Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Melhor Compra 2020: aventureiros e SUVs até R$ 80.000

As indicações de QUATRO RODAS nas categorias aventureiros e SUVs novos até R$ 80.000

Por Redação
Atualizado em 22 ago 2020, 21h06 - Publicado em 22 ago 2020, 08h00
Creta Attitude
(Divulgação/Hyundai)

Todos os anos, QUATRO RODAS seleciona as melhores compras de cada segmento para você levar para casa o carro ideal. É o Melhor Compra.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

A seguir, os melhores carros aventureiros e os melhores SUVs novos até R$ 80.000 do Brasil. Consideramos custos de peças, seguro e revisões.

Carros aventureiros

1- Ford Ka Freestyle 1.5 AT – R$ 68.490

Ka FreeStyle – alta.png_1

Ele perdeu os airbags de cortina e a central multimídia Sync-3, mas se mantém como o mais equilibrado dos aventureiros.

O motor 1.5 de três cilindros e 136/128 cv (etanol/gasolina) trabalha em conjunto com o câmbio automático de seis velocidades para ir de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos com médias de consumo de 11,6 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada.

Continua após a publicidade

Tem o melhor comportamento dinâmico do segmento, auxiliado pelo controle de estabilidade. Acomoda bem quatro adultos e agrada pelo porta-malas de 300 litros.

Um de seus pontos mais fracos continua sendo o acabamento interno, com materiais de baixa qualidade e arremates malfeitos.

Bolsa de Valores

  • Desvalorização: -20,4%
  • Seguro: R$ 1.203
  • Rede: 322
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP

Peças

  • Amortecedores dianteiros: R$ 755
  • Pastilhas de freio: R$ 374
  • Kit de embreagem: –
  • Farol esquerdo: R$ 589
  • Para-choque dianteiro: R$ 701
  • Retrovisor esquerdo: R$ 621
  • Total: R$ 3.020

Revisões

  • 10.000 km: R$ 449
  • 20.000 km: R$ 549
  • 30.000 km: R$ 449
  • 40.000 km: R$ 799
  • 50.000 km: R$ 499
  • 60.000 km: R$ 599
  • Total: R$ 3.344

2- Fiat Argo Trekking 1.3 Flex – R$ 62.790

Fiat Argo Trekking (2).jpg

Continua após a publicidade

Seu maior trunfo é o motor 1.3 flex de 109/101 cv (etanol/gasolina), que o leva de 0 a 100 km/h em 13,3 segundos com médias de 13 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada.

Tudo isso com pneus de uso misto, suspensão 4 cm mais alta, central Uconnect de 7 polegadas, trio elétrico, faróis de neblina e direção elétrica.

Bolsa de Valores

  • Desvalorização: -10,3%
  • Seguro: R$ 982
  • Rede: 600
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, MUL

Peças

  • Amortecedores dianteiros: R$ 1.145
  • Pastilhas de freio: 232
  • Kit de embreagem: 1.294
  • Farol esquerdo: R$ 1.495
  • Para-choque dianteiro: R$ 1.860
  • Retrovisor esquerdo: R$ 1.034
  • Total: R$ 7.060

Revisões

  • 10.000 km: R$ 308
  • 20.000 km: R$ 551
  • 30.000 km: R$ 480
  • 40.000 km: R$ 1.200
  • 50.000 km: R$ 496
  • 60.000 km: R$ 684
  • Total: R$ 3.719

3- Honda WR-V EX CVT – R$ 86.900

O WR-V é caro: seu preço começa em R$ 79.400

Continua após a publicidade

Nunca foi exatamente um sucesso de vendas, mas reúne as inegáveis qualidades do Fit e uma dirigibilidade superior, que absorve melhor as irregularidades do piso sem comprometer a estabilidade.

Conta com motor 1.5 de 115/116 cv (gasolina/etanol), câmbio CVT, quatro airbags e central de 7 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto.

Bolsa de Valores

  • Desvalorização: -9,3%
  • Seguro: R$ 1.275
  • Rede: 219
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, AUT, MUL

Peças

  • Amortecedores dianteiros: R$ 1.058
  • Pastilhas de freio: 560
  • Kit de embreagem: –
  • Farol esquerdo: R$ 1.257
  • Para-choque dianteiro: R$ 1.158
  • Retrovisor esquerdo: R$ 567
  • Total: R$ 4.600

Revisões

  • 10.000 km: R$ 347
  • 20.000 km: R$ 522
  • 30.000 km: R$ 578
  • 40.000 km: R$ 1.795
  • 50.000 km: R$ 578
  • 60.000 km: R$ 1.050
  • Total: R$ 4.870

SUVs novos até R$ 80.000

1- Hyundai Creta 1.6 Attitude – R$ 75.990

11_2017_creta_attitude_pcd_branco_polar-e1512581620570

Continua após a publicidade

O Hyundai Creta se vale de uma carroceria robusta e do espaço superior na cabine em relação aos principais concorrentes do segmento – entre os finalistas da categoria, só perde nesse quesito para o Duster – para alavancar essa primeira posição.

