Todos os anos, QUATRO RODAS seleciona as melhores compras de cada segmento para você levar para casa o carro ideal. É o Melhor Compra.
A seguir, os melhores SUVs novos de R$ 80.000 a R$ 100.000. Consideramos custos de peças, seguro e revisões:
1 – VW T-Cross Comfortline 1.0 T aut. – R$ 99.990
O novato levanta a taça em seu primeiro ano. Méritos não faltam: plataforma modular com robustez e ótimo acerto dinâmico, conjunto mecânico de alta eficiência e um pós-venda que, se não vence em todos os quesitos, é competitivo na maioria.
O pacote de revisões é o mais barato. Beneficiado pelo fato de a marca oferecer as primeiras três visitas gratuitas – apesar de não incluir nessa isenção itens de desgaste, como filtros de ar do motor e de cabine.
O T-Cross também tem o seguro mais em conta e índice de reparabilidade dos mais baixos do país, o que compensa a cesta de peças mais cara do trio.
O SUV ainda vem bem servido de itens de segurança desde a versão básica. Toda a linha sai com seis airbags, controles de estabilidade e tração, sensor de ré e assistente de partida em rampa.
Vale enaltecer que o utilitário esportivo ganhou pontuação máxima de cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP, tanto para adultos como para crianças.
A versão Comfortline ainda agrega diversos itens, que são bons motivos de compra.
Câmera de ré, central multimídia com tela de 6,5 polegadas e espelhamento de celular, câmbio automático de seis marchas, sensor de estacionamento dianteiro, piloto automático, descansa-braço e couro no volante e na manopla do câmbio.
Este último alivia um dos grandes defeitos do T-Cross, o acabamento simples para um veículo deste preço.
Bolsa de valores
- Desvalorização –
- Seguro – R$ 1.737
- Rede – 500/-
- Reparabilidade – 13
- Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 981
- Pastilhas de freio – R$ 447
- Kit de embreagem –
- Farol esquerdo – R$ 1.310
- Para-choque dianteiro – R$ 1.056
- Retrovisor esquerdo – R$ 1.592
- Total – R$ 5.386
Revisões
- 10.000 km –
- 20.000 km –
- 30.000 km – R$ 120
- 40.000 km – R$ 923
- 50.000 km – R$ 511
- 60.000 km – R$ 1.065
- Total – R$ 2.619
2 – Nissan Kicks SV 1.6 aut. – R$ 92.790
Terceiro colocado em 2018, o Kicks sobe uma posição no pódio com destaque para sua dirigibilidade.
O motor 1.6 e o câmbio continuamente variável dão ao SUV um desempenho que prima pelo conforto, mas que não deixa o motorista gastando a sola do sapato do pé direito. O vice-campeonato se dá principalmente pelo que fala ao bolso.
O Kicks tem as revisões mais baratas da categoria – só perde para o T-Cross devido às visitas gratuitas – e a cesta de peças mais em conta. Supera o Tiggo 5X pela rede maior, a ótima pontuação na pesquisa Os Eleitos 2018 e o seguro com valor bem inferior.
A versão tem ESP, assistente de rampas, câmera de ré, multimídia, chave presencial, mas peca pelo pouco espaço e porta-malas acanhado.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 6,76%
- Seguro – R$ 1.877
- Rede – 179/100,1
- Reparabilidade –
- Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 392
- Pastilhas de freio – R$ 199
- Kit de embreagem –
- Farol esquerdo – R$ 789
- Para-choque dianteiro – R$ 1.090
- Retrovisor esquerdo – R$ 676
- Total – R$ 3.146
Revisões
- 10.000 km – R$ 389
- 20.000 km – R$ 549
- 30.000 km – R$ 439
- 40.000 km – R$ 579
- 50.000 km – R$ 439
- 60.000 km – R$ 549
- Total – R$ 2.944
3 – Caoa Chery Tiggo 5X TXS 1.5 T aut. – R$ 98.990
O SUV em questão acaba de estrear na nossa frota de Longa Duração e derruba estereótipos com acabamento caprichado e cesta de revisões mais em conta que a de veteranos, como o Ford EcoSport.
A versão TXS tem seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, chave presencial, couro e banco do motorista com ajuste elétrico. A garantia total é de três anos.
A suspensão com calibragem suave prioriza o conforto em detrimento da capacidade de contorno de curva. O seguro caro deixa a terceira posição de bom tamanho.
Bolsa de valores
- Desvalorização- 4,79%
- Seguro – R$ 3.091
- Rede – 80/-
- Reparabilidade –
- Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 1.249
- Pastilhas de freio – R$ 458
- Kit de embreagem –
- Farol esquerdo – R$ 1.907
- Para-choque dianteiro – R$ 666
- Retrovisor esquerdo – R$ 885
- Total – R$ 5.165
Revisões
- 10.000 km – R$ 397
- 20.000 km – R$ 615
- 30.000 km – R$ 752
- 40.000 km – R$ 615
- 50.000 km – R$ 397
- 60.000 km – R$ 615
- Total – R$ 3.391