Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Ford e GM preparam o contra-ataque para Toro e Oroch

Tradicionais fabricantes, Ford e GM não querem ficar assistindo às novatas Renault e Fiat no comando do novo segmento de picapes médias

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 25 mar 2024, 12h28 - Publicado em 2 jan 2016, 06h00
Ford EcoSport picape
Menor que a Ranger, picape Ford brigaria com Toro e Oroch  (/)
Continua após publicidade
Ford EcoSport picape
Menor que a Ranger, picape Ford brigaria com Toro e Oroch ()

Ford e GM estudam a possibilidade de entrar no novo segmento de picapes médias inaugurado pela Renault Duster Oroch e que terá a participação da Fiat Toro, a partir de fevereiro. Na Ford, o assunto ainda é sigiloso. Mas um informante nos diz que existe uma maquete de uma picape de porte intermediário (menor que Ranger) que seria derivada do EcoSport. A Ford estaria seguindo os passos da Renault, que partiu da plataforma do Duster (a mesma do Sandero), usando a base do EcoSport (a mesma do Fiesta) com reforços. Aqui mostramos duas criações livres, do designer Du Oliveira, de como poderiam ser as futuras picapes Chevrolet e Ford. 

Do lado da GM, o assunto não é tão secreto. Uma fonte afirma que não é de hoje que existe o interesse nesse nicho de mercado. Até porque a empresa dispõe de uma versão básica da S10 em seu portfólio que se encaixaria facilmente na proposta. Essa S10, comercializada na Tailândia, tem suspensão rebaixada, rodas menores e pneus mais estreitos e sem adereços off-road, como extensores das caixas das rodas. A adaptação dessa S10 seria simples, na verdade, bastando devolver à picape o porte que ela possuía nos anos de 1980, quando a primeira geração foi lançada. 

Ford e GM têm tradição em fazer picapes. A Ford saiu do segmento das compactas porque a falecida Courier não se encaixava no conceito de linha global da marca. Mas, ao contrário da compacta Courier, uma picape de porte médio – de tamanho equivalente à da Ranger dos anos 1990 – poderia ser integrada sem dificuldade à gama mundial. Especialistas no mercado americano acreditam que um modelo assim seria muito bem-vindo nos Estados Unidos, onde o consumidor também sente saudade dos tempos em que a Ranger e a S10 eram menores.

Continua após a publicidade
Mini S10
Mini-S10 ou Grand-Montana? ()

De acordo com a fonte que conhece os planos da GM, o que pode atrapalhar o andamento dos projetos é a instabilidade da economia brasileira, que tem levado as empresas a adiar investimentos. Mas que existe a oportunidade para mais concorrentes no novo segmento, disso ninguém duvida.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.