Melhor Compra 2020: carros novos de R$ 65.000 até R$ 180.000
As indicações de QUATRO RODAS de carros novos entre os hatches e sedãs premium e também entre os sedãs compactos
Todos os anos, QUATRO RODAS seleciona as melhores compras de cada segmento para você levar para casa o carro ideal. É o Melhor Compra.
A seguir, os melhores carros compactos do Brasil. Eles estão separados em categorias: de R$ 65.000 até R$ 75.000; de R$ 75.000; até R$ 100.000 e de R$ 100.000 até R$ 180.000. Consideramos custos de peças, seguro e revisões:
Carros novos de R$ 65.000 até R$ 75.000
1- Chevrolet Onix Plus LT AT Turbo – R$ 68.190
A nova geração da linha Onix emplaca mais um vencedor, o terceiro no Melhor Compra 2020. Com o motor turbo de 116 cv de potência, o sedã compacto da General Motors faz ainda mais bonito.
Além do bom desempenho com o câmbio automático de seis velocidades, esse conjunto turbinado tem manutenção mais baixa que a da versão com motor aspirado, e o custo total de revisões até 60.000 km é o mais em conta perante os finalistas desta categoria.
No que diz respeito ao preço do seguro, o valor de sua apólice também é o mais atraente dos concorrentes e o Onix Plus só perde mesmo quando o assunto é a cesta de peças. Em compensação, esta configuração LT reforça o já bom custo/benefício em toda a gama compacta da Chevrolet.
A LT é a mais barata deste pódio na categoria até R$ 75.000 e, além do bom nível de equipamentos já presente na linha – com seis airbags, ESP, ar-condicionado e assistente de partida em rampas –, agrega a central multimídia MyLink com tela de 7 polegadas, conectividade para An-droid Auto e Apple CarPlay e conexão Bluetooth para dois celulares simultaneamente.
Também recebe sensor de ré, retrovisores elétricos, rodas de liga leve aro 15” e grade cromada.
Seu acabamento é mais simples, despojado de frisos e de variação de materiais, no interior. Mas o estilo renovado da nova geração está presente e faz boa figura.
Bolsa de valores
- Desvalorização: -15%
- Seguro: R$ 1.343
- Rede: 540
- Equipamentos: AR, DIR, VID, AUT, ESP, EST, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 1.245
- Pastilhas de freio: R$ 627
- Kit de embreagem: –
- Farol esquerdo: R$ 1.846
- Para-choque dianteiro: R$ 459
- Retrovisor esquerdo: R$ 938
- Total: R$ 5.115
Revisões
- 10.000 km: R$ 300
- 20.000 km: R$ 596
- 30.000 km: R$ 496
- 40.000 km: R$ 660
- 50.000 km: R$ 476
- 60.000 km: R$ 596
- Total: R$ 3.124
2- VW Polo Comfortline 200 TSI AT – R$ 74.450
Sempre elogiado pela dirigibilidade e qualidade de construção e comportamento dinâmico, o Polo abocanha a segunda posição com louvor.
Traz o bem-disposto motor turbo da família TSI, com força de sobra em baixos giros, além da tradicional robustez da marca alemã. Também chama a atenção pela cesta de peças mais barata na comparação com os companheiros de pódio.
O seguro está até dentro da média, mas se distancia dos demais pelo custo total das manutenções obrigatórias na concessionária.
Além disso, parece que a Volks deita na fama e coloca o Polo nesta versão com um preço de tabela bastante salgado, o mais caro entre os três finalistas, que não se sustenta na previsível lista de equipamentos.
Bolsa de valores
- Desvalorização: -14,5%
- Seguro: R$ 1.396
- Rede: 540
- Equipamentos: AR, DIR, VID, AUT, ESP, EST, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 1.146
- Pastilhas de freio: R$ 420
- Kit de embreagem: –
- Farol esquerdo: R$ 717
- Para-choque dianteiro: R$ 1.048
- Retrovisor esquerdo: R$ 393
- Total: R$ 3.724
Revisões
- 10.000 km: R$ 511
- 20.000 km: R$ 573
- 30.000 km: R$ 501
- 40.000 km: R$ 1.007
- 50.000 km: R$ 501
- 60.000 km: R$ 573
- Total: R$ 3.666
3 – Toyota Yaris Sedan 1.5 XL Live MT – R$ 69.990
O sedã compacto da Toyota abocanhou o primeiro lugar em 2019. Contudo, apesar do terceiro lugar, mantém os bons argumentos que o consagraram no passado.
