Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Usando o mesmo bloco, Volvo desenvolve família de motores a gasolina e diesel

Diferentes soluções tecnológicas adequam a unidade aos combustíveis e aos níveis de rendimento desejados

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 9 nov 2016, 14h44 - Publicado em 3 nov 2015, 16h15
geral

Quem disse que motor a diesel é totalmente diferente do à gasolina? A Volvo apresentou uma tecnologia revolucionária que introduz o conceito de construção modular para motores. A nova família VEA (Volvo Engine Architecture) é formada por 14 modelos que compartilham 75% das peças, segundo a fábrica – entre eles, bloco, cárter e virabrequim, além dos sistemas agregados (bomba de óleo, alternador, compressor de ar-condicionado). Todos os motores têm o mesmo número de cilindros (4) e deslocamento (1.5 ou 2.0), com versões movidas a diesel ou gasolina.

Graças a recursos como turbocompressor e injeção direta de combustível, entre outros, esses motores conseguem gerar potências que vão de 111 a 320 cv, o que possibilita diferentes aplicações, de hatches compactos a SUVs de grande porte. A nova família VEA tem 14 motores, sendo seis 1.5 e oito 2.0, que substituem todos os antigos motores de quatro, cinco, seis e oito cilindros da marca.

Essa modularidade traz como vantagem o aumento de escala e a redução de custos, além de permitir a produção das diferentes versões na mesma linha de montagem e reduzir o número de componentes das plataformas, uma vez que os pontos de fixação dos motores são sempre os mesmos, independentemente da versão. Veja mais detalhes abaixo.

Bloco único

bloco.jpeg?1446576987
Continua após a publicidade

O bloco do motor é idêntico para diesel e gasolina. Mas as paredes dos cilindros dos motores a diesel recebem um tratamento adicional, com liga de alumínio, que aumenta sua resistência em razão da maior pressão da queima desse combustível.

Turbos

turbos.jpeg?1446577099

Dentro da mesma cilindrada, a sobrealimentação é o caminho para conseguir diferentes níveis de potência. Assim, é possível ter motores VEA equipados com um turbocompressor, dois turbocompressores ou um turbo e um compressor mecânico associados (acima).

Continua após a publicidade

Câmbio automático

cambio.jpeg?1446577053

Para a transmissão, a Volvo desenvolveu uma única caixa de marchas automática de oito velocidades. Ela atende a todas as aplicações da linha, com mudanças apenas na relação de diferencial – até as relações de marchas se mantêm as mesmas.

Bicos injetores

bico.jpeg?1446576969
Continua após a publicidade

Nos motores à gasolina, há velas de ignição, os injetores ficam no centro das câmaras e a pressão de injeção é de 3,5 bar. Nos motores a diesel, não há velas (a combustão ocorre por compressão) e os injetores são laterais e trabalham com 2.500 bar de pressão.

LEIA TAMBÉM:– Volvo anuncia recall de S60 e XC60 no Brasil– Garagem QR #14: conselhos sobre motor

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.