Quanto vale o show?
Corrida na duna, ponte de papel e outras maluquices que as montadoras estão fazendo para promover seus carros
1. Range Rover na ponte de papel A Land Rover abusou da criatividade para celebrar os 45 anos do Range Rover. A marca divulgou em novembro um vídeo no qual ela constrói uma ponte de 5 metros de extensão só com folhas de papel. Foram três dias para encaixar cada uma das 54 390 folhas sem cola nem parafusos, presas apenas pela pressão da construção em forma de arco. Ao final do teste, a ponte suportou os 2 374 kg do SUV. Aproveitando a ação inusitada, veja a seguir mais quatro loucuras feitas pelas marcas para vender seus produtos.
2. Jaguar de ponta-cabeça A Jaguar desafiou a gravidade durante a apresentação do F-Pace, em setembro. A montadora ergueu uma estrutura de 19,08 metros de altura para tentar quebrar o recorde de maior looping a bordo de um carro. Ao volante do SUV estava o dublê Terry Grant, que fez um treinamento físico de dois meses para suportar a força de 6,05 g durante o giro de 360 graus.
3. Correndo atrás da bola de golfe Usar um automóvel para pegar uma bola de golfe foi o desafio organizado pela Mercedes, em 2012. O então piloto de F-1 David Coulthard acelerou o SLS AMG Roadster até 193 km/h para fazer a bolinha tacada pelo golfista Jake Shepherd cair dentro do veículo em movimento. Foi o mais rápido hole-in-one da história.
4. Batendo de frente A Hyundai tomou uma medida radical para calar quem dizia que os carros vendidos nos EUA são mais seguros que na Coreia. Dois Sonatas, um produzido no Alabama e outro na Ásia, foram preparados para colidirem um contra o outro a 56 km/h. Segundo a marca, os dummies no banco do motorista apresentaram o mesmo nível de ferimentos.
5. Subindo amontanha de areia Desconhecido no Brasil, o Nissan Patrol é um sucesso no Oriente Médio. Foi lá que ele registrou em 2015 seu segundo feito no Guinness: o veículo de produção a subir uma duna de 100 metros mais rapidamente. Foram 4,9 segundos parachegar ao topo de uma duna na Jordânia. Em 2013, ele já havia batido um recorde ao rebocar um avião de 170 toneladas.