Todos os anos, QUATRO RODAS seleciona as melhores compras de cada segmento para você levar para casa o carro ideal. É o Melhor Compra.
A seguir, os melhores carros do Brasil entre R$ 65.000 e R$ 100.000. Eles estão separados em categorias: até R$ 75.000; até R$ 100.000. Consideramos custos de peças, seguro e revisões:
Carros até R$ 75.000
1- Toyota Yaris Sedan XL 1.5 aut. – R$ 69.990
Nem bem completou um ano de mercado e, após o vice-campeonato de 2018, o compacto da Toyota já sobe no lugar mais alto do pódio.
Desbancou o Virtus não só pelo pacote de seis revisões mais em conta da categoria e pela baixa desvalorização, mas também por ostentar uma rede de concessionárias com boa reputação.
Com isso, conseguiu neutralizar até mesmo o seguro elevado e a cesta de peças mais cara na comparação com os rivais.
O modelo que se posiciona entre o Etios e o Corolla reúne o melhor desses dois mundos. Aliado ao motor 1.5, o câmbio CVT simula sete marchas. O resultado é um desempenho com força suficiente e conforto a bordo.
A versão XL é uma das de entrada e já encareceu R$ 1.300 desde o lançamento. Contudo, entrega itens interessantes de segurança.
Destaque para os controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, retrovisor eletrocrômico e Isofix. Completam o pacote ar, direção elétrica, trio, piloto automático, sensor de luminosidade, rodas de liga leve e som com USB e Bluetooth.
Apesar de ser uma versão para mercados emergentes do compacto vendido na Europa e de ter chegado bem atrasado ao Brasil, o Yaris se vale de uma arquitetura moderna e está anos-luz à frente do Etios.
O acabamento é satisfatório, mas a direção poderia ser mais firme, principalmente em altas velocidades.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 4,87%
- Seguro – R$ 1.640
- Rede 263/-
- Reparabilidade –
- Equipamentos – AR, DIR, VID, AUT, ESP
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 798
- Pastilhas de freio – R$ 320
- Kit de embreagem –
- Farol esquerdo – R$ 1.050
- Para-choque dianteiro – R$ 785
- Retrovisor esquerdo – R$ 534
- Total – R$ 3.487
Revisões
- 10.000 km – R$ 248
- 20.000 km – R$ 531
- 30.000 km – R$ 429
- 40.000 km – R$ 771
- 50.000 km – R$ 429
- 60.000 km – R$ 663
- Total – R$ 3.071
2º – VW Virtus 1.6 MSI aut. – R$ 68.870
O vencedor de 2018 se garante no porte de sedã médio, no conjunto mecânico elogiável e na qualidade de construção da cultuada plataforma MQB.
Perdeu o bicampeonato nos detalhes, como nas visitas programadas à concessionária, já que a própria Volkswagen sugere a troca de itens de desgaste que não estão previstos nas revisões, o que eleva o custo final.
O Virtus foi o vencedor de Os Eleitos 2018. Aqui, a segunda colocação é defendida ainda pelo seguro mais barato e menor índice de reparabilidade de todos os modelos avaliados pelo Cesvi no país. Vem com quatro airbags, ar, direção elétrica e trio elétrico, mas fica devendo ESP e rodas de liga leve de série. O acabamento poderia (na verdade, deveria) ser melhor.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 7,99%
- Seguro – R$ 1.502
- Rede – 500/100,9
- Reparabilidade – 10
- Equipamentos – AR, DIR, VID, AUT
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 1.040
- Pastilhas de freio – R$ 447
- Kit de embreagem –
- Farol esquerdo – R$ 600
- Para-choque dianteiro – R$ 1.020
- Retrovisor esquerdo – R$ 222
- Total – R$ 3.329
Revisões
- 10.000 km – R$ 548
- 20.000 km – R$ 608
- 30.000 km – R$ 656
- 40.000 km – R$ 836
- 50.000 km – R$ 536
- 60.000 km – R$ 1.002
- Total – R$ 4.186
3 – Caoa Chery Arrizo RXT 1.5 T aut. – R$ 72.990
O sedã da Caoa Chery estreia com um honroso terceiro lugar. Surpreende pelo pacote de revisões com preço fixo abaixo do cobrado pelo rival da VW e pela cesta de peças mediana. Porém, fica bem atrás quando o assunto é o valor do seguro.
Como todo modelo da marca, tem custo/benefício agressivo. A RXT vem com quatro airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, câmera de ré, partida sem chave, ar automático, teto solar, couro, rodas aro 17 e DRL de led.
No powertrain, motor 1.5 turbo e caixa CVT preguiçosos, que demoram a fazer o Arrizo embalar. Há espaço suficiente no banco traseiro, o acabamento é conservador e correto na maior parte do tempo, só que as portas exigem esforço extra para fechar.
Bolsa de valores
- Desvalorização- 3,82%
- Seguro – R$ 2.444
- Rede – 80/-
- Reparabilidade –
- Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 849
- Pastilhas de freio – R$ 210
- Kit de embreagem –
- Farol esquerdo – R$ 814
- Para-choque dianteiro – R$ 1.121
- Retrovisor esquerdo – R$ 402
- Total – R$ 3.396
Revisões
- 10.000 km – R$ 378
- 20.000 km – R$ 474
- 30.000 km – R$ 714
- 40.000 km – R$ 819
- 50.000 km – R$ 378
- 60.000 km – R$ 474
- Total – R$ 3.237
Carros até R$ 100.000
1 – VW Virtus Comfortline 1.0 T aut. – R$ 77.330
O Virtus foi o campeão na faixa até R$ 80.000 em 2018, mas, com a forte alta dos preços no mercado, a categoria subiu para R$ 100.000, e aqui ele já briga com sedãs médios.
