11,8:1. A fabricante destaca ainda o duplo variador de fase e o sistema de acionamento de válvulas, equipado com uma corrente com dentes invertidos, solução que visa minimizar o nível de ruído.
Durante nosso breve contato inicial com o Compass Flex, o Tigershark se mostrou muito superior ao 1.8 e.TorQ empregado no Renegade. Mesmo abastecido com gasolina, o novo motor é nitidamente mais esperto, proporcionando acelerações mais rápidas que as do e.TorQ. No entanto, falta um pouco de fôlego em algumas situações, como ultrapassagens e retomadas de velocidade. De vez em quando, a transmissão automática de seis velocidades (a mesma do Renegade) exige reduções no modo sequencial, seja por toques na alavanca ou nas borboletas atrás do volante (presentes a partir da versão Longitude), para não perder o embalo nas subidas. Acima dos 100 km/h, porém, o Compass flex se sai bem, mostrando-se bastante suave e silencioso. O consumo de combustível assusta: dados da Jeep informam 5,5 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada com etanol. Se abastecido com gasolina, os números mudam para 8,1 km/l e 10,5 km/l no ciclo urbano e rodoviário, respectivamente. A tração nas quatro rodas é exclusiva das versões turbodiesel.
De resto, o Compass chama atenção pelo design elegante (muito parecido com o Grand Cherokee) e pela qualidade de construção. Todas as peças são bem encaixadas e o interior tem acabamento acima da média do segmento, esbanjando materiais de boa qualidade e plásticos com textura emborrachada. O motor bicombustível equipará três versões de acabamento: Sport (R$ 99.990), Longitude (R$ 106.990) e Limited (R$ 124.990). Assim como no Compass diesel, haverá uma versão de lançamento chamada Opening Edition (R$ 109.490), limitada a 500 unidades. A marca estima que as versões flex respondam por 70% das vendas do Compass, e que a Longitude lidere a preferência do consumidor.
Veja abaixo a lista de itens de série e opcionais de cada versão do Compass:
Compass Sport (R$ 99.990):
Ar-condicionado, assistente de partida em rampas, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, chave do tipo canivete, câmera de ré, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, computador de bordo, controles de estabilidade e de tração, direção elétrica, faróis e lanternas com leds, freios a disco nas quatro rodas, GPS, Isofix, piloto automático com limitador de velocidade, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, sistema de som com seis alto-falantes e tela touchscreen de 5 polegadas, tela TFT de 3,5 polegadas e vidros elétricos nas quatro portas.
Opcionais:
Kit Segurança (air bag para joelhos do motorista, dois air bags laterais dianteiros, dois air bags de cortina, banco do passageiro dobrável com porta-objeto sob o assento)
Compass Longitude (R$ 106.990):
Todos os itens da Sport, mais ar-condicionado digital bizona, borboletas atrás do volante para trocas de marcha sequenciais, central multimídia de 8,4 polegadas, destravamento das portas e partida do motor sem chave, maçanetas externas na cor do veículo, porta-objetos sob o banco do passageiro, rodas de liga leve aro 18, sensor de pressão dos pneus e volante revestido em couro com comandos de áudio e telefone.
Opcionais:
Kit Segurança (air bag para joelhos do motorista, dois air bags laterais dianteiros, dois air bags de cortina, banco do passageiro dobrável com porta-objeto sob o assento)
Pacote Premium (bancos de couro, som Beats de 506 W, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisor interno eletrocrômico)
Teto solar elétrico
Compass Limited (R$ 124.990):
Todos os itens da Longitude, mais 5 airbags (laterais, do tipo cortina e de joelhos para o motorista), bancos revestidos em couro, faróis em xenônio, manopla do câmbio revestido em couro e sensor de chuva.
Opcionais:
Teto solar elétrico
Pacote High Tech (piloto automático adaptativo, alerta de mudança de faixa, farol alto automático (AHB), aviso e prevenção de colisão frontal, sistema de estacionamento semiautônomo (Park Assist), tomada de 127 V, chave presencial c/ partida remota do motor e alarme de pânico, bancos dianteiros elétricos e som Beats com 9 alto-falantes e 1 subwoofer)