Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Os carros atuais ainda podem sofrer com a ferrugem?

As técnicas antiferrugem evoluíram bastante, mas ainda há casos de corrosão excessiva

Por Redação
Atualizado em 3 Maio 2021, 15h41 - Publicado em 8 set 2016, 16h01

Correio Técnico: ferrugem

Com todos os cuidados que as montadoras têm hoje no processo de pintura, ainda há o risco de os carros apresentarem problemas de ferrugem? – Sandra M. Barijan de Vasconcellos, Sumaré (SP).

A corrosão é uma inimiga poderosa. Apesar de nos últimos quinze anos terem diminuído consideravelmente, ainda há casos de corrosão nos automóveis, apesar de isso ser bem mais raro.

Seis anos atrás, na seção Autodefesa de julho de 2010, publicamos casos de pontos de corrosão em Honda City e Fit. Na mesma seção, em junho de 2012, foi a vez do JAC J3 ser alvo de relatos dando conta que algumas unidades possuíam pontos de ferrugem em diversos lugares da carroceria, por falta de tratamento adequado.

Continua após a publicidade

Cuidados com o projeto da carroceria (evitando cavidades que acumulem água), tratamento de aluminização e/ou galvânico das chapas, pintura por imersão e substituição de materiais (metal por plástico em para-lamas, por exemplo) são os caminhos hoje explorados pela indústria automobilística e seus fornecedores.

Mesmo com tudo isso, o problema ainda aflige principalmente quem mora em locais costeiros. Nesses lugares, a maresia contém sais que podem causar efeitos devastadores na lataria, principalmente a partir de frestas (como emendas entre chapas e pontos em que o metal se une à borracha).

O ideal para quem mora ou viaja pelo litoral é fazer regularmente uma lavagem minuciosa no veículo, com produtos neutros. Atente também para a secagem, pois o acumúlo de água nas borrachas e na lataria funciona como alimento para a corrosão.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.