VW terá SUV compacto e mais três novidades no Brasil até 2020
Utilitário esportivo inédito será antecipado pelo conceito T-Cross
Após apresentar a (segunda) reestilização da linha Gol, a Volkswagen agora voltará seus esforços para a chegada de um novo modelo: um SUV compacto. O projeto seria a principal atração de um pacote de quatro novidades que a empresa prepara para o mercado brasileiro nos próximos quatro anos. A informação foi confirmada pelo presidente da VW, David Powels, durante o evento de lançamento do Gol 2017.
Quem estiver curioso poderá conhecê-lo ainda na forma de carro-conceito durante o Salão de Genebra, que acontecerá entre os dias 3 e 13 de março, na Suíça. Provisoriamente batizado de T-Cross, o SUV será construído sob a plataforma do novo Polo, que será uma versão encurtada da versátil MQB. Chamada de MQB A0, ela também serviria de base para uma nova família de compactos da marca, que no Brasil substituiria os veteranos Gol e Voyage.
Na Europa, a versão definitiva do T-Cross (que ainda não tem nome definido) deve ser vendida com opção de tração nas quatro rodas e dois tipos de transmissão (manual e DSG), adotando a mesma gama de motorizações do futuro Polo – incluindo o motor 1.0 TSI, que atualmente já equipa o Up! brasileiro. No entanto, como acontece nos modelos oferecidos por aqui, provavelmente o SUV terá um projeto simplificado por conta dos altos custos para produzi-lo localmente (ou mesmo importá-lo) com estes itens.
Apesar de as fotos liberadas até agora não revelarem muito do carro, a imprensa europeia afirma que o T-Cross terá muitas semelhanças com os modelos mais recentes da marca, especialmente o novo Tiguan. Uma das assinaturas de estilo do SUV será o formato quadrado com bordas arredondadas dos faróis de neblina, contrastando com os faróis afilados. “O carro terá visual bastante esportivo”, afirmou um funcionário da VW à revista Auto Express.
Portanto, com a “morte” do projeto do Taigun, um mini-SUV baseado no Up! descartado justamente por ser pequeno demais, o T-Cross seria a grande aposta da marca alemã para o competitivo segmento dos SUVs compactos, cuja liderança é disputada no Brasil por nomes como Jeep Renegade, Honda HR-V e Ford EcoSport.