Saveiro aposta em visual exclusivo para incomodar Strada
Com nova versão de entrada e visual exclusivo, picape se descola do Gol
Foram necessários mais de 30 anos, mas, enfim, a Saveiro conquistou sua “independência do Gol”. A terceira geração da picape leve, lançada em 2009, sofre sua segunda (e mais profunda) reestilização desde então, ganhando identidade própria. A equipe de design da VW resolveu descolar a Saveiro do Gol, deixando-a com um visual mais parrudo e inspirado nos utilitários esportivos da marca, como o novo Tiguan – apresentado na Europa em 2015 e que ainda não é comercializado no Brasil.
LEIA MAIS:
>> Gol passa por leve reestilização antes de mudar por completo
De fato, as alterações são mais perceptíveis do que as realizadas em Gol e Voyage, começando pelos faróis. As peças são mais altas e tem desenho mais retangular que os dos outros compactos. A grade frontal acompanha as linhas dos faróis, o capô ganhou novos vincos e mais volume e o para-choque dianteiro também é exclusivo da Saveiro. Na versão Cross, o estilo parrudo inclui grade do tipo colmeia, faróis com máscara negra e rodas de liga leve com acabamento diamantado. Atrás, as mudanças foram mais comedidas: as lanternas ganharam novos refletores (remetendo à Amarok) e a antiga maçaneta da tampa traseira foi substituída por outra embutida no próprio logotipo da VW, como ocorre em Fox e Golf.
Se por fora a Saveiro aposta em uma receita inédita, o interior copia o Gol. Mas isso não é ruim, já que a linha 2017 do ex-campeão de vendas sofreu uma pesada reformulação por dentro. O painel de linhas horizontais combina com o estilo externo da Saveiro, que traz quatro opções de sistemas de som, incluindo a avançada central Discover Media, recheada de tecnologias como tela com sensor de aproximação, espelhamento do celular, suporte a Android Auto e Apple Car Play.
A gama de versões da nova Saveiro é formada por quatro versões. A principal novidade é a estreia da configuração de entrada Robust, que substitui a antiga Startline. Identificada por adesivos colados na carroceria, ela é voltada para o trabalho pesado e será oferecida apenas com cabine simples. A versão intermediária Trendline será a única vendida com os três tipos de carroceria disponíveis na Saveiro (cabines simples, estendida e dupla). Um degrau acima fica a Highline, que terá apenas cabine dupla, e a aventureira Cross fecha o portfólio com opções de cabines estendida ou dupla.
Para tristeza geral, ainda não foi desta vez que a VW estendeu o motor 1.6 16V MSI de até 120 cv a toda a linha. Ou seja, enquanto apenas a Cross utiliza esta motorização, as versões Robust, Trendline e Highline seguem com o veterano EA-111 1.6 de 104 cv se abastecido com etanol.
Veja abaixo os preços e conteúdo de cada versão da Saveiro 2017:
Saveiro Robust CS (R$ 43.530): protetor de caçamba, banco do motorista com ajuste de altura, indicador de troca de marcha, para-sol com espelho para motorista e passageiro, barra para apoio de carga no teto e rodas de aço de 15 polegadas com pneus 205/60 R15 e calotas.
Saveiro Trendline (CS: R$ 47.970 / CE: R$ 52.730 / CD: R$ 56.270): todos os itens da Trendline, mais direção hidráulica, vidros com acionamento elétrico e travamento central, banco do motorista com regulagem de altura, faróis duplos com máscara negra, chave tipo canivete sem controle remoto, antena de teto, para-choque pintado na cor da carroceria e rodas de aço de aro 15 polegadas com pneus 205/60 R15 e calotas.
Saveiro Highline CD (R$ 63.070): todos os itens da Trendline, mais ar-condicionado, faróis de neblina, chave tipo canivete com controle remoto, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, espelhos retrovisores com ajustes elétricos, alarme, volante multifuncional com controles do sistema de som e de telefonia, rodas de aço aro 15 com pneus 205/60 R15 e calotas “Calcário” e sistema multimídia Media Plus.
Saveiro Cross (CE: R$ 66.110 / CD: R$ 69.250): todos os itens da Highline, mais controle de estabilidade (ESC), freios ABS com função off-road e frenagem de emergência (BAS), bloqueio do diferencial, volante multifuncional revestido em couro, rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus 205/60 R15, capota marítima, santantônio e ganchos deslizantes para fixação de carga na caçamba.
>> Leia o teste completo da nova Saveiro na edição de abril de QUATRO RODAS