Além disso, o Creta  também se sobressai no nível de conforto e no acabamento superior em comparação com boa parte dos demais utilitários compactos do mercado.

Outra grande vantagem do Hyundai é o seu custo de manutenção. O total das seis primeiras revisões obrigatórias cobra pouco mais de R$ 3.000.

Creta Attitude_2
(Divulgação/Hyundai)

É o valor mais baixo não só em relação aos concorrentes que compartilham o pódio nesta categoria do Melhor Compra como também é um dos menores no segmento de SUVs de entrada. E certamente o que sustenta a liderança de um veículo que pena com desvalorização alta e cesta de peças com valores mais elevados do segmento.

Esta versão do Creta é a de entrada, com motor 1.6, câmbio manual e preço competitivo. Sai com o básico ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, chave tipo canivete com telecomando das portas, sistema start-stop do motor e computador de bordo.

Continua após a publicidade

Deve os atualmente básicos controles de estabilidade e tração e uma central multimídia, porém, como dito, compensa isso com seu porte e conforto.

Bolsa de Valores

  • Desvalorização: -19,6%
  • Seguro: R$ 1.610
  • Rede: 211
  • Equipamentos: AR, DIR, VID

Peças

  • Amortecedores dianteiros: R$ 1.610
  • Pastilhas de freio: R$ 504
  • Kit de embreagem: R$ 1.774
  • Farol esquerdo: R$ 2.240
  • Para-choque dianteiro: R$ 217
  • Retrovisor esquerdo: R$ 895
  • Total: R$ 7.240

Revisões

  • 10.000 km: R$ 227
  • 20.000 km: R$ 556
  • 30.000 km: R$ 473
  • 40.000 km: R$ 708
  • 50.000 km: R$ 445
  • 60.000 km: R$ 610
  • Total: R$ 3.019

2- Ford Ecosport SE 1.5 – R$ 77.996

Melhor Compra 2020: aventureiros e SUVs até R$ 80.000

O Eco subiu um degrau no pódio em relação ao Melhor Compra de 2019, quando ficou em terceiro lugar. Tem a tradicional cesta de peças da marca mais competitiva do segmento, o que acaba por contribuir com o seguro mais baixo entre os finalistas.

Esta derivação SE, porém, é a mais cara do trio. Mas tem equipamentos como controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, central multimídia com tela de 7 polegadas e conectividade com smartphones, rodas de liga leve aro 15, além de ar, direção elétrica, trio e chave tipo canivete.

O motor 1.5 Dragon rende muito bem no Ecosport, todavia é um dos SUVs mais apertados da categoria.

Bolsa de Valores

  • Desvalorização: -16,3%
  • Seguro: R$ 1.221
  • Rede: 322
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, ESP, MUL

Peças

  • Amortecedores dianteiros: R$ 1.002
  • Pastilhas de freio: R$ 594
  • Kit de embreagem: R$ 541
  • Farol esquerdo: R$ 814
  • Para-choque dianteiro: R$ 969
  • Retrovisor esquerdo: R$ 744
  • Total: R$ 4.664

Revisões

  • 10.000 km: R$ 569
  • 20.000 km: R$ 779
  • 30.000 km: R$ 569
  • 40.000 km: R$ 1.219
  • 50.000 km: R$ 699
  • 60.000 km: R$ 989
  • Total: R$ 4.842

3- Renault Duster Zen 1.6 – R$ 74.690

Renault Duster Zen 2
(Reprodução/Renault)

A profunda remodelação pela qual passou em março deste ano não foi o suficiente para garantir o bicampeonato ao Renault.

Justiça seja feita, o SUV ficou mais confortável, melhorou o acerto de suspensão, tem bancos que acomodam melhor motorista e carona e deu uma caprichada no sempre criticado acabamento interno. Além disso, mantém espaço de sobra para cinco ocupantes.

Aqui, um dos problemas é o desempenho. O motor 1.6 SCe é fraco para o porte do jipão. A manutenção na rede tem custo mediano, só que o seguro é o mais caro entre os três indicados para a fase final.

Este Duster inicial vem com o básico, mas tem controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas – merecia uma central multimídia.

Bolsa de Valores

  • Desvalorização: –
  • Seguro: R$ 2.485
  • Rede: 295
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, ESP

Peças

  • Amortecedores dianteiros: R$ 600
  • Pastilhas de freio: R$ 109
  • Kit de embreagem: R$ 420
  • Farol esquerdo: R$ 1.100
  • Para-choque dianteiro: R$ 700
  • Retrovisor esquerdo: R$ 400
  • Total: R$ 3.329

Revisões

  • 10.000 km: R$ 459
  • 20.000 km: R$ 513
  • 30.000 km: R$ 513
  • 40.000 km: R$ 897
  • 50.000 km: R$ 568
  • 60.000 km: R$ 568
  • Total: R$ 3.518

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.