Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Guia de usados: Hyundai i30 CW

Pouco lembrada, a perua coreana é uma excelente opção para as famílias que não simpatizam com utilitários esportivos

Por Felipe Bitu
Atualizado em 18 jan 2018, 17h31 - Publicado em 23 mar 2017, 18h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Não parece, mas a perua é 23 cm maior que a versão hatch
    Não parece, mas a perua é 23 cm maior que a versão hatch (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Em 2009, o Hyundai i30 chegou à liderança dos hatches médios prometendo a tecnologia, o design, a esportividade e o luxo dos melhores alemães e ingleses. Exageros à parte, o que cativou o público foi o nível de itens de série, o comportamento dinâmico e o motor 2.0 de 145 cv.

    E foi nessa fórmula que a marca se baseou para lançar em 2010 a i30 CW(Crossover Wagon). A perua coreana era basicamente um i30 com 5 cm a mais entre os eixos e 23 a mais no comprimento, que resultaram num porta-malas de 415 litros (75 maior).

    O resultado agradou: os 44 kg extras quase não alteraram o desempenho, consumo e estabilidade. A diferença mais marcante no estilo estava nas lanternas, alongadas até o teto.

    Com 415 litros, ele leva 55 a mais de bagagem que o i30
    Com 415 litros, ele leva 55 a mais de bagagem que o i30 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Tendo a Mégane Grand Tour como rival exclusiva, a i30 VW veio na versão única GLS, diferenciada só pelo pacote de opcionais.

    O básico (chamado pela Hyundai de intermediário) traz câmbio manual de cinco marchas (ou automático de quatro), airbag duplo, ar-condicionado, ABS com EBD, computador de bordo, piloto automático, som com MP3 e entrada USB e iPod e as rodas aro 17 do hatch.

    Continua após a publicidade
    Cabine é bem construída, mas iluminação azulada do painel cansa em longas viagens
    Cabine é bem construída, mas iluminação azulada do painel cansa em longas viagens (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Acima, havia o Completo (adicionava teto solar), Completíssimo (ar digital, couro e airbags laterais e de cortina) e Top (ESP, sensor de ré e disqueteira para seis discos), sempre com o limitado câmbio automático. Atenção: nem todas têm as úteis barras longitudinais no teto e a cobertura retrátil do porta-malas, que eram acessórios de concessionária.

    A baixa liquidez das peruas facilita a vida de quem aprecia um carro familiar sem as desvantagens dos SUVs: a i30 CW oferece maior espaço interno quando comparada ao ix35 ou Tucson, sem perder porta-malas, embora o acesso à bagagem seja favorecido pela plataforma mais baixa.

    Interior transmite solidez de construção e bom acabamento
    Interior transmite solidez de construção e bom acabamento (Marco de Bari/Quatro Rodas)
    Espaço para quem vai no banco traseiro é bom
    Espaço para quem vai no banco traseiro é bom (Marco de Bari/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Além dos valores abaixo da tabela, outra vantagem é a mecânica já bem conhecida dos mecânicos. E todos os componentes de desgaste normal são oferecidos a pronta entrega pela rede autorizada e facilmente encontrados no mercado paralelo. Só não espere revender uma CW facilmente.

    O motor 2.0 de 145 cv e 19 mkgf garante bom desempenho
    O motor 2.0 de 145 cv e 19 mkgf garante bom desempenho (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Onde o bicho pega

    Motor – Fique atento a ruídos estranhos após uma partida a frio. Um erro comum é a troca do óleo 5W20 ou 5W30 pelo 10W40 – o que já foi feito até pelas autorizadas.

    Câmbio – Robusta, a caixa automática pode apresentar trancos ou retenções desnecessárias. Em geral, a causa é o corpo de válvulas, que custa R$ 2.289, mais quatro horas de serviço (R$ 1.084).

    Rodas – Como sofrem com a buraqueira, cheque se há amassados, denunciados também por vazamento de ar do pneu. Uma nova custa mais de R$ 2.900.

    Continua após a publicidade

    Suspensão – Ruídos anormais podem ser causados pelo desgaste excessivo de buchas, batentes e bieletas, chegando a comprometer o conforto e a vida útil dos amortecedores. Uma revisão geral pode chegar a mais de R$ 1.500.

    Retrovisores – Os externos são retráteis e, por isso, é necessário testar a regulagem elétrica e o rebatimento elétrico. Um espelho novo sai por mais de R$ 1.350.

    Teto solar – Mofo na forração é indício de infiltração de água. Confira se ele abre e fecha de modo progressivo e sem estalos, problemas causados por acúmulo de detritos e lubrificação incorreta do trilho.


    A voz do dono

    Continua após a publicidade

    O que eu adoro – “Gosto do motor: não decepciona nem com o câmbio automático de só quatro marchas. Dirigibilidade excelente, com muito conforto e estabilidade. Espaçoso e com ótimo acabamento.”

    O que eu odeio – “Acho o consumo urbano alto. Provavelmente seria menor com uma transmissão CVT ou com mais marchas. E como a oferta foi pequena, certas peças exclusivas da perua são difíceis de encontrar.”

    Preço médio dos usados (tabela Fipe)

    Modelo 2011 2012
    Hyundai i30 CW GLS 2.0 manual    R$ 31.199    R$ 32.801
    Hyundai i30 CW GLS 2.0 automático    R$ 34.874    R$ 37.000

    Preço das peças

    Original Paralelo
    Para-choque (dianteiro) R$ 1.040 R$ 550
    Farol (cada um) R$ 1.468 R$ 840
    Discos de freio (par) R$ 942 R$ 370
    Pastilhas de freio (jogo) R$ 467 R$ 130
    Amortecedores (quatro) R$ 2.648 R$ 1.500
    Embreagem R$ 1.734 R$ 1.200
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.