Todos os anos, QUATRO RODAS seleciona as melhores compras de cada segmento para você levar para casa o carro ideal. É o Melhor Compra.
Até R$ 170.000
1º – Prius 1.8 híbrido aut. (R$ 126.600)
Durante a greve dos caminhoneiros, no fim de maio, muita gente sonhou em ter um Prius, para reduzir a dependência da gasolina. Líder de vendas no segmento, o híbrido pode ser uma solução, embora não seja do tipo plug-in, ou seja, não possui tomada externa para recarregar as baterias.
Elas só são abastecidas pela recuperação de energia nas desacelerações ou pelo motor a combustão. No caso, um 1.8, que junto com o elétrico entrega 123 cv e boa agilidade. O câmbio é do tipo CVT. A Toyota já fala sobre a chegada de uma versão flex, o que pode alçar o Prius à condição de híbrido menos poluente do mundo, por conta da utilização do etanol.
Bolsa de valores
- Desvalorização 11,3%
- Seguro – R$ 5.300
- Rede – 253/94,7
- Reparabilidade –
- Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 1.363
- Pastilhas de freio – R$ 285
- Kit de embreagem –
- Farol esquerdo – R$ 4.380
- Para-choque dianteiro – R$ 879
- Retrovisor esquerdo – R$ 2.472
- Total – R$ 9.379
Revisões
- 10.000 km – R$ 239
- 20.000 km – R$ 624
- 30.000 km – R$ 438
- 40.000 km – R$ 897
- 50.000 km – R$ 510
- 60.000 km – R$ 999
- Total – R$ 3.707
2º – Fusion Titan. Hybrid 2.0 aut. (R$ 162.520)
Se é para ter um sedã desse porte, por que não entrar na onda da eletrificação? Nesta versão Hybrid, o Fusion custa apenas R$ 5.000 a mais que a Titanium a gasolina.
Tem câmbio CVT e uma combinação de motor a combustão e elétrico que gera 190 cv. Além do funcionamento silencioso, faz 19,2 km/l na cidade. O desenho foi renovado há um ano. Mas prepare-se para um seguro bem salgado.
Bolsa de valores
- Desvalorização 14,5%
- Seguro – R$ 8.201
- Rede – 320/85,8
- Reparabilidade –
- Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 1.073
- Pastilhas de freio – R$ 469
- Kit de embreagem –
- Farol esquerdo – R$ 2.944
- Para-choque dianteiro – R$ 4.427
- Retrovisor esquerdo – R$ 3.040
- Total – R$ 11.953
Revisões
- 10.000 km – R$ 244
- 20.000 km – R$ 460
- 30.000 km – R$ 452
- 40.000 km – R$ 1.296
- 50.000 km – R$ 452
- 60.000 km – R$ 784
- Total – R$ 3.688
3º – A4 Attraction 2.0 T aut. (R$ 170.990)
Aqui a pegada não é sustentabilidade, mas a porta de entrada para os sedãs alemães. Papel que o A4 faz com maestria (um facelift leve vem só em 2019). Tem preço parelho ao do BMW 320i e é R$ 10.000 mais barato que o Mercedes C 180.
Com motor 2.0 turbo de 190 cv, é diversão garantida ao volante. E o seguro é bem mais em conta que o dos híbridos citados, ao contrário da manutenção.
Bolsa de valores
- Desvalorização 14,2%
- Seguro – R$ 3.739
- Rede – 48/-
- Reparabilidade –
- Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 3.374
- Pastilhas de freio – R$ 1.005
- Kit de embreagem –
- Farol esquerdo – R$ 4.577
- Para-choque dianteiro – R$ 4.272
- Retrovisor esquerdo – R$ 3.424
- Total – R$ 16.652
Revisões
- 10.000 km – R$ 1.740
- 20.000 km – R$ 2.045
- 30.000 km – R$ 1.740
- 40.000 km – R$ 2.045
- 50.000 km – R$ 1.740
- 60.000 km – R$ 3.275
- Total – R$ 12.585
Até R$ 250.000
1º – C 250 Avantgarde 2.0 T aut. (R$ 205.900)
Embora um facelift esteja previsto para o fim de 2018, a mistura de preço camarada (frente aos rivais) com o afinado conjunto mecânico faz deste Mercedes Classe C uma ótima pedida. Seu 2.0 turbo de 211 cv conversa com um novo câmbio automático de nove marchas, o que reforça a esportividade.
2º – A4 Ambition 2.0 T aut. (R$ 237.990)
Motor 2.0 TFSI de 252 cv e 37,7 mkgf de torque (62 cv e 5 mkgf a mais que a versão Attraction), tração integral, câmbio automático de sete marchas e dupla embreagem… Esta versão mais forte do Audi A4 é uma combinação interessante de conforto e esportividade. Digamos que seja um “S4 acessível”.
3º – XE R-Sport 2.0 T aut. (R$ 233.300)
O britânico que incomoda os alemães tem revisões e seguro mais baratos, recompra garantida e lista de equipamentos generosa nesta versão intermediária do Jaguar. O motor 2.0 turbo de 240 cv, acoplado a uma caixa automática de oito marchas, garante agilidade ao leve sedã, que tem carroceria de alumínio.
Acima de R$ 250.000
1º – S 560 L 4.0 V8 aut. (R$ 784.900)
A sexta geração do luxuoso Mercedes ganhou retoques visuais e ficou ainda mais imponente. A versão mais “em conta” das três é a S 560 L, que substitui a S 500. O V8 de 469 cv e 71,4 mkgf pode ter quatro cilindros desativados para reduzir o consumo de combustível. Evitar desperdício é um luxo!
2º – 750Li M Sport 4.4T V8 aut. (R$ 774.950)
O novo Série 7 é um laboratório de tecnologias. Seu Driving Assistant Plus, além de conduzir o carro com alto grau de autonomia, é capaz de frear para pedestres e estacionar. Em termos de luxo, se aproxima de um Rolls-Royce, marca controlada pela BMW. Motor V8 rende 450 cv, com câmbio de oito marchas.
3º – 540i M Sport 3.0T aut. (R$ 411.950)
Você não precisa de um BMW tão grande como o Série 7, mas quer requinte e esportividade? Este Série 5 traz boa parte das tecnologias do irmão maior numa embalagem reduzida, movida por um 3.0 biturbo de seis cilindros em linha e 340 cv. A tração é traseira e o câmbio automático tem oito marchas.