Todos os anos, QUATRO RODAS seleciona as melhores compras de cada segmento para você levar para casa o carro ideal. É o Melhor Compra.
A seguir, os melhores carros aventureiros e os melhores SUVs novos até R$ 80.000 do Brasil. Consideramos custos de peças, seguro e revisões.
Carros aventureiros
1- Ford Ka Freestyle 1.5 AT – R$ 68.490
Ele perdeu os airbags de cortina e a central multimídia Sync-3, mas se mantém como o mais equilibrado dos aventureiros.
O motor 1.5 de três cilindros e 136/128 cv (etanol/gasolina) trabalha em conjunto com o câmbio automático de seis velocidades para ir de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos com médias de consumo de 11,6 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada.
Tem o melhor comportamento dinâmico do segmento, auxiliado pelo controle de estabilidade. Acomoda bem quatro adultos e agrada pelo porta-malas de 300 litros.
Um de seus pontos mais fracos continua sendo o acabamento interno, com materiais de baixa qualidade e arremates malfeitos.
Bolsa de Valores
- Desvalorização: -20,4%
- Seguro: R$ 1.203
- Rede: 322
- Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 755
- Pastilhas de freio: R$ 374
- Kit de embreagem: –
- Farol esquerdo: R$ 589
- Para-choque dianteiro: R$ 701
- Retrovisor esquerdo: R$ 621
- Total: R$ 3.020
Revisões
- 10.000 km: R$ 449
- 20.000 km: R$ 549
- 30.000 km: R$ 449
- 40.000 km: R$ 799
- 50.000 km: R$ 499
- 60.000 km: R$ 599
- Total: R$ 3.344
2- Fiat Argo Trekking 1.3 Flex – R$ 62.790
Seu maior trunfo é o motor 1.3 flex de 109/101 cv (etanol/gasolina), que o leva de 0 a 100 km/h em 13,3 segundos com médias de 13 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada.
Tudo isso com pneus de uso misto, suspensão 4 cm mais alta, central Uconnect de 7 polegadas, trio elétrico, faróis de neblina e direção elétrica.
Bolsa de Valores
- Desvalorização: -10,3%
- Seguro: R$ 982
- Rede: 600
- Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 1.145
- Pastilhas de freio: 232
- Kit de embreagem: 1.294
- Farol esquerdo: R$ 1.495
- Para-choque dianteiro: R$ 1.860
- Retrovisor esquerdo: R$ 1.034
- Total: R$ 7.060
Revisões
- 10.000 km: R$ 308
- 20.000 km: R$ 551
- 30.000 km: R$ 480
- 40.000 km: R$ 1.200
- 50.000 km: R$ 496
- 60.000 km: R$ 684
- Total: R$ 3.719
3- Honda WR-V EX CVT – R$ 86.900
Nunca foi exatamente um sucesso de vendas, mas reúne as inegáveis qualidades do Fit e uma dirigibilidade superior, que absorve melhor as irregularidades do piso sem comprometer a estabilidade.
Conta com motor 1.5 de 115/116 cv (gasolina/etanol), câmbio CVT, quatro airbags e central de 7 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto.
Bolsa de Valores
- Desvalorização: -9,3%
- Seguro: R$ 1.275
- Rede: 219
- Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, AUT, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 1.058
- Pastilhas de freio: 560
- Kit de embreagem: –
- Farol esquerdo: R$ 1.257
- Para-choque dianteiro: R$ 1.158
- Retrovisor esquerdo: R$ 567
- Total: R$ 4.600
Revisões
- 10.000 km: R$ 347
- 20.000 km: R$ 522
- 30.000 km: R$ 578
- 40.000 km: R$ 1.795
- 50.000 km: R$ 578
- 60.000 km: R$ 1.050
- Total: R$ 4.870
SUVs novos até R$ 80.000
1- Hyundai Creta 1.6 Attitude – R$ 75.990
O Hyundai Creta se vale de uma carroceria robusta e do espaço superior na cabine em relação aos principais concorrentes do segmento – entre os finalistas da categoria, só perde nesse quesito para o Duster – para alavancar essa primeira posição.
Além disso, o Creta também se sobressai no nível de conforto e no acabamento superior em comparação com boa parte dos demais utilitários compactos do mercado.
