Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Vem aí um Hyundai HB20 esportivo com motor 1.0 turbo

Novo motor de três cilindros deve produzir até 120 cavalos

Por Paulo Campo Grande e Leo Nishihata
Atualizado em 25 mar 2024, 10h34 - Publicado em 25 nov 2015, 12h28
segredo
 (/)
Continua após publicidade
segredo

O Hyundai HB20 vai ganhar uma versão esportiva do motor de três cilindros 1.0 flex com turbo e injeção direta de combustível. A novidade deve chegar ao mercado em meados de 2016. Neste momento, a engenharia roda os testes de calibragem e validação das mudanças que podem elevar a potência para 120 cv, contra os 80 cv originais da versão aspirada que já é comercializada por aqui, sempre com etanol.

Desenvolvido no centro de pesquisa e desenvolvimento do grupo Hyundai-Kia na Coréia do Sul, o chamado 1.0 T-GDI “Kappa” foi exibido pela primeira vez no início do ano, equipando o Kia cee’d GT Line. Na configuração européia, ele desenvolve 120 cavalos a 6 000 rpm e 17,5 mkgf de torque entre 1 500 e 4 100 rpm, consumindo entre 10 a 15% menos combustível e emitindo menos CO2 que o equivalente 1.6 GDI.

A receita do novo motor traz tecnologias de ponta, como injetores perfurados a laser, em forma de pirâmide, capazes de espalhar melhor a mistura entre combustível e ar dentro das câmeras de combustão. A válvula que controla a passagem dos gases de exaustão para a turbina (wastegate) é controlada eletrônicamente, melhorando o aproveitamento e a disponibilidade de torque em baixas rotações.

LEIA MAIS:

– Impressões: Hyundai HB20 2016

– Comparativo: Up! 1.0 MPI x Up 1.0 TSI

– Correio Técnico: quais as vantagens do motor de três cilindros?

Além da versão com 120 cavalos, o motor de três cilindros turbinado também estará disponível na Europa para o compacto Hyundai i20 (parente do nosso HB20) em uma configuração simplificada, com 100 cavalos e os mesmos 17,5 mkgf de torque. Para comparar, o motor 1.0 turbo do VW Up! TSI disponível no Brasil entrega 105 cavalos a 5 00 rpm e 16,8 mkgf de torque a 1 500 rpm.

O lançamento do motor 1.0 T-GDI no Brasil deve ajudar a Hyundai a melhorar o rendimento energético de sua linha como um todo, o que conta pontos no programa de incentivos do governo InovarAuto. A nova motorização estará presente em todas as configurações do HB20: hatch, sedã e aventureiro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.