Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Mês dos Pais: Revista em casa a partir de 9,90

Mercado: do auge ao esquecimento

Eles fizeram (muito) sucesso e foram líderes de seus segmentos, mas a fama passou...

Por Guilherme Fontana
Atualizado em 9 nov 2016, 14h59 - Publicado em 15 jun 2016, 16h13
Do auge ao esquecimento

As grandes estrelas da TV e do cinema sabem, como ninguém, que a fama pode ser passageira. No mundo dos carros não é muito diferente: alguns chegam com tudo, viram líderes de seus segmentos e, de uma hora para outra, caem no esquecimento.

Entre os principais exemplos estão os modelos sul-coreanos. Lançada no Brasil em 2009, a primeira geração do Hyundai i30 atingiu seu ápice um ano depois, com 35.930 unidades emplacadas, o que o fez conquistar a liderança de um segmento que tinha pesos-pesados como VW GolfFord Focus.

Seu declínio, porém, começou em 2012, com a segunda geração. Entre os problemas, o preço alto e o visual parecido demais com o irmão  menor HB20, de quem também herdava o motor 1.6, fraco demais para um hatch médio. Em 2014, ele adotou um 1.8, mas era tarde. Em 2015, o i30 emplacou 2.617 exemplares, ficando em último lugar da categoria.

O esquecimento também afetou outro Hyundai, o sedã grande Azera, que um dia chegou a custar menos de R$ 70.000 e vender 8.412 unidades em 2011. Em 2015, foram 866, números distantes do passado, mas ainda respeitáveis para um carro tabelado em salgados R$ 167.990.

Caso mais gritante é o Kia Soul. Caiu de 17.926 carros em 2011 para pífios 508 em 2015. Pudera: quando chegou ao país, ele partia de R$ 51.490. Hoje, mesmo sem grandes atualizações, não sai por menos de R$ 89.990 com o mesmo 1.6 de 128 cv do primo HB20. Contribuiu também para o insucesso atual o programa Inovar Auto, que sobretaxou e determinou cotas de importação para marcas que não possuem fábrica no país. como a Kia.

Por fim, há o Che­vrolet Captiva, que estreou em 2008 e conquistou o quarto lugar do ranking de SUVs em 2009, com 13.584 unidades. Sem mudanças significativas desde então, amargou o 34º lugar do segmento mais disputado do momento, com 1.217 unidades. 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo - Anual

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 5,99/mês
OFERTA MÊS DOS PAIS

Revista em Casa + Digital Completo - Anual

Quatro Rodas todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.