Outra grande vantagem do Hyundai é o seu custo de manutenção. O total das seis primeiras revisões obrigatórias cobra pouco mais de R$ 3.000.
É o valor mais baixo não só em relação aos concorrentes que compartilham o pódio nesta categoria do Melhor Compra como também é um dos menores no segmento de SUVs de entrada. E certamente o que sustenta a liderança de um veículo que pena com desvalorização alta e cesta de peças com valores mais elevados do segmento.
Esta versão do Creta é a de entrada, com motor 1.6, câmbio manual e preço competitivo. Sai com o básico ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, chave tipo canivete com telecomando das portas, sistema start-stop do motor e computador de bordo.
Deve os atualmente básicos controles de estabilidade e tração e uma central multimídia, porém, como dito, compensa isso com seu porte e conforto.
Bolsa de Valores
- Desvalorização: -19,6%
- Seguro: R$ 1.610
- Rede: 211
- Equipamentos: AR, DIR, VID
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 1.610
- Pastilhas de freio: R$ 504
- Kit de embreagem: R$ 1.774
- Farol esquerdo: R$ 2.240
- Para-choque dianteiro: R$ 217
- Retrovisor esquerdo: R$ 895
- Total: R$ 7.240
Revisões
- 10.000 km: R$ 227
- 20.000 km: R$ 556
- 30.000 km: R$ 473
- 40.000 km: R$ 708
- 50.000 km: R$ 445
- 60.000 km: R$ 610
- Total: R$ 3.019
2- Ford Ecosport SE 1.5 – R$ 77.996
O Eco subiu um degrau no pódio em relação ao Melhor Compra de 2019, quando ficou em terceiro lugar. Tem a tradicional cesta de peças da marca mais competitiva do segmento, o que acaba por contribuir com o seguro mais baixo entre os finalistas.
Esta derivação SE, porém, é a mais cara do trio. Mas tem equipamentos como controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, central multimídia com tela de 7 polegadas e conectividade com smartphones, rodas de liga leve aro 15, além de ar, direção elétrica, trio e chave tipo canivete.
O motor 1.5 Dragon rende muito bem no Ecosport, todavia é um dos SUVs mais apertados da categoria.
Bolsa de Valores
- Desvalorização: -16,3%
- Seguro: R$ 1.221
- Rede: 322
- Equipamentos: AR, DIR, VID, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 1.002
- Pastilhas de freio: R$ 594
- Kit de embreagem: R$ 541
- Farol esquerdo: R$ 814
- Para-choque dianteiro: R$ 969
- Retrovisor esquerdo: R$ 744
- Total: R$ 4.664
Revisões
- 10.000 km: R$ 569
- 20.000 km: R$ 779
- 30.000 km: R$ 569
- 40.000 km: R$ 1.219
- 50.000 km: R$ 699
- 60.000 km: R$ 989
- Total: R$ 4.842
3- Renault Duster Zen 1.6 – R$ 74.690
A profunda remodelação pela qual passou em março deste ano não foi o suficiente para garantir o bicampeonato ao Renault.
Justiça seja feita, o SUV ficou mais confortável, melhorou o acerto de suspensão, tem bancos que acomodam melhor motorista e carona e deu uma caprichada no sempre criticado acabamento interno. Além disso, mantém espaço de sobra para cinco ocupantes.
Aqui, um dos problemas é o desempenho. O motor 1.6 SCe é fraco para o porte do jipão. A manutenção na rede tem custo mediano, só que o seguro é o mais caro entre os três indicados para a fase final.
Este Duster inicial vem com o básico, mas tem controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas – merecia uma central multimídia.
Bolsa de Valores
- Desvalorização: –
- Seguro: R$ 2.485
- Rede: 295
- Equipamentos: AR, DIR, VID, ESP
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 600
- Pastilhas de freio: R$ 109
- Kit de embreagem: R$ 420
- Farol esquerdo: R$ 1.100
- Para-choque dianteiro: R$ 700
- Retrovisor esquerdo: R$ 400
- Total: R$ 3.329
Revisões
- 10.000 km: R$ 459
- 20.000 km: R$ 513
- 30.000 km: R$ 513
- 40.000 km: R$ 897
- 50.000 km: R$ 568
- 60.000 km: R$ 568
- Total: R$ 3.518
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