Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Guia de Usados: Peugeot 308

Projeto maduro, o hatch médio produzido na Argentina ainda cativa uma legião de fãs, apesar da ineficiência da rede autorizada

Por Felipe Bitu
Atualizado em 24 jun 2018, 01h41 - Publicado em 28 abr 2016, 17h01

Peugeot 308

Produzido desde 2008, o Peugeot 308 chegou ao Brasil só em 2012: vindo da Argentina, o hatch foi lançado mantendo a plataforma do antecessor 307.

Mesmo defasado, ele preserva muitas virtudes: o interior tem um ótimo acabamento (com materiais e encaixes de qualidade) e muito espaço para cinco ocupantes e sua bagagem (o porta-malas é de 430 litros).

A direção direta e a suspensão firme garantem dirigibilidade esportiva e o nível de equipamentos está entre os melhores do segmento.

Na versão de entrada Active, não falta nada: airbags dianteiros, ABS, rodas de liga aro 16, computador de bordo, trio elétrico e ar-condicionado.

O destaque fica para o para-brisa com isolamento acústico, volante em couro e motor 1.6 16V de 122/115 cv, sem o tanquinho de partida a frio.

Peugeot 308

Continua após a publicidade

A Allure adiciona ar digital bizona (com saídas atrás), retrovisor fotocrômico, faróis de neblina e sensor de faróis e de chuva. Ela também pode ter o motor 2.0 16V de 151/143 cv, com rodas aro 17, câmbio automático AL4 de quatro marchas e teto de vidro.

A top Feline só vem com o 2.0 e o câmbio AL4, mais airbags laterais e de cortina, controle de estabilidade e tração, banco de couro, teto de vidro, sensor de ré, luzes diurnas por leds e rebatimento elétrico dos espelhos.

A versão mais interessante veio no final de 2012: a Griffe trouxe o 1.6 THP a gasolina (o mesmo dos BMW), com turbo e injeção direta com 165 cv e 24,5 mkgf já a 1.400 rpm, perfeitamente casados ao câmbio automático AT6 (6 marchas), garantindo melhor desempenho e consumo.

Atendendo às críticas, a linha 2014 trouxe alteração em suspensão e pneus para melhorar o conforto e o nível de ruído. O câmbio AT6 também migrou para a Allure 2.0 e as luzes de led e o teto de vidro passaram a ser sempre de série.

O maior defeito do 308 não é o carro, mas a qualidade do serviço da rede autorizada: quem tiver uma boa oficina independente fará um bom negócio, pois ele é vendido por valores bem abaixo da tabela e tem peças de reposição a pronta entrega por preços acessíveis.

Continua após a publicidade

A VOZ DO DONO

Nome: Carina Fernandez Barbosa

Idade: 34 anos

Profissão: médica

Cidade: São Caetano do Sul (SP)

Continua após a publicidade

O QUE EU ADORO: “Lindo por dentro e por fora: a qualidade do acabamento é imbatível e o estilo ainda encanta. O conforto também é dos melhores: muito espaço, equipamentos de sobra e ótimo desempenho.”

O QUE EU ODEIO: “Ele consome demais e é muito sensível a panes elétricas: em três anos foi guinchado para a concessionária quatro vezes. A rede autorizada se esforça, mas não tem capacidade técnica.”

Peugeot 308

ONDE O BICHO PEGA

Câmbio automático: a transmissão de quatro velocidades (AL4) é conhecida pela fragilidade: verifique se funciona sem trancos, luzes de anomalia ou retenção indevida de marchas.

Polias: chiado contínuo com o motor frio em marcha lenta indica provável desgaste dos rolamentos das polias do tensionador da correia dentada, do compressor do ar-condicionado, da bomba d’água ou do alternador. Fique atento, pois o rolamento pode travar, imobilizando o motor.

Continua após a publicidade

Suspensão: rígida e com pouco curso, a suspensão do 308 sacrifica os batentes dos amortecedores, que têm sua vida útil abreviada. A perda de pressão dos amortecedores também compromete o comportamento dinâmico: a substituição dos quatro fica em torno de R$ 2.500.

Turbo: atenção com o 1.6 THP: excesso de fumaça em marcha lenta ou no intervalo entre as trocas de marcha pode indicar uma turbina danificada ou no fim de vida útil. O reparo vai de R$ 2.000 a R$ 5.500.

Recall: foi convocado para atualizar o módulo do motor, pois há o risco de o freio não funcionar por insuficiência de vácuo. Abrange os 308 Allure fabricados de abril a setembro de 2013.

NÓS DISSEMOS

Outubro de 2012: “Ágil, o Peugeot 308 se mostra um carro bom de guiar, principalmente para quem tem perfil esportivo. A suspensão tem curso curto e suas molas têm calibragem mais firme, assim como o sistema de direção – em manobras, porém, é bastante leve. (…) Os itens de série empolgam.”

Preço médio dos usados (FIPE)

2013 2014 2015
Active / Allure 1.6 R$ 32.439 R$ 38.247 R$ 46.649
Allure 2.0 manual R$ 36.684 R$ 41.520 R$ 49.769
Allure 2.0 automático R$ 38.283 R$ 42.821 R$ 49.873
Feline / Griffe 1.6 THP automático R$ 43.771 R$ 47.060 R$ 57.536
Continua após a publicidade

Preço médio das peças

Original Paralelo
Para-choque (dianteiro) R$ 1.820 R$ 500
Farol (cada um) R$ 1.690 R$ 750
Retrovisor (cada um) R$ 610 R$ 490
Discos de freio (par) R$ 880 R$ 480
Pastilhas de freio (jogo) R$ 610 R$ 270
Kit de embreagem R$ 640 R$ 450
Amortecedores (os quatro) R$ 1.800 R$ 1.400
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.