Além da confiabilidade e da reputação que a marca japonesa conseguiu emplacar no Brasil, o Yaris Sedan tem custos de seguro, revisões e peças que, se não são os menores, estão dentro da média do segmento.
O modelo que se posiciona entre o Etios e o Corolla consegue reunir o melhor dos dois. O motor 1.5 do irmão mais simples trabalha bem com seus 110 cv de potência e oferece rodar suave e confortável quase como o do seu parente maior.
Entre os itens de série: ESP, assistente de partida em rampas, retrovisor eletrocrômico, sensor de luminosidade e rodas de liga leve.
Bolsa de valores
- Desvalorização: -17,3%
- Seguro: R$ 2.444
- Rede: 216
- Equipamentos: AR, DIR, VID, ESP
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 840
- Pastilhas de freio: R$ 380
- Kit de embreagem: R$ 1.134
- Farol esquerdo: R$ 1.180
- Para-choque dianteiro: R$ 799
- Retrovisor esquerdo: R$ 584
- Total: R$ 4.917
Revisões
- 10.000 km: R$ 267
- 20.000 km: R$ 558
- 30.000 km: R$ 468
- 40.000 km: R$ 816
- 50.000 km: R$ 450
- 60.000 km: R$ 693
- Total: R$ 3.252
Carros novos de R$ 75.000 até R$ 100.000
1- VW Jetta 250 TSI – R$ 99.990
O sedã médio mantém o título desta categoria do Melhor Compra 2020 em casa, com a Volkswagen (ano passado foi o Virtus), mesmo na versão de entrada.
Usa o voluntarioso motor 1.4 TSI com 150 cv de potência e preserva uma pegada levemente esportiva nos acertos de suspensão e de direção.
Graças a uma promoção da marca alemã, o Jetta tem o custo total das seis primeiras revisões bem mais competitivo e atraente dentro do trio de finalistas.
Esse conjunto de virtudes o fez superar até mesmo a cesta de peças, que custa quase o dobro da dos concorrentes, e o valor de seguro bastante elevado.
Bolsa de valores
- Desvalorização: -15%
- Seguro: R$ 2.233
- Rede: 540
- Equipamentos: AR, DIR, VID, AUT, ESP, EST, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 1.171
- Pastilhas de freio: R$ 843
- Kit de embreagem: –
- Farol esquerdo: R$ 4.600
- Para-choque dianteiro: R$ 1.843
- Retrovisor esquerdo: R$ 1.390
- Total: R$ 9.847
Revisões
- 10.000 km: R$ 0,00
- 20.000 km: R$ 0,00
- 30.000 km: R$ 0,00
- 40.000 km: R$ 1.143
- 50.000 km: R$ 545
- 60.000 km: R$ 697
- Total: R$ 2.385
2- Onix Plus Premier Turbo – R$ 80.790
Eis outro Onix no pódio. Desta vez, em uma das versões mais caras e completas – a única com opcionais, como estacionamento automático e sensor de ponto cego.
Com cesta de peças dentro da média, custo de manutenção relativamente baixo, ainda se destaca pelo seguro barato. Porém, perde no espaço interno frente aos concorrentes.
Bolsa de valores
- Desvalorização: -4,5%
- Seguro: R$ 1.074
- Rede: 540
- Equipamentos: AR, DIR, VID, AUT, ESP, EST, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 1.245
- Pastilhas de freio: R$ 627
- Kit de embreagem: –
- Farol esquerdo: R$ 1.846
- Para-choque dianteiro: R$ 313
- Retrovisor esquerdo: R$ 938
- Total: R$ 4.969
Revisões
- 10.000 km: R$ 300
- 20.000 km: R$ 596
- 30.000 km: R$ 496
- 40.000 km: R$ 660
- 50.000 km: R$ 476
- 60.000 km: R$ 596
- Total: R$ 3.124
3- Virtus Comfortline 200 TSI AT – R$ 81.050
Segundo VW nesta categoria, o Virtus foi o campeão de 2019. Agora, porém, foi desbancado pelo Jetta.
O compacto se destaca na cesta de peças, só que peca com revisões caras e apólice elevada. Além do mais, pelo preço, merecia acabamento superior e itens de série mais bacanas, como câmera de ré – que é opcional nesta configuração.
