Melhor Compra 2019: sedãs usados a partir de R$ 23.000
As indicações de QUATRO RODAS na categoria sedãs usados: até R$ 25.000; até R$ 35.000; acima de R$ 35.000; sedãs de luxo
Todos os anos, QUATRO RODAS seleciona as melhores compras de cada segmento para você levar para casa o carro ideal. É o Melhor Compra.
A seguir, os melhores sedãs usados. Eles estão separados em categorias: até R$ 25.000; até R$ 35.000; acima de R$ 35.000; sedãs de luxo. Consideramos custos de peças, seguro e revisões:
Sedãs até R$ 25.000
1 – Peugeot 207 1.4 Active 2014 – R$ 25.000
É o mais bem acabado do trio, com enorme variação de valores: carros mais velhos com preço de mais novos.
Traz sempre ar, direção e conjunto elétrico, o motor é um 1.4 de 82 cv e o porta-malas, de 420 litros, é superior ao de sedãs de maior porte.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 6,4%
- Seguro – R$ 1.615
- Liquidez – 7
- Custo de manutenção – 6
- Imagem – 6
- Prazer de dirigir – 6
2 – Chevrolet Classic 1.0 MPFI LS 2016 – R$ 23.000
Tem a seu favor robustez, baixo consumo e o fato de ser bem barato para ser mantido, incluindo o seguro. O preço é para versões completas.
Contra ele pesam o acabamento espartano demais, além do visual envelhecido. Também é comum entre frotistas.
Bolsa de valores
- Desvalorização – n/d
- Seguro – R$ 1.403
- Liquidez – 9
- Custo de manutenção – 10
- Imagem – 5
- Prazer de dirigir – 5
3 – Fiat Siena 1.0 EL 2014 – R$ 24.000
Outro fora de linha (não confundir com o Grand Siena), ele se destaca pelo enorme porta-malas, de 500 litros.
Muito barato de ser mantido, é robusto e econômico, e encontra compradores facilmente. O motor 1.0 é um pouco fraco, mas não compromete.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 6,8%
- Seguro – R$ 1.412
- Liquidez – 8
- Custo de manutenção – 8
- Imagem – 5
- Prazer de dirigir – 6
Sedãs até R$ 35.000
1 – Renault Logan 1.0 12V SCe Authent. 2018 – R$ 32.000
Ele já traz o 1.0 três-cilindros, com comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente, que garante mais robustez. Tem até 82 cv e 10,5 mkgf de torque a 3.500 rpm, mas 90% já está disponível a 2.000 rpm.
Outra vantagem: o porta-malas de 510 litros.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 6,01%
- Seguro – R$ 1.379
- Liquidez – 8
- Custo de manutenção – 8
- Imagem – 7
- Prazer de dirigir – 6
2 – Chevrolet Prisma Joy 1.0 2018 – R$ 34.000
A versão Joy manteve o visual da versão antiga, mas oferece diversas vantagens, como a excelente liquidez, o baixo custo de manutenção e o porta-malas de 500 litros.
O motor 1.0 de 80 cv acompanha o novo câmbio manual de seis marchas.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 5,19%
- Seguro – R$ 1.247
- Liquidez – 9
- Custo de manutenção – 9
- Imagem – 8
- Prazer de dirigir– 6
3 – Nissan Versa 1.0 12V 2018 – R$ 35.000
É o mais conservador do grupo, mas tem a mesma garantia de três anos dos rivais. Com porta-malas de 460 litros, é econômico e robusto, com alta liquidez e enorme espaço interno.
O motor é o 1.0 de três cilindros e duplo comando de válvulas, com até 77 cv.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 5,46%
- Seguro – R$ 1.452
- Liquidez – 8
- Custo de manutenção – 8
- Imagem – 7
- Prazer de dirigir – 6
Sedãs acima de R$ 35.000
1 – Toyota Corolla XEi aut. 2018 – R$ 80.000
O 2018 marca a chegada do Corolla reestilizado, que trouxe enfim o controle de estabilidade e tração (em todas as versões) e sete airbags.
