Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Mercedes-AMG C 63 S Coupé: a grande beleza

Seguindo a fórmula do bem-sucedido S 63 AMG, o Classe C ganha sua versão Coupé com duas portas a menos e um desenho próprio que é lindo de morrer

Por Joaquim Oliveira
Atualizado em 16 Maio 2017, 12h37 - Publicado em 5 fev 2016, 19h52
Da metade para trás, nada lembra o sedã da Classe C
Da metade para trás, nada lembra o sedã da Classe C (Andreas Lindlahr/Quatro Rodas)

Quando desenvolveu a versão Coupé do S 63 AMG, a Mercedes- Benz fez muito mais do que só retirar duas portas do enorme sedã. Ela criou um design próprio, tão envolvente e arrebatador, que foi um sucesso imediato. Portanto, nada mais lógico do que replicar a estratégia no irmão menor, o C 63 AMG.

Conservando só os para-lamas dianteiros e o capô do sedã, o C Coupé tem na traseira as maiores alterações, que só reforçam o parentesco com o S Coupé. Há a coluna traseira bem larga, os quatro escapes chamativos, o discreto aerofólio, o difusor de ar nervoso e, principalmente, as lindas lanternas horizontais, um conjunto que transborda beleza e harmonia.

Ele vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos
Ele vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos (Andreas Lindlahr/Quatro Rodas)

O mesmo toque de requinte e esportividade da carroceria domina o interior, repleto de couro ou Alcantara e de revestimentos cromados, com um pouco de fibra de carbono no console central. Os bancos integrais de série oferecem ótimo apoio lateral e permitem que motorista e passageiro viajem bem fixos, mas sem se sentir desconfortáveis.

Continua após a publicidade
Encosto de cabeça é integrado ao banco
Encosto de cabeça é integrado ao banco (Andreas Lindlahr/Quatro Rodas)

Através do volante exclusivo (três raios, com a parte inferior achatada) podemos ver os mostradores da AMG com acabamento imitando carbono numa instrumentação digital que emula conta-giros e velocímetro com ponteiros.

O quadro de instrumentos é formado por uma tela digital, Volante esportivo do C 63 AMG Coupé é exclusivo
O quadro de instrumentos é formado por uma tela digital, Volante esportivo do C 63 AMG Coupé é exclusivo (Andreas Lindlahr/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Apesar de ele ser um Classe C na essência, o espaço traseiro é menor que no sedã. É verdade que o entre-eixos é o mesmo, mas no Coupé só há dois bancos individuais e sua linha de teto inclinada no final faz com que os passageiros atrás não possam ter mais de 1,70 metro de altura sob pena de estragar o penteado.

Além do design interno e externo, outra estrela é o motor, um V8 biturbo de 470 ou 510 cv (versão S). No nosso test-drive na Espanha, o C 63 AMG S mostrou que pode ser quase tão dócil e macio quanto um Classe C comum, desde que o modo de pilotagem esteja no Comfort e os amortecedores a ar (opcionais) na posição mais macia.

O V8 tem 4 litros e é biturbo
O V8 biturbo 4.0 rende 510 cv e 71,4 mkgf (Andreas Lindlahr/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Assim, nem parece uma fera com rodas aro 19 e pneus de perfil baixíssimo (285/30 atrás). Mas é só passar para o modo Sport+ que ele descarrega no asfalto um desempenho agressivo, de arrancadas brutais, capaz de ir de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos.

Modo de pilotagem, câmbio e suspensão a ar são ajustáveis
Modo de pilotagem, câmbio e suspensão a ar são ajustáveis (Andreas Lindlahr/Quatro Rodas)

Veredicto

A identidade própria funcionou muito bem no Classe S Coupé. No Classe C, não foi diferente.

Ficha Técnica – Mercedes-AMG C 63 S Coupé

  • Motor: diant., longit., V8 biturbo, 3.982 cm3, 32V, 510 cv a 5.500-6.250 rpm, 71,4 mkgf a 1.750-4.500 rpm
  • Câmbio: automatizado de dupla embreagem, sete marchas, tração traseira
  • Suspensão: quatro braços sobrepostos (diant.), multilink (tras.), com amortecedores reguláveis
  • Freios: discos ventilados e perfurados
  • Pneus: 255/35 R19 (diant.) 285/30 R19 (tras.)
  • Dimensões: comprimento, 475 cm; altura, 140,2 cm; largura, 187,7 cm; entre-eixos, 284 cm; peso, 1.725 kg; porta-malas, 355 l
  • Desempenho: 0 a 100 km/h em 3,9 s; vel. máx. 250 km/h (lim. eletron.)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.