Bolsa de valores
- Desvalorização: -14,9%
- Seguro: R$ 1.585
- Rede: 540
- Equipamentos: AR, DIR, VID, AUT, ESP, EST, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 1.146
- Pastilhas de freio: R$ 420
- Kit de embreagem: –
- Farol esquerdo: R$ 717
- Para-choque dianteiro: R$ 1.048
- Retrovisor esquerdo: R$ 393
- Total: R$ 3.724
Revisões
- 10.000 km: R$ 511
- 20.000 km: R$ 573
- 30.000 km: R$ 501
- 40.000 km: R$ 1.007
- 50.000 km: R$ 501
- 60.000 km: R$ 573
- Total: R$ 3.666
Carros novos de R$ 100.000 até R$ 180.000
1- Toyota Corolla Altis Hybrid Premium Pack – R$ 145.390
O queridinho do mercado se sobressai nesta categoria justamente pelo conjunto híbrido.
Ele entrega desempenho pacato, mas bastante eficiente e com o nível de conforto que se espera de um Corolla. Contribui para isso o acerto do câmbio CVT e o tratamento acústico na cabine do três-volumes.
Além disso, a versão mais cara do Corolla se garante com o menor custo do seguro, preço de revisões até 60.000 km que não assusta e uma cesta de peças condizente.
Traz itens de condução semiautônoma, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência e alerta de mudança de faixa.
Bolsa de valores
- Desvalorização: -3,7%
- Seguro: R$ 1.413
- Rede: 216
- Equipamentos: AR, DIR, VID, AUT, ESP, EST, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 1.240
- Pastilhas de freio: R$ 500
- Kit de embreagem: –
- Farol esquerdo: R$ 2.128
- Para-choque dianteiro: R$ 1.391
- Retrovisor esquerdo: R$ 854
- Total: R$ 6.113
Revisões
- 10.000 km: R$ 348
- 20.000 km: R$ 699
- 30.000 km: R$ 621
- 40.000 km: R$ 960
- 50.000 km: R$ 600
- 60.000 km: R$ 906
- Total: R$ 4.134
2- VW Jetta Comfortline 1.4 TSI – R$ 125.950
O Jetta aparece novamente entre os finalistas para comprovar sua boa reputação no mercado.
Tem ótima dirigibilidade e comportamento dinâmico e ainda se vale do pacote de revisões mais em conta – beneficiado pela promoção de três revisões grátis da VW para a linha.
Mas perde no seguro, bastante salgado, e na cesta de peças, que beira os R$ 10.000.
Bolsa de valores
- Desvalorização: -16,2%
- Seguro: R$ 2.301
- Rede: 540
- Equipamentos: AR, DIR, VID, AUT, ESP, EST, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 1.171
- Pastilhas de freio: R$ 843
- Kit de embreagem: –
- Farol esquerdo: R$ 4.600
- Para-choque dianteiro: R$ 1.843
- Retrovisor esquerdo: R$ 1.390
- Total: R$ 9.847
Revisões
- 10.000 km: R$ 240
- 20.000 km: R$ 600
- 30.000 km: R$ 515
- 40.000 km: R$ 600
- 50.000 km: R$ 515
- 60.000 km: R$ 600
- Total: R$ 3.071
3- Honda Civic EXL CVT – R$ 117.500
O Civic teve de ver o seu arquirrival no lugar mais alto do pódio, mas a terceira posição lhe cai bem.
Verdade que ele carece da propulsão híbrida e, nesta versão, ainda é com motor aspirado. Mesmo assim, entrega bom desempenho e conforto no rodar.
A questão no modelo é seu custo de manutenção alto. Pelo menos, o seguro tem preço regular.
Bolsa de valores
- Desvalorização: -8,4%
- Seguro: R$ 1.694
- Rede: 219
- Equipamentos: AR, DIR, VID, AUT, ESP, EST, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 1.701
- Pastilhas de freio: R$ 486
- Kit de embreagem: –
- Farol esquerdo: R$ 1.486
- Para-choque dianteiro: R$ 1.247
- Retrovisor esquerdo: R$ 527
- Total: R$ 5.447
Revisões
- 10.000 km: R$ 353
- 20.000 km: R$ 574
- 30.000 km: R$ 584
- 40.000 km: R$ 1.696
- 50.000 km: R$ 584
- 60.000 km: R$ 1.660
- Total: R$ 5.451
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.