Dez carros pioneiros em tecnologias que acabaram esquecidos
Inovações técnicas pioneiras no Brasil de que quase ninguém lembra
Câmbio automático
Em 1969, o Ford Galaxie LTD inaugurou por aqui a transmissão automática. Quase 40 anos depois, em 2007, surgiu o câmbio automatizado (ou robotizado), mérito esse da Chevrolet Meriva Easytronic – um comodismo mais democrático.
Para-choque plástico
No passado, para-choque bom era de aço – e em geral cromado. Mas aí veio o VW SP2 em 1972, cujos para-choques de metal eram revestidos de enduro, material sintético semelhante à borracha, também usado nos frisos
Lanterna de leds
O facelift da Fiat Idea realizado em 2010 trouxe as primeiras lanternas com leds num nacional. Em 2005, ela ainda introduziu os vidros laminados laterais, opcionais nas básicas e de série nas top. Como ninguém notava, sumiram de vez em 2009
Avanço do distribuidor no painel
O Simca Chambord teve de 1964 a 1966 o comando de avanço do distribuidor no painel (à esq. do rádio). Outra inovação era o retorno automático da alavanca de seta por calor (graças a uma resistência que se aquecia após 3 segundos).
Painel digital
Ao escolher um Monza Classic com injeção na linha 1991 (sim, ele ainda podia ter carburador), ganhava-se de brinde o painel de instrumentos digitais, o maior atrativo da versão top do então reestilizado sedã. Depois viriam o Kadett GSi 1992 e o Omega 3.0i 1993.
GPS
O navegador do Vectra GT em 2007 era destacável, afixado no para-brisa por ventosa. Por isso muito carro zero chegou a ser entregue sem o item de série. Um ano depois, o Fiat Linea ganhou como opcional um GPS rudimentar integrado ao quadro de instrumentos.
Teto solar
Se o Romi-Isetta tinha teto inteiriço de lona para ajudar na ventilação (afinal ele não tinha janela), o VW Sedan 1200 1965 ofereceu o primeiro teto solar de fato. O apelido Cornowagen espantou quem gostasse do opcional e fez muito dono de Fusca fechar a abertura.
Embreagem automática
Responda rápido: quem inaugurou o câmbio manual sem pedal da embreagem: Palio Citymatic ou Classe A? Errou. Em 1964, a DKW já oferecia o sistema Saxomat. Composto por uma bomba a vácuo, era acionado por um interruptor na alavanca.
Porta-luvas refrigerado
Além do primeiro CD player (opcional) entre os nacionais, o Chevrolet Omega, de 1992, dispunha de outro capricho digno de seu requinte: o porta-luvas refrigerado, que vinha só no modelo com ar-condicionado, que também não era de série.
Computador de bordo
Além do generoso espaço interno, o maior legado do Fiat Prêmio de 1985 foi mesmo a introdução do computador de bordo num carro brasileiro. Isso quando poucos usavam computador no trabalho – e quase ninguém em casa.