Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Nove curiosidades sobre as 500 Milhas de Indianápolis

São 105 anos, 20.000 voltas e muita história para contar às vésperas da 100ª prova

Por Guilherme Fontana
Atualizado em 23 nov 2016, 21h06 - Publicado em 25 Maio 2016, 15h31
Largada da Indy 500 em 1981
Largada da Indy 500 em 1981 ()

O ano era 1911. Estreava o que se tornaria um dos maiores eventos automobilísticos mundiais: as 500 Milhas de Indianápolis, ou só Indy 500. No próximo dia 29 de maio, a competição chega à 100ª edição, sempre na mesma pista, a Indianapolis Motor Speedway (EUA). Ela é composta por uma corrida de 200 voltas em sentido anti-horário com 2,5 milhas cada, somando 500 milhas em um circuito oval.

O grid é formado por 33 monopostos alinhados em 11 fileiras, numa prova realizada sempre no final do mês, próximo ao Memorial Day, destinado às homenagens aos soldados americanos mortos em combate. O Brasil soma seis vitórias: duas de Emerson Fittipaldi, uma de Tony Kanaan e três de Helio Castroneves.

Em cem edições…

Indianapolis-Motor-Speedway
O complexo de Indianápolis, incluindo o circuito misto na parte interna ()

De 1911 a 2016, foram 50.000 milhas (ou 80.000 km) percorridas durante 20.000 voltas completas. As quatro curvas têm a inclinação de 9º12’ cada.

Na frente, mas olhando para trás

Ray Harroun
Ray Harroun e seu carro, com um retrovisor montado ? frente ()
Continua após a publicidade

O americano Ray Harroun foi o primeiro vencedor da competição, em 1911. Seu trunfo foi a instalação (pela primeira vez no automobilismo) de um retrovisor para monitorar quem vinha atrás.

Pausa forçada

Indy guerra
O autódromo ficou praticamente abandonado durante a Segunda Guerra ()

As duas Guerras Mundiais impediram a realização da corrida nos anos 1917, 1918, 1942 ,1943, 1944 e 1945.

Volta fatal

Pat O'Connor
O carro de Pat O’Connor (número 4) começa a decolar após a batida ()
Continua após a publicidade

Um grave acidente marcou a primeira volta da edição de 1958. Entre os 15 envolvidos, o carro de Pat O’Connor capotou e pegou fogo. No total, essa pista já registrou 73 mortes.

Construindo história

Tijolos
A clássica faixa de tijolos na linha de chegada ()

Feita com 3,2 milhões de tijolos, a pista foi reformada e coberta com asfalto em 1961. Mas preservou uma faixa de tijolos na largada, beijada pelo vencedor ao final da corrida.

Leite da vitória

Tony Kanaan
Nada de champagne: comemoração tem que ser com leite ()

Em 1936, quando venceu pela terceira vez, o francês Louis Meyer comemorou com uma garrafa de leite. Desde então, o ato é uma das tradições da prova.

Cara de um…

Tony Kanaan
Tony Kanaan e sua imagem esculpida no troféu após a vitória em 2013 ()

Confeccionado de prata e batizado de Borg Warner, o troféu recebe o rosto e as médias de tempo do vencedor de cada edição. A tradicional entrega é feita no chamado “círculo da vitória”.

Continua após a publicidade

Ladies and gentlemen

Bia Figueiredo
Bia Figueiredo correu em Indianapolis quatro vezes, entre 2010 e 2013 ()

Em 100 edições, dez mulheres já participaram da Indy 500, a começar por Janet Guthrie (1977). Em 2009, com três inscritas, o grito de largada  mudou para “Senhoras e senhores”. Bia Figueiredo é a única brasilera, com quatro participações entre 2010 e 2013.

É do Brasil!

Helio Castroneves
Helio Castroneves comemora sua terceira vitória na Indy 500, em 2009 ()

Emerson Fittipaldi foi o primeiro brasileiro a vencer a prova, em 1989. Mas é de Helio Castroneves o título de único novato bicampeão da prova (em 2001 e 2002). Ele venceria ainda mais uma vez, em 2009 – acima dele, apenas três pilotos acumulam quatro vitórias em Indianapolis. Entre as nacionalidades não-americanas, o Brasil, com seis triunfos, fica atrás apenas do Reino Unido, com oito.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.