Conservador em termos de tecnologia, ele agrada seu público pela baixa desvalorização e alta liquidez.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 9,02%
- Seguro – R$ 2.567
- Liquidez – 9
- Custo de manutenção – 9
- Imagem – 9
- Prazer de dirigir– 9
2 – Chevrolet Cruze 1.4 Turbo LTZ 2018 – R$ 80.000
Nesta segunda geração, conta com motor 1.4 Flex turbo com 153 cv. Não tem a liquidez do Corolla, mas ganha em tecnologia, nível de equipamentos e desempenho, sem abrir mão do baixo consumo.
Apesar de ser a versão topo de linha, não traz teto solar.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 5,5%
- Seguro – R$ 2.447
- Liquidez – 8
- Custo de manutenção – 8
- Imagem – 9
- Prazer de dirigir – 9
3 – Honda Civic 2.0 EXL 2018 – R$ 90.000
A décima geração estreou na linha 2017 e, assim como o Corolla, é um carro que não dá problemas e tem alta liquidez.
O motor 2.0 de 155 cv não decepciona, porém vale mais do que o 1.5 turbo da versão Touring, que é muito caro (são R$ 10.000 a mais).
Bolsa de valores
- Desvalorização – 5,14%
- Seguro – R$ 2.808
- Liquidez – 9
- Custo de manutenção – 8
- Imagem – 8
- Prazer de dirigir– 9
Sedãs de luxo
1- BMW 328i Sport GP 2016 – R$ 125.000
Este é um bom momento para comprar o Série 3, pois houve a entrada de uma grande quantidade desses seminovos no mercado, fruto das trocas pela nova geração.
Isso baixou os preços e faz com que agora o sedã seja quase R$ 100.000 mais barato que a versão nova.
Para ele, equipamento não é problema: teto solar, bancos dianteiros com acionamento elétrico e memória, som Harman Kardon e o excelente motor 2.0 turbo de 245 cv.
Se quiser partir para algo mais emocionante, há a versão M Sport, que tem o mesmo visual do 335iA por cerca de R$ 25.000 a mais, que além do design mais esportivo traz ainda bancos e direção Motorsport, e teto com acabamento preto, entre outros itens exclusivos.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 11,58%
- Seguro – R$ 5.729
- Liquidez – 8
- Custo de manutenção – 6
- Imagem – 9
- Prazer de dirigir – 8
2 – Mercedes-Benz C 250 Avantgarde 2016 – R$ 142.000
Esta versão é visualmente parecida com a zero-quilômetro, mas por um preço bem mais baixo – são R$ 95.000 a menos.
O desafio pode estar em encontrar uma unidade não blindada, principalmente nas grandes capitais, para quem pode dispensar essa segurança.
Ele ficou em segundo lugar porque é equivalente ao BMW 328i, mas custa bem mais. Além disso, o motor 2.0 entrega 211 cv contra 245 cv da rival alemã.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 24,16%
- Seguro – R$ 5.508
- Liquidez – 8
- Custo de manutenção – 7
- Imagem – 9
- Prazer de dirigir – 8
3 – Audi A4 Launch Edition 2016 – R$ 122.000
O valor é para versões com teto solar, dentro do Pack Plus, que facilita muito a revenda – o pacote inclui ainda rodas aro 18, piloto automático e bancos elétricos.
O que dificulta a pesquisa é o fato de o Launch Edition ter três kits de opcionais, o que faz com que o preço varie demais – além do Plus, há o Assistance (sensor anticolisão e de mudança de faixa) e Pack Tech (som Bang Olufssen, partida sem chave etc.).
Bolsa de valores
- Desvalorização – n/d
- Seguro – R$ 6.712
- Liquidez – 8
- Custo de manutenção – 8
- Imagem – 8
- Prazer de dirigir – 8