A versão escolhida se destaca pelo melhor custo/benefício em relação aos concorrentes, além de seu porte levar a crer que se trata de um carro maior.
O compacto foi melhor em quase tudo dentro desta faixa: seguro, desvalorização e reparabilidade. A cesta de peças também apresenta valor mais baixo perante os rivais – menos da metade da do Cruze.
As revisões com preço fixo são mais em conta que as do C4 Lounge e o sedã foi o grande vencedor de Os Eleitos 2018, que ouviu mais de 2.500 proprietários dos 43 modelos mais vendidos do país.
Além da dirigibilidade exemplar e do desempenho entusiasmante do motor TSI, o Virtus oferece boa dose de conforto e equipamentos na versão Comfortline.
De série, são quatro airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento, além do trivial ar, direção elétrica, trio, rodas de liga aro 15 e central compatível com celulares Android e Apple.
Por esse preço, merecia acabamento superior, couro, câmera de ré e até desenho do painel e da própria tela central diferentes – remetem a tantos outros VW de segmentos inferiores.
Mesmo assim, ainda se destaca dos rivais dentro da categoria pelo motor turbo eficiente e pelo recheio.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 3,41%
- Seguro – R$ 1.640
- Rede – 500/100,9
- Reparabilidade – 10
- Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 1.030
- Pastilhas de freio – R$ 215
- Kit de embreagem –
- Farol esquerdo – R$ 1.007
- Para-choque dianteiro – R$ 536
- Retrovisor esquerdo – R$ 411
- Total – R$ 3.199
Revisões
- 10.000 km – R$ 524
- 20.000 km – R$ 583
- 30.000 km – R$ 631
- 40.000 km – R$ 923
- 50.000 km – R$ 511
- 60.000 km – R$1.065
- Total – R$ 4.237
2 – Citroën C4 Lounge Feel 1.6 T aut. – R$ 95.990
O estiloso Citroën passou por um facelift em 2018, o que aprimorou seu visual e o ajudou a garantir a segunda colocação. Outro aspecto da vice-liderança foi a cesta de peças, bem mais barata que a do Cruze.
Sem falar nos itens de série da versão escolhida, que incluem controles de estabilidade, assistente de rampa, câmera de ré, ar bizona, quatro airbags e couro.
O motor turbo 1.6 THP, de origem BMW, não é mais uma referência em eficiência, mas continua a garantir uma performance bacana ao sedã.
Conjunto de virtudes que só não foi o suficiente para o C4 Lounge sonhar com o primeiro lugar, já que desvalorização, revisões e seguro continuam altos. Sem falar no mau índice de reparabilidade da categoria – e um dos piores do país.
Bolsa de valores
- Desvalorização- 12,44%
- Seguro – R$ 2.162
- Rede – 95/-
- Reparabilidade – 43
- Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 1.304
- Pastilhas de freio – R$ 659
- Kit de embreagem –
- Farol esquerdo – R$ 1.261
- Para-choque dianteiro – R$ 1.695
- Retrovisor esquerdo – R$ 1.057
- Total – R$ 5.976
Revisões
- 10.000 km – R$ 532
- 20.000 km – R$ 870
- 30.000 km – R$ 532
- 40.000 km – R$ 1.300
- 50.000 km – R$ 532
- 60.000 km – R$ 870
- Total – R$ 4.636
3 – Chevrolet Cruze Sedan 1.4 T LT aut. – R$ 97.790
Além de ficar R$ 2.500 mais caro em relação ao ano passado, o sedã da GM não conseguiu garantir o tetracampeonato.
Mesmo assim, o terceiro lugar é honroso, principalmente por desbancar os queridinhos sedãs japoneses e ter o pacote de seis manutenções programadas com o preço mais baixo da categoria.
Além disso, dispõe da maior rede de concessionárias entre todas as marcas e ficou em quinto lugar em Os Eleitos 2018.
Para completar, a versão de entrada, LT, surpreende com itens como quatro airbags, controle de estabilidade , couro, rodas aro 17, além da intuitiva central MyLink com câmera de ré.
O visual acima está com os dias contados, pois um facelift vai estrear no Cruze (hatch e sedã) nos próximos meses.
Bolsa de valores
- Desvalorização- 12,13%
- Seguro – R$ 1.924
- Rede – 600/-
- Reparabilidade –
- Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 1.257
- Pastilhas de freio – R$ 466
- Kit de embreagem –
- Farol esquerdo – R$ 2.126
- Para-choque dianteiro – R$ 2.926
- Retrovisor esquerdo – R$ 1.314
- Total – R$ 8.069
Revisões
- 10.000 km – R$ 292
- 20.000 km – R$ 644
- 30.000 km – R$ 440
- 40.000 km – R$ 728
- 50.000 km – R$ 440
- 60.000 km – R$ 644
- Total – R$ 3.188