Toyota Etios XLS 1.5 automático: beleza interior
A linha 2017 do Etios está repleta de mudanças. Algumas, invisíveis, mas todas muito bem-vindas
Gosto não se discute, mas no caso do Etios, estilo não é o seu ponto forte. Por sua vez, o mercado de automóveis tem outra grande verdade: visual é um dos quesitos mais valorizados pelo consumidor. E é justamente a colisão dessas duas características que explicam por que o Etios vende muito menos que os líderes Onix e HB20 (entre os hatches) e Prisma e HB20S (entre os sedãs).
Sem mudança alguma de visual, a linha 2017 do Etios, que estreia em abril, não tem a pretensão de alçar o modelo à liderança em seus segmentos, mas vem repleta de interferências para manter o carro vivo e atraente ao menos para os consumidores com perfil mais racional.
Para começar, os motores 1.3 e 1.5 passam a ser nacionais. A produção local veio acompanhada de um pacote de alterações técnicas: sistema de partida a frio sem tanquinho de gasolina, elevação da taxa de compressão (de 12,1:1 para 13:1) e adoção de tuchos hidráulicos e balancins roletados de acionamento das válvulas, em substituição aos tuchos mecânicos, de ação direta.
LEIA MAIS:
>> Os Eleitos 2015: Toyota Etios, o grande campeão
>> Etios e Corolla devem ganhar controle de estabilidade de série
O câmbio também muda: o manual passa a ter seis marchas. Mas a grande novidade mesmo é a estreia de uma transmissão automática, de quatro marchas, que acrescenta sempre R$ 3.500 à conta e está disponível para todas as versões do hatch e do sedã.
Nossa avaliação foi feita com um hatch XLS 1.5 automático. Ao volante, não foi possível sentir os efeitos da nacionalização do motor. E isso é bom, uma vez que ele sempre foi um dos destaques do carro, proporcionando boa relação de desempenho e consumo. O câmbio automático, grande astro da linha 2017, se mostrou bem acertado apesar de ter apenas quatro marchas, conseguindo detectar variações dedemanda de aceleração e até de inclinação do terreno.
A Toyota não assume abertamente, mas uma fonte interna reconhece que a estratégia para o Etios se baseia em melhorias pontuais de baixo custo para a marca: “Mudanças de visual, mesmo que um facelift, sairia caro. A ideia é promover alterações que nos permitam aproveitar a boa fama do carro e amadurecer ainda mais o produto”, disse. Pode não ser uma informação oficial, mas é o que, de fato, está acontecendo.
A cabine evoluiu muito, apesar de ser conceitualmente a mesma. O modelo avaliado contava com uma nova central multimídia e volante multifuncional – este, herdado do Corolla. A Toyota também caprichou no tratamento acústico. Ninguém vê, mas sob os pés dos ocupantes, o Etios 2017 traz materiais fonoabsorventes mais espessos. Para proteger ainda mais a cabine, os vidros também estão mais robustos, com 3,5 mm – 12,9% mais espesso que os do modelo anterior, com 3,1 mm.
Confesso, deixei o recheio da bolacha para o final: esqueça o velho quadro de instrumentos analógico do Etios, antiquado, pobre e de difícil leitura. Ele segue no centro do painel, mas agora é formado por duas telas digitais independentes e multiconfiguráveis. Tem até computador de bordo que permite ao piloto introduzir o custo do litro do combustível. Assim, o sistema calcula automaticamente quanto custa cada trecho percorrido. Algo bastante racional, assim como é o dono de Etios.
VEREDICTO
Com baixo custo de manutenção e bastante confiável, o Etios vem, aos poucos, corrigindo seus pontos fracos. O pacote de alterações da linha 2017 surtiu uma melhora incontestável.
Hatch X 1.3 | R$ 43.990 (M/T) / R$ 47.490 (A/T) |
---|---|
Hatch XS 1.5 | R$ 48.995 (M/T) / R$ 52.495 (A/T) |
Hatch XLS 1.5 | R$ 53.895 (M/T) / R$ 57.395 (A/T) |
Hatch Cross 1.5 | R$ 57.395 (M/T) / R$ 60.895 (A/T) |
Sedã X 1.5 | R$ 48.495 (M/T) / R$ 51.995 (A/T) |
Sedã XS 1.5 | R$ 51.695 (M/T) / R$ 55.195 (A/T) |
Sedã XLS 1.5 | R$ 56.795 (M/T) / R$ 60.295 (A/T) |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 13,1 s |
---|---|
Aceleração de 0 a 1.000 m | 35,1 s – 150,2 km/h |
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) | 6,7 s |
Retomada de 80 a 100 km/h (em D) | 6,9 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) | 11,2 s |
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 14,9 / 27, 2 / 63,7 m |
Consumo urbano | 11,7 km/l |
Consumo rodoviário | 15,2 km/l |
Preço | R$ 57.395 |
---|---|
Motor | flex, diant., 4 cil., 16V, 13:1, 1.496 cm3; 107/102 cv a 5.600 rpm, 14,7/14,3 mkgf a 4.000 rpm |
Câmbio | automático, 4 marchas, tração dianteira |
Direção | elétrica |
Suspensão | McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.) |
Freios | discos ventilados (diant.) e tambores (tras.) |
Pneus | 185/60 R15 |
Dimensões | comprimento, 377,7 cm; altura, 151 cm; largura, 169,5 cm; entre-eixos, 246 cm; peso, 965 kg; tanque, 45 l; porta-malas, 270 l |